Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cristo o Mistério de Deus
John Owen

A pessoa de Cristo é o efeito mais glorioso e inefável da sabedoria, graça e poder divinos e, portanto, é o fundamento de toda religião verdadeira e culto aceitável.
Tudo isto depende de se ter a Deus como o nosso Deus, que é o primeiro de seus mandamentos. Porque a religião e a adoração pertinente à mesma, nada mais é do que a honra devida pelas criaturas racionais à natureza divina, e suas excelências infinitas.
Isto é a glorificação de Deus, como Deus; pelo modo de se expressar essa honra sendo regulada pela revelação de sua vontade.
De todos os efeitos da manifestação exterior das excelências divinas, a constituição da pessoa de Cristo, como o fundamento da nova criação, como "o mistério da piedade", foi a mais inefável e gloriosa.
Ele é a sabedoria essencial e o poder do próprio Deus. Mas falamos dele apenas como encarnado, quando ele assumiu a nossa natureza para subsistirmos pessoalmente com ele.
Sua concepção no ventre da virgem e a integridade e perfeição da natureza humana, foi o resultado de uma operação milagrosa do poder divino.
Aqui Deus glorifica todas as propriedades da natureza divina, agindo de uma maneira de infinita sabedoria, graça e condescendência.
As profundidades do mistério desta operação estão abertas apenas para ele, cuja compreensão é infinita, pois nenhum entendimento criado pode compreender.
Todas as demais coisas foram produzidas e realizadas por uma emanação exterior do poder de Deus. Ele disse: "Haja luz, e houve luz." Mas este assunto da nossa natureza humana em união com o Filho de Deus, essa constituição de um único e mesmo indivíduo em duas naturezas tão infinitamente distintas como a de Deus e a do homem - através do qual o Eterno foi feito no tempo, o Infinito se tornou finito, o Imortal mortal, e ainda continuando eterno, infinito e imortal - é isto a expressão singular da divina sabedoria, bondade e poder, no qual Deus será glorificado e admirado por toda a eternidade. Por isso assim se expressa o apóstolo: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” (I Tim 3.16).
Um mistério que é dessa dimensão nenhuma criatura pode compreender.
Quando Cristo encarnou ele não deixou de ser o que era (João 1.14). Não houve qualquer mudança de sua própria natureza ou essência.

Tradução e adaptação de breves citações do tratado de John Owen sobre Cristologia, realizadas pelo Pr Silvio Dutra.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P1 John Owen
Artigos John Owen - Hebreus 1 – Versos 6 e 7 – P3 John Owen

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 105.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59756 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59668 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59651 Visitas
Senhora da Escuridão - Maria 59603 Visitas
Os Construtores de Templos - Cesóstre Guimarães de Oliveira 59588 Visitas
Ave Ferida - Maria 59586 Visitas
A haste quebrada da flor - Maria 59579 Visitas
Saturnino - José Ernesto Kappel 59576 Visitas
Trilhas da fazenda - Maria 59561 Visitas
Amor Cego - José Ernesto Kappel 59559 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última