Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ser político
e a política no ser.
Eduardo Eide Nagai

Resumo:
Texto que reflete sobre o ser no político.

Certo dia, assintindo a um dos jornais que a Globo transmite para manipular a cabeça das pessoas, vi um matéria que eles fizeram sobre política. Esta matéria dizia que 50% dos jovens brasileiros relacionam “política” a “corrupção”. Isso constataram em uma pesquisa que haviam feito nas escolas brasileiras. Apresentaram esta constatação com um tom de surpresa. Como se eles não soubessem que as pessoas pensam isso de política. Me surpreende que apenas 50% as relacionem.
Política e corrupção estão intrinsecamente relacionados nos dias de hoje (sabemos que não somente nos dias de hoje), mas somente quando pensamos política como governo. Como políticos que nos representam. Porém eu vejo política de uma outra forma. Política somos todos nós. A partir do momento que tomamos nossas decisões cotidianas estamos fazendo política. Produzindo escolhas. Quando eu jogo um papel no chão. Ou quando decido jogá-lo na lixeira. Ou quando decido jogá-lo nos cestos de resíduos recicláveis. Também é política quando estamos em uma aula e o professor fala que globalização é uma coisa boa que une as pessoas. Ou quando o professor fala que globalização pode ser vista como meio de dominação.
Também é política quando eu escolho meus governantes. Também é política olhar para o mundo e perceber a má distribuição de renda e não fazer nada. Ou quando eu a percebo e a denuncio para o mundo.
Também é política ler este texto e se sensibilizar pela política do nosso cotidiano. Ou ao ler o texto jogar fora. Esquecê-lo.
Política é sim um meio de corrupção. Os nossos políticos roubam e não fazemos nada.
Mas também é política a nossa atuação cotidiana. O que nós fazemos nas ruas. Nas escolas. Em nossas casas. Em nossas vidas. Isso também é política.

E sobretudo é política. Quando eu decido estar do lado dos burgueses. Ou dos trabalhadores.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52832


Outros títulos do mesmo autor

Poesias De tudo que eu amo. Eduardo Eide Nagai
Artigos O ser político Eduardo Eide Nagai
Artigos De Quixote às nossas leituras de mundo Eduardo Eide Nagai
Poesias Anúncio de abertura do século Eduardo Eide Nagai


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55035 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última