Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
De frente para o futuro
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
Na Sabedoria logosófica está depositado o conhecimento que emancipa as consciências, que limpa as mentes e modela o arquétipo humano.

De frente para o futuro
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Na Sabedoria logosófica está depositado o conhecimento que emancipa as consciências, que limpa as mentes e modela o arquétipo humano. Quanto mais se compreender a palavra desta ciência e se aplicar à vida, tanto melhor e mais fácil será a marcha do ser e mais acessíveis as verdades em busca das quais se vai. Tudo quanto obstrui, dificulta e retarda o passo dos seres humanos vinculados a meu pensamento são suas deficiências, seus defeitos e, enfim, tudo o que atenta direta ou indiretamente contra o processo de evolução consciente que se realiza sob a égide do conhecimento logosófico.

Todos têm muitas condições e qualidades boas; como não se há de sentir pena, então, quando se adverte em cada um pensamentos e atitudes que, sem anular essas qualidades, parecem escondê-las, dificultando sua manifestação?

Deficiências e defeitos todos têm: a ninguém, pois, assiste o direito de assinalá-los, exceto aquele que ensina a corrigi-los. Isto é o aconselhável, e cada um deve, discretamente, trabalhar sobre si mesmo para eliminá-los. Tampouco devem esquecer-se de que quem aponta falhas alheias, está apontando as suas próprias, seus próprios erros. Há que ser, então, dócil à palavra que corrige iluminando, que permite emendar-se sem violências e que, alternando a suavidade com a firmeza, persuade e convence, até conseguir o bem que se persegue.

E se todos aspiram a transcender o plano material, o plano comum, a fim de experimentar a ventura de elevar-se até onde almejam chegar, é preciso habituar a vontade a um constante e regular esforço na comunicação de seus íntimos desejos, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de suas qualidades superiores.

A humanidade chega ao fim de mais um ano em meio de agitações e perturbações de toda espécie. Vem arrastando pesadíssimas cargas e vai chegando ao cimo desta encosta saturada por enormes fadigas, sofrimentos e dores, sem se advertir de que o que fez mais grave a crise de sua marcha foram a incompreensão e intolerância comuns.

Que a luz do conhecimento logosófico permita aos homens discernir com mais sensatez sobre seus destinos, facilitando-lhes a marcha e livrando-os dessas incompreensões que só terminam em extermínio, desolação, espanto e misérias.

Ao terminar este ano, somente devemos confiar em um futuro melhor, em um amanhã mais digno da espécie humana; porém, esse amanhã terá de ser lavrado com nosso esforço, com nossa inteligência e com a sublime aspiração de um destino superior.

Que o ano que vem chegando seja para todos um motivo mais de alegria, de felicidade e de reflexão; porque os anos vão sendo cada vez mais duros, mais frios, mais curtos, tal como o tem querido a incompreensão humana. Lutemos, pois, para que os anos futuros voltem a ser cálidos, longos e ditosos para todos.

Trechos extraídos do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico, p. 487


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 59448


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A influência dos pensamentos em nossa vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos A vida é um vastíssimo campo experimentald Sinval Martinho Lacerda
Artigos Os conhecimentos transdendentes Sinval Martinho Lacerda
Artigos A Lei de Evolução Sinval Martinho Lacerda
Artigos Preconceitos Sinval Martinho Lacerda
Artigos A criação de uma nova individualidade Sinval Martinho Lacerda
Artigos O poder superior Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca do conhecimento da própria realidade Sinval Martinho Lacerda
Artigos A superação individual com a participação da consciência Sinval Martinho Lacerda
Artigos Transcendência da Obra Logosófica Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 151 até 160 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Andar em círculos - Luís Eduardo Fernandes Vieira 59836 Visitas
Mulheres da Faina Diária - Maria 59836 Visitas
Povo Falante - José Ernesto Kappel 59835 Visitas
Costurando Solidão - José Ernesto Kappel 59835 Visitas
O tesouro do arco-íris - Maria 59835 Visitas
Escuro - Maria 59834 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 59834 Visitas
Brada Carne - José Ernesto Kappel 59834 Visitas
Entendendo as Mulheres - José Ernesto Kappel 59834 Visitas
Sós - Reginaldo Correia da Silva 59833 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última