Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Itinerários de Lustosa
(sem peúgas nem borzeguins)
Vicente Freitas

Resumo:
Comentário sobre a obra de Lustosa da Costa.

O jornalista e escritor Lustosa da Costa, autor de vários livros publicados, inclusive em Lisboa e Cabo Verde, lançou recentemente, Sem peúgas nem borzeguins (crônicas para o entardecer). Ao evento prestigiaram amigos e autoridades cearenses – escritores, jornalistas e poetas, no Centro Cultural OBOÉ, em Fortaleza, local onde também foram lançados, anteriormente, outros livros do cronista: Clero, nobreza e povo de Sobral, obra de rara intensidade e realismo, e Ao cair da tarde, de crônicas.

O jornalista Raymundo Netto, no Prefácio, ressalta a qualidade literária da obra e as origens do escritor, sobretudo sua paixão pelo Ceará, ligado desde a infância à cidade de Sobral, comuna pela qual o cronista “cultiva uma verdadeira fixação literária e uma enternecedora paixão existencial”. Sem peúgas nem borzeguins tem edição primorosa: capa com ilustração de Isabel Lustosa, projeto gráfico de Raymundo Netto, fortuna crítica de Marilene Pereira, do Centro de Estudos do Brasil, de Cabo Verde; Almeida Santos, escritor, de Lisboa, e, inclusive, uma desataviada prosa, da minha lavoura.

Em Menção à obra de Lustosa da Costa, na Câmara dos Deputados, e leitura da Saudação do Socialista, Almeida Santos, de Portugal, o deputado Mauro Benevides, destacou: “Lustosa vive intensamente sua jornada terrena, e vai continuar criando novos contos e romances, a fim de fruir, com vitalidade, a existência literária vitoriosa”.

Já são em número de três, os livros do escritor publicados na pátria de Luís de Camões. Para Almeida Santos, “Lustosa da Costa já é um mestre da literatura. E, entre o descritivo e o diálogo, é natural, gracioso e espontâneo. E a graça de que se reveste assume com frequência – o que só o enriquece – os contornos da ironia”.

Foi ali, na Pátra-Mãe, elogiado por escritores como Onésimo de Almeida, Teolinda Gersão, João Melo, e Cunha de Leiradella. Em Paris, seu romance, Vida, paixão e morte de Etelvino Soares mereceu elogios de Alice Raillard. Na África, Germano de Almeida, de Cabo Verde, e Mia Couto, de Moçambique, elogiaram sua obra de ficção.

Quanto à paixão sobralense, Almeida observou: “Sobral, o pequeno mundo que sintetiza o universo de sua memória e de seus afetos. Que digo eu? Da sua universalíssima cultura, tudo isso traduzido numa observação despretensiosa e numa linguagem de grande versatilidade, atrativo e encanto”.

Ao ler, em 1986, Memorial do Convento, Lustosa teve um rompante: “Vou a Lisboa conhecer Saramago”. Foi lá, no Restaurante Varina da Madragoa, seu encontro com o primeiro escritor da língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de Literatura. A partir daí, travou uma longa amizade com Saramago, trazendo-o para jantar em sua casa, em Brasília. Nas suas crônicas Lustosa escreve sobre a obra do escritor e de sua intimidade com o mundo literário português. Igualmente, comenta sua própria obra, que já conta 28 títulos publicados. Segundo ele mesmo diz, nasceu para escrever. E, se não escrevesse, entupiria.

Neste livro, Sem peúgas nem borzeguins, Lustosa escreve meio a sério; meio a brincar. Assim o sério e o divertimento se misturam num todo, sem fronteiras definidas: um estilo rápido e solto, com ideias, às vezes, truncadas, e que atinge um efeito de grande dinamismo. Diz o escritor Antonio Muñoz Molina, da Real Academia Española, que Stendhal escreve como fala e respira. No Brasil, conheço caso semelhante, Lustosa da Costa.


