Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
John Owen - Hebreus 1 – Versos 6 e 7 – P3
John Owen


John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Versículo 7.
“Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.” (Hebreus 1.7)
O apóstolo aqui entra em seu terceiro argumento para provar a preeminência do Senhor Jesus Cristo acima dos anjos, e que, comparando-os, tanto quanto à sua natureza, quanto aos seus empregos, de acordo com o que está estabelecido ou declarado, ou testemunhado nas Escrituras do Antigo Testamento. E este primeiro lugar que ele se refere aos anjos, agora vamos explicar e vindicar; e, assim, indagar de quem o salmista fala e o que afirma deles. Há um sentido triplo das palavras do salmista, como estão no texto hebraico: - 1. O primeiro é o dos judeus modernos, que negam que seja feita menção a anjos, afirmando o assunto que o salmista trata de ser os ventos, com trovões e relâmpagos, que Deus emprega como seus mensageiros e ministros para cumprir sua vontade e prazer. Então ele fez os ventos seus mensageiros quando ele os enviou para levantar uma tempestade sobre Jonas quando ele fugiu de sua presença; e um fogo flamejante, seu ministro, quando ele consumiu Sodoma e Gomorra. Que essa opinião, que é diretamente contraditória com a autoridade do apóstolo, é também para o desígnio do salmista, o sentido das palavras, o consentimento dos judeus antigos, e assim não há maneira de ser admitido, como depois será feito para aparecer. 2. Alguns afirmam que os ventos e os meteoros são principalmente destinados, mas ainda assim, como que Deus, afirmando que ele faz os ventos seus mensageiros, também intimam que é também o trabalho e o emprego de seus anjos para serem seus mensageiros; e isso porque ele faz uso de seu ministério para causar esses ventos e incêndios pelo qual ele cumpre a sua vontade. E isso eles ilustram pelo fogo e os ventos causados por eles no monte Sinai na entrega da lei. Mas essa interpretação, qualquer que seja a aparência em contrário, não se distingue da primeira, negando que se fale intencionalmente de anjos, apenas englobando um respeito a eles, para não parecer contrariar o apóstolo, e, portanto, será refutada em conjunto com a que foi falada antes. 3. Outros concedem que são os anjos de quem o apóstolo trata; mas quanto à interpretação das palavras são de duas opiniões. Alguns fazem "espíritos" para serem sujeitos do que é afirmado e "anjos" para serem o predicado. Nesse sentido, Deus disse que fazia essas substâncias espirituais, habitantes do céu, seus mensageiros, empregando-os a seu serviço; e aqueles cuja natureza é "um fogo flamejante", que é o serafim, para serem seus ministros e para cumprirem sua vontade. E, desta forma, seguindo Agostinho, há muitos expositores, tornando o termo "anjos" aqui apenas para denotar um emprego e não as pessoas empregadas. Mas, como esta interpretação também tira a eficácia e evidência do argumento do apóstolo, então veremos que não há nada nas palavras que levem ao abraço dela. Por isso, continua sendo que são os anjos que são aqui falados; como também que eles são destinados e projetados por esse nome, que denota suas pessoas, e não o seu emprego. Esses anjos são principalmente destinados pelo salmista, ao contrário da primeira opinião, dos judeus modernos e a segunda mencionada, inclinando-se para isso, aparece, - 1. Do escopo e desígnio do salmista. Para projetar, para estabelecer a glória de Deus em suas obras de criação e providência, depois de ter declarado o enquadramento de todas as coisas por seu poder que vem sob o nome de "céus", versículos 2, 3, antes de prosseguir com a criação da terra, passando com Moisés, a criação de anjos, ou colocando-a com ele sob a produção de luz ou dos céus, como eles são chamados em Jó, - ele declara sua providência e soberania em empregar seus anjos entre céu e terra, como seus servos para a realização de sua vontade. Nem se adequa ao seu método ou desígnio, na sua enumeração das obras de Deus, para mencionar os ventos e tempestades, e seu uso na terra, antes de ter mencionado a criação da própria Terra, que segue no próximo versículo para isso. Para que esses sentidos sejam excluídos pelo contexto do salmo. 