Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A vida e a atividade dos pensamentos
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
Os pensamentos, segundo a Logosofia, são entidades que alcançam vida própria na mente do homem e atuam dependentes e independentemente da sua vontade num espaço dimensional da mente.




Os pensamentos, segundo a Logosofia, são entidades que alcançam vida própria na mente do homem e atuam dependentes e independentemente da sua vontade num espaço dimensional da mente. São os agentes causais do comportamento humano.

A faculdade de pensar é a encarregada de criá-los. Podem ser próprios e alheios; positivos e negativos; autônomos e dependentes da vontade; intermitentes e obsessivos. No estado inconsciente, os pensamentos atuam desordenadamente. Entram e saem da mente sem dar nenhuma satisfação à vontade, à razão e à inteligência do indivíduo.

Dentre os pensamentos comuns existem os úteis, que atendem às necessidades da vida corrente e os pueris, os estéreis, os perniciosos, os assassinos, além dos que recebem a influência de todas as deficiências psicológicas e propensões do ser humano.

Todos os pensamentos negativos desviam o ser humano do verdadeiro objetivo da vida. Juntamente com os preconceitos e as crenças travam o mecanismo mental, impedindo o ser de observar com a participação da consciência o que ocorre dentro de si mesmo, de reconhecer as próprias faltas e de realizar uma verdadeira superação. Em consequência dessas falhas, conduzem o homem, inevitavelmente, para um destino comum, ao desenvolvimento da personalidade que é o oposto da individualidade.

Muitas vezes os pensamentos nos levam a fazer o que não queremos e impedem-nos de fazer o que nos propomos; isto ocorre porque, sem a participação da consciência, atuam independentemente da vontade, sem nenhum controle de nossa parte. No primeiro caso sobrevém o arrependimento, a sensação de culpa, a depressão, o debilitamento. No segundo caso, sobrevém o desestímulo a falta de confiança em nós mesmos.

Para eliminarmos a atuação desses pensamentos negativos é imprescindível uma vigilância e uma observação permanente das suas atuações, além da criação de defesas mentais.
   Sinval Lacerda
Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:
www.logosofia.org.br


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61669


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A vida é uma atividade constante Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca da superação Sinval Martinho Lacerda
Artigos Efeitos negativos das crenças ne minha vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos conquistas interna proporcionadas pela Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos A finalidade dos conhecimentos transcendentes Sinval Martinho Lacerda
Artigos Avaliação dos benefícios conquistados com a Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Evolução com a ajuda dos ensinamentos logosóicos Sinval Martinho Lacerda
Artigos Enfoque de planos superiores Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca da superação Sinval Martinho Lacerda
Artigos Efeitos negativos das crenças em minha vida Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63184 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63130 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63043 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62961 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62942 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62936 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62929 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62857 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62836 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62774 Visitas

Páginas: Próxima Última