Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Claude Lévi-Strauss
Vicente Freitas

Resumo:
Claude Lévi-Strauss, antropólogo e etnólogo, fundador do estruturalismo, linha que revolucionou a abordagem sobre as relações sociais e cujos estudos tiveram bases no Brasil.

Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, a 28 de novembro de 1908, e morreu a 31 de outubro de 2009. Antropólogo e etnólogo, fundador do estruturalismo, linha que revolucionou a abordagem sobre as relações sociais e cujos estudos tiveram bases no Brasil. Filho de pais judeus e franceses, mudou-se para a França com 1 ano. A carreira acadêmica começou na Sorbonne, onde estudou Filosofia. Nomeado professor na Universidade de São Paulo, viajou em 1935, pelo Brasil, ao lado da primeira mulher, Dina Lévi-Strauss, que também era etnóloga, onde dirigiu várias missões, em Mato Grosso e na Amazônia, experiência geradora da obra "Tristes Trópicos" (1955).

De volta a Paris, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, foi convocado em 1939, obtendo dispensa no ano seguinte por conta de sua ascendência judaica. Depois da guerra e de um breve período como refugiado nos Estados Unidos, Lévi-Strauss defendeu na Sorbonne, em 1948, a tese "As Estruturas Fundamentais de Parentesco", publicada um ano depois e responsável por modificar de maneira definitiva o estudo das Ciências Humanas.

A partir das observações feitas no Brasil, Lévi-Strauss, propôs as relações de filiação e residência como novos eixos para analisar o homem em sua esfera social. Levou em conta mitos, organização familiar e hábitos alimentares, entre outros aspectos. Pelo estudo, as diferentes culturas não se criariam por obra do acaso, mas, sim, obedeceriam a uma ordem. As contribuições mais decisivas do seu trabalho podem ser resumidas em três grandes temas: a teoria das estruturas elementares do parentesco, os processos mentais do conhecimento humano e a estrutura dos mitos.

Em 1955, com a publicação de "Tristes Trópicos", Lévi-Strauss ampliou seu pensamento para além dos círculos acadêmicos. O livro é considerado sua autobiografia intelectual. "Sua obra é indissociável de uma reflexão sobre nossa sociedade e seu funcionamento. Tem um enfoque ecológico, antecipado, do mundo e dos indivíduos", escreve seu biógrafo, Denis Bertholet. Suas reflexões influenciaram várias gerações de intelectuais: como funciona uma sociedade, o que é uma cultura, como trabalha o espírito humano, são algumas das questões que tentou responder a partir das suas experiências de etnólogo. Suas respostas apaixonaram as ciências sociais e humanas durante o período áureo do estruturalismo, do qual ele é o principal representante.

Em 1973, foi eleito para a Academia Francesa. Entre suas obras destacam-se "Tristes Trópicos", "Estruturas Elementares do Parentesco", "Antropologia Estrutural" I e II, e "O Pensamento Selvagem". No Brasil, a Professora Beatriz Perrone Moisés fez a tradução, para o português, de alguns livros importantes do antropólogo, como "Olhar, Escutar, Ler", "Antropologia Estrutural", "A Origem dos Modos à Mesa" e "O Cru e o Cozido".

Aos 97 anos, em 2005, recebeu o 17º Prêmio Internacional Catalunha, na Espanha. Declarou na ocasião: "Fico emocionado, porque estou na idade em que não se recebem nem se dão prêmios. Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele – isso é algo que sempre deveríamos ter presente". Claude Lévi-Strauss continua vivo. Sua obra é imperecível.