2. O consentimento dos judeus antigos está contra o sentimento do moderno. Ambas as traduções antigas, feitas ou abraçadas por eles, expressam e remetem as palavras aos anjos. Assim o Targum, representando o lugar, traduz: "Quem faz seus mensageiros" (ou "anjos") "seem rápidos como espíritos e seus ministros fortes" (ou "poderosos") "como um fogo flamejante". O fornecimento da nota de similitude torna evidente que eles entenderam o texto de anjos e não ventos, e de fazer anjos como espíritos, e não de fazer ventos serem anjos ou mensageiros, o que é inconsistente com suas palavras. 3. A palavra μykia; l] mæ geralmente denota os próprios anjos, e nenhuma razão pode ser dada por que não deve fazê-lo neste lugar. Além disso, parece que esse termo é o sujeito da proposição: porque, - 1. O apóstolo e a LXX consertam os artigos antes que os "anjos" e os "ministros" determinem claramente o assunto falado: pois, embora seja possível, pode-se observar alguma variedade no uso de artigos em outros lugares, então que nem sempre determinam o assunto da proposição, como as vezes confessam, como João 1: 1, 4:24; ainda neste lugar, onde no original todas as palavras são deixadas indefinidamente, sem qualquer prefixo para direcionar a ênfase para qualquer uma delas, a fixação delas na tradução do apóstolo e LXX. deve necessariamente designar o assunto deles, ou então, pela adição do artigo, eles deixam o sentido muito mais ambíguo do que antes e causam um grande erro na interpretação das palavras. 2. O apóstolo fala de anjos: "quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos". E em todos os outros testemunhos produzidos por ele, no qual ele trata o lugar do assunto, e não o que é atribuído a qualquer outra coisa. Nem as palavras podem ser liberadas do equívoco, se "anjos", em primeiro lugar, denotarem as pessoas dos anjos e, no último, apenas o emprego deles. 3. O desígnio e alcance do apóstolo requer essa construção das palavras; pois sua intenção é, provar com este testemunho que os anjos são empregados em tais obras e serviços, e de tal maneira, que não devem ser comparados ao Filho de Deus, em relação a esse ofício que, como mediador ele empreendeu: o que o sentido e a construção defendiam por si só e demonstram. 4. O texto original requer esse sentido; pois, de acordo com o uso comum dessa língua, entre palavras indefinidamente utilizadas, a primeira denota o assunto falado, que são anjos aqui: "fazendo espíritos de seus anjos". E em tais proposições, por vezes, é preciso entender alguma semelhança, sem a qual o sentido não é completo, e que, como mostrei, o Targum suporta neste lugar. Do que foi dito, acho que é evidente que o salmista trata expressamente dos anjos e que o assunto falado pelo apóstolo é expresso naquela palavra, e a seguir, dos ministros. Nossa próxima consulta é o que é afirmado sobre esses anjos e ministros mencionados; e isto é, que Deus os torna "espíritos" e "uma chama de fogo". E quanto ao significado dessas palavras, existem duas opiniões: 1. Que a criação dos anjos se destina nas palavras; e a natureza de que foram feitos é expressa neles. Ele os fez espíritos (ventos é a mesma palavra para espíritos no original grego – pneuma), isto é, de uma substância espiritual; e seus ministros celestiais, rápidos, poderosos, ágeis, como um fogo flamejante. Alguns carregam esse sentido mais longe e afirmam que dois tipos de anjos são intimados, um de uma substância aérea como o vento e o outro ígneo ou ardente, negando todas as inteligências puras, sem mistura de matéria, como produto da escola de Aristóteles. Mas isso parece não ser a intenção das palavras; nem a criação dos anjos ou a substância de que consistem aqui é expressada: porque, - (1.) A análise do salmo, anteriormente abordado, requer a referência dessas palavras à providência de Deus ao empregar os anjos e não ao seu poder em fazê-los. (2.) O apóstolo neste lugar não tem nada a ver com a essência e natureza dos anjos, mas com sua dignidade, honra e emprego; sobre o qual ele prefere o Senhor Jesus Cristo antes deles. Portanto, - 2. A providência de Deus ao empregar os anjos no seu serviço destina-se nestas palavras; e assim elas podem ter um duplo sentido: - (1.) Que Deus emprega seus anjos e ministros celestiais na produção desses ventos, e fogo, fhelo vae, trovões e