Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Verdadeiramente Mãe para Israel
Mathew Henry

Em Juízes 5. 6-11 Débora descreve o estado de aflição em que se encontrava Israel sob a tirania de Jabim, para destacar que sua salvação seria por pura graça. Ela mostra a causa de sua miséria: a sua idolatria. Eles escolheram novos deuses com novos nomes. Porém, atrás de todas essas imagens, estava Satanás a quem adoravam indiretamente.
Débora foi uma verdadeira mãe para Israel ao fomentar diligentemente a salvação de suas almas. Ela chama os que compartilharam das vantagens desta grande salvação, para que oferecessem a sua gratidão a Deus, os que tiveram sua liberdade e dignidade restauradas, e assim como os israelitas, devem os crentes louvarem a Deus.
Esta é uma obra do Senhor. Através de seus atos, fez justiça sobre seus inimigos. Em épocas de perseguição, os que creem, enfrentam risco de perder a vida, e sempre recorrem às ordenanças de Deus, às fontes de salvação, de onde se extrai a água da vida. Em todo momento, Satanás procurará impedir que o crente se aproxime do trono da graça, os que buscam a Deus devem prestar bastante atenção à bondade que Ele dispensa para aos seus servos quando estão temerosos. O desejo de Deus é proteger os que estão mais expostos e ajudar ao mais fraco.
Em Juízes 5.12-23 Débora invoca a sua própria alma, para que seja mais fervorosa. O que acende o fogo nos corações de outros homens com o amor de Cristo, deve arder primeiro com o mesmo amor neles. Louvar a Deus é uma tarefa para a qual devemos despertar outras pessoas, e também devemos nos despertar para ela. Leva-se em conta os que pelejaram contra Israel, os que pelejaram por eles e os que se mantiveram distantes. Os que pelejaram contra Israel eram inimigos obstinados do povo de Deus; portanto, os mais perigosos. Diversas tribos pelejaram por eles e são aqui mencionadas com honra; porque ainda que Deus deva ser glorificado acima de tudo, os que cooperam para o êxito devem receber o devido louvor para estímulo dos demais. Porém, toda criação está em guerra contra os que têm a Deus por inimigo. O rio Quisom pelejou contra os seus inimigos. Este rio era, na maioria das vezes, raso; porém agora, provavelmente por causa da chuva que caiu, estava muito cheio, e a corrente das águas era tão forte que os que tentaram atravessá-lo se afogaram, e nele ficaram emperradas as rodas dos carros de ferro dos cananeus.
A alma de Débora pelejou contra eles. Quando nosso espírito se emprega em exercícios piedosos e realiza as obras do coração pela graça de Deus, a força de nossos inimigos espirituais será pisoteada e estes cairão diante de nós, observe que alguns se mantiveram à distância e não se colocaram do lado de Israel, como poderia ser esperado. Da mesma maneira, muitos não cumprem seu dever por medo de problemas, ou por causa do amor ao conforto e o afeto indevido por seus negócios e vantagens mundanas. Os espíritos egoístas e estreitos não se preocupam com o que sucede à Igreja, pois só têm a intenção de ganhar e economizar dinheiro.
Todos buscam o seu próprio interesse (Fp 2.21), que não têm a intenção de comprometer-se em serviços necessários e que apresentem dificuldades e perigos, encontrarão até mesmo algo pequeno, que lhes servirá de pretexto para que fiquem em casa. Não podemos nos manter fora da luta entre o Senhor e seus inimigos; se não nos empenharmos ativamente em trabalhar pela causa de Deus, neste mundo mau, cairemos sob a maldição que existe contra os obreiros da maldade. Ainda que Deus não necessite de ajuda humana, contudo, aceita os serviços dos que empregam seus talentos para o progresso de sua causa. Ele requer que cada pessoa faça isto.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Ascensão (Lucas 24.50-53) Mathew Henry
Artigos A Conduta que Convém Aos Cristãos ( I Pedro 2.18-25) Mathew Henry
Artigos Josué 24 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Josué 8 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Josué 7 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Josué 1 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Jeremias 4 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Jeremias 3 - Por Matthew Henry Mathew Henry
Artigos Tito 3 - Por Mattew Henry Mathew Henry
Artigos Tito 2 - Por Matthew Henry Mathew Henry

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54782 Visitas

Páginas: Próxima Última