Biografia:
Vicente Freitas Araújo (Bela Cruz, Ceará, 11 de fevereiro de 1955) é um editor, escritor, poeta, historiador e artista plástico brasileiro. Filho de José Arimathéa de Freitas e Dona Maria Rios de Araújo. Depois de estudar em algumas escolas de sua cidade natal, mudou-se para Fortaleza, passando então a conviver com um grupo de escritores e poetas, frequentadores da Casa de Juvenal Galeno. Licenciado em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA. É autor dos livros: Almanaque poético de uma cidade do interior (1999); Bela Cruz: biografia do município (2001); O Carpinteiro das Letras (2005); Bela Cruz: famílias endogâmicas (2010); Corpo: acorde arpejado (publicado em Lisboa, 2012); História abreviada de Bela Cruz (2013); Bela Cruz: cronologia do município (2014); Famílias endogâmicas do Vale do Acaraú (2015); Linhares Filho: Príncipe dos Poetas Cearenses (2016); Fernando Pessoa: Fragmentos de uma Autobiografia (2017). Participou de várias coletâneas, dentre as quais: Poetas brasileiros de hoje, Shogun Arte Editora, (1992); Contos e poemas do Brasil, Litteris Editora, RJ (1997); Os melhores da literatura, Litteris Editora, RJ (1998); Sonhos e expectativas, Scortecci Editora, SP (1999); Seleção de poetas noctívagos, Scortecci Editora, SP (2001); Três milênios de poesia e prosa, Fortaleza (2003); O Sol do Amor: exercícios de admiração para Horácio Dídimo. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; Maria, Mãe da Poesia. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; 100 Sonetos de 100 Poetas. Fortaleza: Instituto Horácio Dídimo, 2019; Além da Terra, Além do Céu. São Paulo: Chiado Books, 2021. É verbete da Enciclopédia de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa (2001). Organizou antologias sobre: Dimas Carvalho, Linhares Filho, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, e outros. Foi um dos finalistas do prêmio nacional de poesia Menotti del Picchia 2000, e do internacional Von Breysky 2001. Vicente Freitas é o autor do Brasão e da Bandeira de Bela Cruz, sua cidade natal. Tem livros publicados, em vários idiomas, por um Grupo de Editoras da Europa, África, Ásia e América Latina, com distribuição nas principais livrarias do mundo. Livros do Autor: traduzidos e publicados: Inglês: The Carpenter of Letters. Lap Lambert Academic Publishing, 2020. Holandês: De Timmerman van Brieven. Globe Edit, 2020. Francês: Le charpentier des lettres. Editions universitaires europeennes, 2020. Alemão: Der Zimmermann der Briefe. Akademiker Verlag, 2020. Polonês: Stolarz Listów. Wydawnictwo Bezkresy Wiedzy, 2020. Italiano: Il Falegname delle lettere. Edizioni Accademiche Italiane, 2020. Inglês: Fernando Pessoa: Fragments of an Autobiography. Our Knowledge Publishing, 2021. Francês: Fernando Pessoa: Fragments d une autobiographie. Editions Notre Savoir, 2021. Alemão: Fernando Pessoa: Fragmente einer Autobiographie. Verlag Unser Wissen, 2021. Russo: Плотник писем: Плотник писем Висенте Фрейтас. Palmarium Publishing, 2020. Polonês: Fernando Pessoa: Fragmenty autobiografii. Wydawnictwo Nasza Wiedza, 2021. Italiano: Fernando Pessoa: frammenti di un autobiografia. Edizioni Sapienza, 2021. Russo: Фернандо Пессоа, Винсент Фреитас. Sciencia Scripts, 2021. Espanhol: Fernando Pessoa: Fragmentos de una autobiografía. Ediciones Nuestro Conocimiento, 2021. Holandês: Fernando Pessoa: Fragmenten van een Autobiografie. Editora ‏Uitgeverij Onze Kennis, 2021.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Claude Lévi-Strauss Vicente Freitas
Poesias Dia D de Drummond Vicente Freitas
Poesias Bela Cruz — biografia do município Vicente Freitas
Resenhas Itinerários de Lustosa Vicente Freitas
Cartas Insônias, delírios, pesadelos Vicente Freitas
Cartas Dedicatória Vicente Freitas
Resenhas Clero, nobreza e povo de Sobral Vicente Freitas


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69080 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57978 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57632 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55199 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54935 Visitas

Páginas: Próxima Última