relâmpagos, pelo qual ele executa muitos julgamentos no mundo. (2.) Uma nota de similitude pode ser entendida, para completar o sentido, que é expresso no Targum sobre o salmo: "Ele faz" (ou "envia") "seus anjos como os ventos, ou como um fogo flamejante" - torna-os rápidos, espirituais, ágeis, poderosos, e efetivamente realizando o trabalho que lhes é designado. Da mesma forma, esta é a simples intenção do salmo, - que Deus usa e emprega seus anjos para realizar as obras de sua providência aqui embaixo, e que eles foram feitos para servir a providência de Deus dessa maneira. "Isto", diz o apóstolo, "é o testemunho que o Espírito Santo dá sobre eles, de sua natureza, dever e trabalho, onde eles servem a providência de Deus. Mas agora," diz ele, "considere o que a Escritura diz sobre o Filho, como ele o chama de Deus, como ele atribui um trono e um reino a ele" (testemunhos de que ele produz nos versículos seguintes) "e você poderá facilmente discernir sua preeminência acima deles." Mas antes de procedermos à consideração dos depoimentos subsequentes, podemos fazer algumas observações sobre o que já passamos; como:
I. Nossas concepções dos anjos, sua natureza, ofício e trabalho devem ser reguladas pelas Escrituras. Os judeus de antigamente tiveram muitas especulações curiosas sobre os anjos, onde eles se agradaram e se enganaram muito. Portanto, o apóstolo, ao lidar com eles, os expulsa de todas as suas imaginações tolas, para atender às coisas que Deus revelou em sua palavra a respeito deles. Isto, o Espírito Santo, diz deles, e, portanto, isto devemos receber e acreditar, e isso somente: porque, - 1. Isso nos manterá até que se tornem sobriedade nas coisas acima de nós, que as Escrituras recomendam e são extremamente adequadas para uma razão correta. A Escritura nos leva a entender o que é o que nos diz respeito em Romanos 12: 3, "digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." E a regra dessa sobriedade nos é dada para sempre, Deuteronômio 29:29, "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." A revelação divina é a regra e a medida do nosso conhecimento nestas coisas, e isso limita e determina a nossa sobriedade. E, portanto, o apóstolo, condenando a curiosidade de homens sobre esse mesmo assunto sobre os anjos, faz com que a natureza de seu pecado consista em superar esses limites por uma investigação sobre coisas não reveladas; e a ascensão desse mal para repousar em orgulho, vaidade e carnalidade; e a sua tendência para a falsa adoração, superstição e idolatria, Colossenses 2:18. Tampouco há algo mais avesso da razão correta, nem mais condenado por homens sábios de tempos passados, do que um temperamento curioso para sondar aquelas coisas em que não estamos preocupados, e para cuja investigação não temos certeza, honestidade ou regra legal para fazê-lo. E este mal é aumentado, onde Deus mesmo deu limites às nossas perguntas, como neste caso ele tem dado. 2. Isso só nos levará a qualquer certeza e verdade. Enquanto os homens se dedicam a suas próprias imaginações e fantasias, como foram propensos a fazer, com muitos desses assuntos, é triste considerar como eles vagaram para cima e para baixo, e com que conceitos se enganaram a si mesmos e aos outros. O mundo foi enchido com monstruosas opiniões e doutrinas sobre anjos, sua natureza, ofícios e empregos. Alguns os adoraram, outros afirmaram conhecer a comunhão e a relação sexual com eles; em tudo o que os conceitos têm sido pouco da verdade, e nada de certeza. Considerando que, se os homens, de acordo com o exemplo do apóstolo, se mantiverem na palavra de Deus, quando sabem o suficiente neste assunto para o cumprimento de seu próprio dever, para que tenham certeza e evidência da verdade em suas concepções; sem o que as pretensas noções elevadas são apenas uma sombra de sonho, pior do que a ignorância professada. Podemos, portanto, observar que a glória, honra e exaltação dos anjos reside na sua subserviência à providência de Deus. Não reside tanto na sua natureza como no seu trabalho e serviço. A intenção do apóstolo é mostrar a glória dos anjos e sua exaltação; o que ele induz com esse testemunho, relatando sua utilidade nas obras em que Deus os está empregando. Deus dotou os anjos de uma natureza muito excelente, forneceu-lhes