Jesus é o grande mestre da humildade de coração. Precisamos aprender diariamente dele. Veja o Mestre tomando uma toalha e lavando os pés dos seus discípulos! Seguidor de Cristo, tu não te humilhas? Veja-o como o Servo dos servos e, certamente, tu não podes permanecer orgulhoso! Não é esta a sentença do compêndio de sua biografia: "Ele humilhou-se"? Ele não estava na Terra, sempre tirando primeiro um manto de honra e depois outro, até que fosse preso nu à cruz, e ali ele não se esvaziou do seu ser mais íntimo, derramando o seu sangue da vida, dando-se por todos nós, até que eles o colocassem num túmulo emprestado?
Quão baixo o nosso querido Redentor desceu! Como, então, podemos nos orgulhar? Coloquem-se ao pé da cruz, e contem as gotas vermelhas pelas quais foram limpos, vejam a coroa de espinhos; fixem os ombros açoitados, ainda jorrando com sulcos avermelhados; vejam as mãos e os pés dados ao ferro bruto, e sendo alvo de zombaria e escárnio; contemplem a amargura, e as dores e os espasmos de dor interior, mostrando-se na sua estrutura exterior; e ouçam o grito emocionado: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" E se você não cair prostrado no chão diante dessa cruz, você nunca a viu: se você não for humilhado na presença de Jesus, você não o conhece.
Você estava tão perdido que nada poderia salvá-lo, mas somente o sacrifício do Deus unigênito. Pense nisso, e assim como Jesus se humilhou por você, curve-se com humildade aos seus pés. O senso do maravilhoso amor de Cristo por nós tem uma tendência maior para nos humilhar do que consciência da nossa própria culpa. Que o Senhor possa nos trazer na contemplação do Calvário, então a nossa posição não será mais a do homem pomposo cheio de orgulho, mas tomaremos a posição humilde de alguém que ama muito, porque foi muito perdoado. O orgulho não pode viver sob a cruz. Vamos sentar e aprender a nossa lição, e, em seguida, nos levantemos e a coloquemos em prática.
Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.
|