Vicente Freitas


Biografia:
Vicente Freitas Araújo (Bela Cruz, Ceará, 11 de fevereiro de 1955) é um editor, escritor, poeta, historiador e artista plástico brasileiro. Filho de José Arimathéa de Freitas e Dona Maria Rios de Araújo. Depois de estudar em algumas escolas de sua cidade natal, mudou-se para Fortaleza, passando então a conviver com um grupo de escritores e poetas, frequentadores da Casa de Juvenal Galeno. Licenciado em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA. É autor dos livros: Almanaque poético de uma cidade do interior (1999); Bela Cruz: biografia do município (2001); O Carpinteiro das Letras (2005); Bela Cruz: famílias endogâmicas (2010); Corpo: acorde arpejado (publicado em Lisboa, 2012); História abreviada de Bela Cruz (2013); Bela Cruz: cronologia do município (2014); Famílias endogâmicas do Vale do Acaraú (2015); Linhares Filho: Príncipe dos Poetas Cearenses (2016); Fernando Pessoa: Fragmentos de uma Autobiografia (2017). Participou de várias coletâneas, dentre as quais: Poetas brasileiros de hoje, Shogun Arte Editora, (1992); Contos e poemas do Brasil, Litteris Editora, RJ (1997); Os melhores da literatura, Litteris Editora, RJ (1998); Sonhos e expectativas, Scortecci Editora, SP (1999); Seleção de poetas noctívagos, Scortecci Editora, SP (2001); Três milênios de poesia e prosa, Fortaleza (2003); O Sol do Amor: exercícios de admiração para Horácio Dídimo. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; Maria, Mãe da Poesia. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; 100 Sonetos de 100 Poetas. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; Além da Terra, Além do Céu. São Paulo: Chiado Books, 2021. É verbete da Enciclopédia de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa (2001). Organizou antologias sobre: Dimas Carvalho, Linhares Filho, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, e outros. Foi um dos finalistas do prêmio nacional de poesia Menotti del Picchia 2000, e do internacional Von Breysky 2001. Vicente Freitas é o autor do Brasão e da Bandeira de Bela Cruz, sua cidade natal. Tem livros publicados, em vários idiomas, por um Grupo de Editoras da Europa, África, Ásia e América Latina, com distribuição nas principais livrarias do mundo. Livros do Autor: traduzidos e publicados: Inglês: The Carpenter of Letters. Lap Lambert Academic Publishing, 2020. Holandês: De Timmerman van Brieven. Globe Edit, 2020. Francês: Le charpentier des lettres. Editions universitaires europeennes, 2020. Alemão: Der Zimmermann der Briefe. Akademiker Verlag, 2020. Polonês: Stolarz Listów. Wydawnictwo Bezkresy Wiedzy, 2020. Italiano: Il Falegname delle lettere. Edizioni Accademiche Italiane, 2020. Inglês: Fernando Pessoa: Fragments of an Autobiography. Our Knowledge Publishing, 2021. Francês: Fernando Pessoa: Fragments d une autobiographie. Editions Notre Savoir, 2021. Alemão: Fernando Pessoa: Fragmente einer Autobiographie. Verlag Unser Wissen, 2021. Russo: Плотник писем: Плотник писем Висенте Фрейтас. Palmarium Publishing, 2020. Polonês: Fernando Pessoa: Fragmenty autobiografii. Wydawnictwo Nasza Wiedza, 2021. Italiano: Fernando Pessoa: frammenti di un autobiografia. Edizioni Sapienza, 2021. Russo: Фернандо Пессоа, Винсент Фреитас. Sciencia Scripts, 2021. Espanhol: Fernando Pessoa: Fragmentos de una autobiografía. Ediciones Nuestro Conocimiento, 2021. Holandês: Fernando Pessoa: Fragmenten van een Autobiografie. Editora ‏Uitgeverij Onze Kennis, 2021.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Claude Lévi-Strauss Vicente Freitas
Poesias Dia D de Drummond Vicente Freitas
Poesias Bela Cruz — biografia do município Vicente Freitas
Resenhas Itinerários de Lustosa Vicente Freitas
Cartas Insônias, delírios, pesadelos Vicente Freitas
Cartas Dedicatória Vicente Freitas
Resenhas Clero, nobreza e povo de Sobral Vicente Freitas


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55086 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54760 Visitas

Páginas: Próxima Última