Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Perfume do meu Sertão
Para início de prosa
Vinícios Gonsalo

Primeiro Capítulo

"As nuvens brancas corriam pelo céu azul que anunciava um novo dia. O solo ainda estava umido e lamacento por causa da chuva severa que havia caído, durante toda a madrugada, chuvas dessas que parece que o céu está descontando as suas mágoas
sobre a humanidade".
"O vento agora na manhã soprava leve, entre as folhas das palmeiras e seus frutos caíam diretamente no lago, onde os patos se banhavam em festa! As copas das árvores apinhavam-se de pássaros, cantavam as diversas melodias, animando os seus filhotes a darem o seu primeiro vôo sob a planicie sertaneja".
"A terra coberta de verde convidava o gado para um verdadeiro banquete, ao lado do rio esplendoroso que corria forte até alcançar os pés das diversas lavadeiras, cantando felizes e satisfeitas por tirarem o seu sustento do curso das águas.
Perto das lavadeiras ouvia-se o som da viola, batida perfeita homenageando esta paisagem, que revelava uma paz intensa.. Um desejo divino que tudo isso se mantivesse intocável".
Ao longe havia uma menina admirando toda aquela beleza, estava parada.. Imaginando o que poderia ter além das colinas verdes, olhava profundamente para o céu azul com a esperança de ver o que tinha além do Sul de tudo aquilo.
Todas as manhas a jovem subia nesta mesma arvore, com a esperanca de enxergar alem do que podia.. A esperanca era tamanha que lhe faltava ar de tanta curiosidade.
De repente toda aquela paz que a paisagem destribuia, e toda aquela curiosidade revelada pelo olhar da jovem, foi quebrada pelo barulho de tiros vindo do horizonte...
A menina se assustou, mas logo lembrou que era seu pai... O Sr. João Miguel, anunciando a sua chegada e pela disparada trazia notícias da cidade.
Logo que ouviu os tiros a menina escuta alguém lhe chamando da janela...
Sebastiana: Eulália!! Oh Eulália! Dessa já dessa árvore e corre pra sala, não viu que seu pai está prestes a chegar?! Menina Aluada!!
Ao ouvir os berros de sua mãe, a jovem Eulália rapidamente desse da árvore e corre através do longo quintal, pulando as galinhas e derrubando o pote de grãos que estava perto da porta da cozinha.
Passou feito um jato pela cozinha, soltando um berro que assustou a cozinheira..
Eulália: Bom Dia Maria!!! Sua linda!
E Maria ria pela falta de juízo da jovem mas atenta com suas panelas ao fogo.
Por perto já poderia se ouvir os cavalos e a voz rouca do fazendeiro, os dois filhos já estavam no salão no aguardo.. Sebastiana como sempre sóbria também esperava bordando em sua cadeira de balanço, a sala estava quieta para a chegada do patriarca, o silêncio foi quebrado com a chegada da menina peralta batendo seus pés pelo assoalho de madeira.
Sebastiana: Que isso abestada! Já falei pra ter modos...
Se fizer alguma graça pra seu pai, vai levar uma boa lapada!!
Senta logo na cadeira e faça cara de santa.
Eulália senta-se rapidamente na cadeira ao lado de sua irmã Lúcia, e a sala novamente fica em um silêncio quase insuportável...
Da frente da fazenda ouvem-se risos e a voz potente do Sr. da casa, pelo jeito trouxe visita... Os passos de João Miguel eram fortes, como de um elefante, as escadas estremeciam com o seu peso colossal, de repente entra na sala Miguel e seu amigo de longa data, um tal de Jair.
Os dois se conheceram nas mesas de jogo e viraram sócios no comércio de carne, coisa que se da um bom capital.
João Miguel entrou rindo com o amigo e logo se deparou com a família na sala, coisa que prestava muito pois expressava tradição!
João Miguel: Olha, mais que beleza!
E assim que eu gosto meu amigo...
Minha família me esperando no salão, a sua e assim tumbem!?
Jair: E sim... Lá em casa se não tiver ninguém na sala esperando...
O chicote estrala!! Há há há
João Miguel: Isso mesmo cumpadre.. Não pode dar mole pra essa gente!
Tem que mostra quem manda!!
Oh! Bastina!! Morreu mulher?
Vem comprimenta o amigo!! Agora!
Vinicios Gonsalo


Biografia:
Sou apenas mais um ser em meio a um universo grandioso e cheio de energia, na qual se expande em tamanho e em sentimento. Cada vez mais engole outros mundos e estrelas, fazendo assim com que esses outros espaços também façam parte da sua própria natureza inconstante, natureza esta que exprime um mistério obscuro em que os sábios mais ambiciosos matariam e morreriam para descobrir os seus segredos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Romance O Perfume do meu Sertão Vinícios Gonsalo
Poesias "Chão Seco" Vinícios Gonsalo


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55041 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54802 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54785 Visitas

Páginas: Próxima Última