Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Deuteronômio 10 - Por Matthew Henry
Mathew Henry

Vv. 1-11. Moisés recorda aos israelitas a grande misericórdia de Deus para com eles, apesar das suas provocações.
Havia quatro características nas quais e pelas quais o Senhor se mostrava reconciliado com Israel. Deus lhes deu a sua lei. Desta maneira, Ele nos confiou a Bíblia, o dia de repouso e as ordenanças, como penhores de sua presença e favor. Deus os dirigiu até a terra de Canaã, nomeou-lhes um ministério permanente para as coisas santas e, agora, sob o Evangelho, quando o derramamento do Espírito é pleno e poderoso, a obra da terceira pessoa da Trindade no coração dos homens conserva a sucessão, a fim de capacitá-los e fazer com que alguns deles desejem realizar esta obra em cada época. Deus aceitou Moisés como advogado e intercessor deles; portanto, nomeou-o, para que fosse o seu príncipe e líder. Moisés tipifica Cristo, que sempre vive, intercede por nós, e tem todo o poder no céu e na terra.

Vv. 12-22. Aqui é ensinado o nosso dever para com Deus, em nossos princípios e na prática. Devemos temer ao Senhor, amá-lo e deleitarmo-nos em nossa comunhão com Ele. Devemos andar pelos caminhos que Ele preparou para que andássemos, servi-lo com todo o nosso coração e alma. Tudo o que fizermos em seu serviço, deveremos fazê-lo com gozo e boa vontade. Existe verdadeira honra e prazer na obediência. Devemos honrá-lo e unir-nos a Ele como alguém a quem amamos, em quem nos deleitamos e confiamos, e em quem temos uma grande esperança.
Aqui nos é ensinado o nosso dever para com o nosso próximo.
Os dons comuns de Deus para a humanidade nos obrigam a honrar a todos os homens. Os que passaram por dificuldades e encontraram a misericórdia de Deus, devem estar dispostos a mostrar bondade aos que atravessarem as mesmas dificuldades.
Aqui são ensinados os deveres que cada um de nós tem para consigo. Circuncidar o coração, desfazer todos os afetos e inclinações corruptos, e não estar detidos para temer e amar a Deus.
Por nossa natureza pecaminosa, não amamos a Deus. Este é um pecado que mostra a fonte da nossa maldade; a mente carnal é hostil em relação a Deus, pois não se sujeita à sua lei nem tampouco o pode fazer. Os que andam na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.9). Vamos sem demora e reservas unir-nos ao nosso Deus, reconciliados em Jesus Cristo, para que o amemos, sirvamos e obedeçamos de forma aceitável, e para que sejamos diariamente transformados em sua imagem, de glória em glória, pelo Espírito do Senhor. Considerai a grandeza e a glória de Deus, a sua bondade e a sua graça; estas nos convencem do nosso dever.
Pela influência do bendito Espírito Santo somos chamados a sair do estado de estrangeiros, como eram os nossos pais, para ser encontrados dentre o número dos filhos de Deus. Que a nossa sorte esteja entre os santos.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 61660


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Tiago 4 - Por Mattew Henry Mathew Henry
Artigos Tiago 2 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Gálatas 5 – Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Gálatas 3 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Mateus 18 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Deuteronômio 10 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Verdadeiramente Mãe para Israel Mathew Henry

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62796 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62767 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62752 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62738 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62732 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62652 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62633 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62624 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62611 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62603 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última