Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cirurgia plástica estética:
a importância da análise da autoimagem do paciente para o bom resultado
Dr. Pedro Alexandre

Resumo:
Cirurgião plástico destaca a autoimagem como forma do paciente sentir-se feliz ao ver sua imagem refletida

A autoimagem, forma como o indivíduo se vê, é o fator mais importante a ser analisado pelo cirurgião plástico quando procurado pelo paciente, por uma desconformidade com sua aparência. A compreensão pelo médico dessa visão que o paciente tem de si é que definirá se o resultado da cirurgia será exitoso ou frustrante para ambos. De nada adiantam grandes recursos técnicos executados pelo cirurgião com excelência se não ficar claro o que o paciente espera do resultado e se a sua expectativa será possível de ser atingida pela cirurgia proposta.
Isso é totalmente individual e único. Por essa razão, a maioria das frustrações com cirurgias plásticas estéticas não se dá por problema técnico ou mau resultado evidente do procedimento, mas sim por este não corresponder positivamente à forma com que o paciente o enxerga e como ele se sente com sua nova aparência. Em contrapartida, resultados até mais limitados em termos de “ganho estético”, na visão do cirurgião ou de amigos e familiares, podem tornar um paciente extremamente realizado, pois, a partir de então, sua imagem no espelho se assemelhará a sua visão do que é belo e harmônico para ele e que, afinal, é o que realmente importa.
A partir dessa premissa, pode-se compreender o quão fundamental é a avaliação do paciente de forma abrangente e individual pelo cirurgião para bem planejar uma cirurgia estética. Uma distorção que ocorre com frequência é que muitos indivíduos, infelizmente, são avaliados superficialmente, valorizando-se mais o “procedimento milagroso”, que deveria ser considerado nada mais do que um recurso médico para auxiliar na busca do tão almejado bem-estar do que o próprio ser humano que o procura.
É evidente que todo nós, seres de natureza social, temos necessidade e, por essa razão, buscamos nos adaptar e sermos bem aceitos entre nossos semelhantes. Portanto, a opinião das pessoas que nos cercam e com as quais interagimos social e afetivamente, inclusive sobre nosso aspecto físico, é também importante. O problema é se a motivação que levou o paciente a mudar a sua aparência foi preponderantemente por influência de outrem ou quando a sua autoimagem está muito distante daquela refletida no espelho.
     Igualmente quando conflitos de origem psicológica estão deslocados para o corpo, isto é, o indivíduo atribui a um problema estético que só ele “enxerga” uma frustração ou qualquer outro sentimento de menos valia, a cirurgia nunca será a solução, posto que a causa é outra e o tratamento mais indicado é de ordem psiquiátrica. De situações assim, desapercebidas pelo cirurgião, resultam pacientes operados em demasia, cada vez menos satisfeitos e mais confusos com sua verdadeira identidade.
Por fim, cabe ao cirurgião plástico que busca realmente ajudar ao seu paciente, dentro das suas limitações técnicas e humanas, procurar com que ele, ao ver a sua imagem refletida, enxergue a sim mesmo e sinta-se feliz com o que vê.

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico      
drpedroalexandre@bol.com.br
www.drpedroalexandre.com.br




Biografia:
Graduado em Medicina pela PUCRS (1986) Residência em Cirurgia Geral Hospital São Lucas da PUCRS (1987/1988) Especializado em Cirurgia Plástica no serviço do Prof. Dr. Ivo Pitanguy (1989 a 1992) Membro especialista da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - São Paulo (1991) - http://www.cirurgiaplastica.org.br Chefe do Setor de Reconstrução Mamária do Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre Instrutor de Ensino da Residência Médica – Cirurgia Plástica – Hospital São Lucas da PUC. Consultor de Gluteoplastia (Plástica de Glúteo) – Clinica do Dr. Pietro Lorenzetti – Catania – Itália Preceptor da Residência em Cirurgia Plástica do Hospital Conceição
Número de vezes que este texto foi lido: 61629


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Beleza: um direito de todos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia Plástica em pacientes HIV Positivos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia do rejuvenescimento facial Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica no nariz Dr. Pedro Alexandre
Artigos Mamoplastia e gluteoplastia com e sem próteses Dr. Pedro Alexandre
Artigos Plástica dos glúteos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Lipoaspiração: prós e contras Dr. Pedro Alexandre

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62710 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62669 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62532 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62523 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62509 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62505 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62483 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62463 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62461 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62460 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última