Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Processo Judicial no RS discute autoria de projeto
Terezinha Tarcitano

Resumo:
Trata-se de uma Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais promovida pela restauradora Alice Prati, conhecida defensora do patrimônio público e histórico, a qual criou e registrou, no ano de 2006, o Programa de Revitalização Urbana (PRU)

“Sinceramente, acho que a empresa Akzonobel, dona da Tintas Coral no Brasil, primando por sua respeitabilidade planetária, vai investigar o que aconteceu para que o projeto que entreguei a ela, em 2006, chamado de Programa de Revitalização Urbana (PRU), começasse a ser utilizado, em 2009, com o nome “Tudo de Cor Pra Você”. Tenho certeza de que a Tintas Coral vai explicar e reparar esse grande equívoco, pois está provado documentalmente que sou a autora.”
Este é o desabafo da restauradora gaúcha Alice Prati que entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a empresa Tintas Coral depois de tentar sem êxito um acordo extrajudicial com a multinacional. O processo judicial conta com farta documentação incluindo cobertura da imprensa e registro em cartório datados de 2006 e, na audiência a ser realizada no próximo dia 1º de outubro, às 15h40, no Fórum Central de Porto Alegre, serão ouvidas testemunhas sobre o assunto.
O Programa de Revitalização Urbana (PRU), projeto inicial apresentado para a empresa Tintas Coral em 2006, foi criado pela restauradora, pesquisadora e escritora Alice Prati a partir de uma pesquisa detalhada sobre qual a melhor solução para a degradação visual que atinge quase todos os patrimônios públicos, históricos e privados nas cidades brasileiras, partindo de Porto Alegre.
Segundo explica a autora do projeto, o programa demonstraria ações de educação civil e patrimonial, objetivando a reconstituição das cidades e de seus nichos históricos por meio da união do poder público e da iniciativa privada para apoiar mutirões de moradores e interessados no trabalho de pintura dos imóveis relacionados por ruas ou avenidas, produzindo, aos poucos, cidades mais limpas e coloridas.
Promovia, ainda, o conceito de um cidadão mais consciente e educado civilmente, administrações públicas impelidas a atuarem verdadeiramente contra o vandalismo em vários níveis, além da sensação de pertencimento do cidadão com seu patrimônio.
A ideia, de acordo com a autora, era fazer a população, por meio de mutirões, cuidar de seu patrimônio público, privado e histórico, o que segundo as pesquisas da restauradora, seria a única forma de manter os centros urbanos limpos, coloridos, diminuindo a sensação de insegurança e de estresse e aumentando a educação civil.
A partir de ações de pintura em uma rua ou avenida, previamente escolhidas por sua importância cultural, o cidadão faria o próprio trabalho acompanhado por todos os brasileiros com o auxílio da imprensa.
Alice Prati informou, também, que o PRU visava aumentar a vigilância do poder público contra o vandalismo (pichação e outros) como contrapartida natural. Segundo ela, a criação do projeto foi inspirada na história do Flautista de Hamlin, dos irmãos Grimm e na música “A Guerra dos Meninos”, de Roberto Carlos.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
(51) 9929-4575


Biografia:
Jornalista e radialista profissional, é especialista em Assessoria de Imprensa. Já exerceu esta função na Prefeitura Municipal de Cabo Frio (RJ), na Embratur- Instituto Brasileiro de Turismo (Brasília), na Seain (Secretaria de Assuntos Internacionais) do Ministério do Planejamento (Brasília), e na Assessoria Internacional do Ministério de Esporte e Turismo (Brasília). Também foi assessora de imprensa da UNESCO no Brasil, atuando nos escritórios de Brasília e de Porto Alegre (RS). Trabalhou como jornalista em grandes jornais do Rio de Janeiro e no Jornal Brazilian Times (Boston, Massachusetts, EUA), neste por sete anos. Há 19 anos residindo em Porto Alegre, abriu há 14 anos sua própria empresa de Assessoria de Comunicação: TTarcitano Assessoria de Comunicação.
Número de vezes que este texto foi lido: 55580


Outros títulos do mesmo autor

Releases Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário Terezinha Tarcitano
Releases Lugar de Mulher É Onde Ela Quiser Terezinha Tarcitano
Releases Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura Terezinha Tarcitano
Releases O Enigma do Castelo: Terezinha Tarcitano
Releases Prêmio Fernando Pessoa: Terezinha Tarcitano
Releases X Congresso de Direito Tributário Terezinha Tarcitano
Releases 27ª Jornada Internacional de Direito Terezinha Tarcitano
Releases Ressignificar Quântico em Porto Alegre Terezinha Tarcitano
Releases Encontro Holístico Gaúcho Terezinha Tarcitano
Artigos Carta do 6º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa Terezinha Tarcitano

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60626 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60502 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60346 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 59024 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58958 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58785 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58754 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 58573 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58569 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58505 Visitas

Páginas: Próxima Última