muitas propriedades eminentes, de sabedoria, poder, agilidade, perpetuidade; mas, no entanto, o que é glorioso e honroso aqui não consiste apenas na própria natureza e nas suas propriedades essenciais, tudo o que permaneça na parte mais horrível e a mais detestada de toda a criação, a saber, os demônios; mas em sua conformidade e capacidade de resposta para a mente e vontade de Deus, isto é, em suas ações morais e não meramente naturais. Isso os torna amigáveis, gloriosos, excelentes. A esta disposição e prontidão para com a vontade de Deus, - que Deus os tenha feito para o seu serviço, e empregando-os em sua obra, - a sua missão de cumprir com eles, com alegria, prontidão e habilidade, é aquilo que torna-os verdadeiramente honestos e gloriosos. A sua disposição e habilidade para servir a providência de Deus é a sua glória; porque, - 1. A maior glória que qualquer criatura pode ser feita participante, é servir a vontade e estabelecer o louvor de seu Criador. Essa é a sua ordem e tendência para o seu fim principal; em que se compõe toda a verdadeira honra. É glorioso mesmo para os anjos servirem o Deus da glória. O que há acima disso para uma criatura aspirar? Do que é capaz a sua natureza? Aqueles entre os anjos que, ao que parece, tentaram ir um pouco mais longe, um pouco mais alto, não conseguiram senão uma ruína infinita de vergonha e miséria. Os homens estão dispostos a admirar coisas estranhas sobre a glória dos anjos, e pouco consideram que toda a diferença na glória que está em todas as partes da criação de Deus é meramente em vontade, capacidade e prontidão para servir a Deus, seu Criador. 2. As obras em que Deus os emprega, em uma subserviência à sua providência, são, de maneira especial, obras gloriosas. Quanto ao serviço dos anjos, como é intimado para nós na Escritura, pode ser reduzido a duas cabeças; pois eles são empregados na comunicação de proteção e bênçãos para a igreja, ou na execução da vingança e julgamentos de Deus contra seus inimigos. As instâncias para ambos os propósitos podem ser multiplicadas, mas são comumente conhecidas. Agora, estes são trabalhos gloriosos. Deus deles exalta eminentemente sua misericórdia e justiça, - as duas propriedades de sua natureza na execução de que ele é mais eminentemente exaltado; e dessas obras surge toda a receita de glória e louvor que Deus tem prazer em reservar-se do mundo: de modo que deve ser muito honrado ser empregado nessas obras. 3. Eles cumprem seu dever em seu serviço de uma forma muito gloriosa, com grande poder, sabedoria e eficácia imensurável. Assim, um deles matou cento e oitenta e cinco mil inimigos de Deus numa noite; outro trouxe fogo sobre Sodoma e Gomorra do céu. Do mesmo poder e expedição são eles em todos os seus serviços, em todas as coisas até a maior capacidade de criaturas respondendo à vontade de Deus. O próprio Deus, é verdade, vê que neles e suas obras os mantêm sem a pureza e perfeição absolutas, que são suas próprias propriedades; mas quanto à capacidade das mera criaturas e do seu estado e condição, há uma perfeição na sua obediência, e essa é a sua glória. Agora, se esta for a grande glória dos anjos, e nós, pobres vermes da terra, estamos convidados como somos, para participar nela, que insólita insensibilidade haverá em nós, se nos acharmos negligentes em trabalhar para atingir o mesmo! Nossa glória futura consiste nisso, para que sejamos feitos como anjos; e nosso caminho para isso é, fazer a vontade de nosso Pai na Terra como é feito por eles no céu. Oh, em quantas vaidades o homem coloca em vão a sua glória! Nada tão vergonhoso que um ou outro não se glorificou; enquanto a verdadeira e única glória, de fazer a vontade de Deus, é negligenciada por quase todos! Mas devemos tratar novamente dessas coisas no último versículo deste capítulo.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52844


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P4 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P1 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 2 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 John Owen

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 105.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55003 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última