Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ajuda que se pede a Deus nos momentos de aflição
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
A Logosofia abrange tudo de que o ser humano necessita para superar-se e evoluir.

A ajuda que se pede a Deus nos momentos de aflição
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
OLIVÉRIO: – Como se deve interpretar o fato de uma pessoa, no paroxismo do desespero, por exemplo, invocar a Deus e receber, em seguida, o auxílio divino que acalma sua agitação e lhe permite resistir com maior serenidade e inteireza ao momento crucial que esteja vivendo? Recebe ela de verdade essa ajuda? Seria apenas uma consequência do in¬fluxo divino da religião que professa? E, se for assim, como se explica que o mesmo bem seja alcançado com igual prodigalidade pelos que não professam religião alguma? É este um mistério no qual eu gosta¬ria de penetrar.
PRECEPTOR: – É comum observar que ninguém ou muito poucos se recordam de terem um espírito que anima a vida, o qual permanece quase estático enquanto o ser físico age movido somente pelas necessidades de ordem rotineira que a vida corrente lhe apresenta, sendo muito raras as vezes em que esse espírito tem oportunidade de comovê-lo com outros objetivos. E é precisamente nesses momentos de aflição que atormentam o ser, que aparece delineando-se uma das formas mais atraentes e sugestivas do espírito, pois este se manifesta na própria sensibilidade, respondendo ao clamor da angústia. Esse simples fato reconforta e suaviza as durezas do transe amargo, permitindo recobrar a serenidade e, depois, a calma perdidas.
Não se deve, pois, atribuir isso a nenhum milagre, nem se enganar com a crença de que se teve algum auxílio particular, oriundo da Divina Providência. Nada irrisória seria a tarefa do Criador se, pela mera invocação de cada uma das criaturas humanas, devesse Ele atender a suas demandas de auxílio. Diferentemente disso, devemos pensar que no próprio espírito do ser é onde existem recursos aos quais sem saber se apela, ao se dirigir a Deus nos momentos mais álgidos da vida.
OLIVÉRIO: – Acho inteiramente lógico o que o senhor acaba de manifestar; vejo ago¬ra que a criatura humana não é tão desvalida como se acredita, já que, até mesmo nos transes mais difíceis de sua vida, ela encontra a seu alcance o recurso salvador.
PRECEPTOR: – É mesmo assim; e se você compreende bem isso, verá então como provém de Deus, sem dúvida alguma, a grande ajuda recebida em tais circunstâncias. Mas é ali, precisamente, que reside o mistério: no fato de fazer chegar até nós esse auxílio por via indireta, ou seja, por intermédio de nosso próprio espírito, que é quem fortalece nosso ânimo, fazendo-nos experimentar não só a realidade de sua existência, mas também o rigor de sua censura, ao compreendermos que não devemos tê-lo em tão pouca conta, quando já se viu a importância que ele assume toda vez que procuramos nos elevar na busca de um consolo para nossa aflição, ou de uma luz que ilumine a vida ensombrecida pelo sofrimento.
Seria um erro pensar que, na emergência citada, Deus teria intervindo pessoalmente, e absurda é também a pretensão de crer que foi uma intervenção em particular, ao se sentir o alívio almejado. Fica bem claramente mostrado que existe no Grande Ser uma onisciência que abarca todos os âmbitos de sua Criação, achando-se o espírito, portanto, consubstancia¬do com essa força universal que obedece às leis cria¬das pela Inteligência Suprema. Um episódio da natureza do exposto não tem, pois, a menor repercussão cós-mica, como não teriam para nós repercussão de transcendência alguma os gritos de um pintinho que, fugindo de um perigo, se salvasse inesperadamente.
Trechos extraídos do livro Diálogos, p. 102


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 55518


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos A atuação dos pensamentos em nossa vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Individualidade e personalidade Sinval Martinho Lacerda
Artigos Defesas mentais Sinval Martinho Lacerda
Artigos Os ciclos da evolução humana por meio das Leis Universais Sinval Martinho Lacerda
Poesias Logosofia - Ciência em Prol da Superação Humana, Sinval Martinho Lacerda
Artigos Condução consciente da vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Meu primeiro contato com a Fundação Logosófica Sinval Martinho Lacerda
Artigos Edificação de uma nova vida Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 171 até 179 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O trabalho é enriqueedor. - Andreia Ferreira Vaz Pereira 84 Visitas
O debate da Flow em São Paulo (2024) - Vander Roberto 82 Visitas
🔵 Camisa maldita - Rafael da Silva Claro 80 Visitas
A culpa é deles, eles põem em quem quiserem 🔴 - Rafael da Silva Claro 80 Visitas
- Andreia Ferreira Vaz Pereira 79 Visitas
O BRINCAR PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL - Carina Manuela da Rocha de Oliveira 71 Visitas
🔴 Eles sabem o que é bom para a gente - Rafael da Silva Claro 67 Visitas
🔴 O grande truque - Rafael da Silva Claro 65 Visitas
🔴 O que é isso, companheira! - Rafael da Silva Claro 49 Visitas
🔴 Picolé de Chuchu - Rafael da Silva Claro 41 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última