Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PRECISAMOS DE MUITOS COMO ELE
DIRCEU DETROZ

Certamente a voz pausada do senador Pedro Simon durante o programa “Dossiê Globo News”, não era de cansaço ou velhice. O senador pensava longamente antes de dizer qualquer frase. Que pudesse revelar algum deslize. Alguma revelação ainda proibida. Ou, que trouxesse no fim, uma pergunta difícil de responder. Teve uma.

A partir da metade do século passado, o senador Pedro Simon esteve perto, talvez, presente nos grandes acontecimentos da política nacional. E deixa certo sentimento de desesperança nos brasileiros, ao dizer que o Brasil era corrupto antes de 1964. Foi corrupto durante a ditadura. E continua corrupto atualmente.

Isso revela a incapacidade da sua geração de mudar o Brasil. Estar presente nos grandes acontecimentos não significam necessariamente mudanças. É compreensível, já que Pedro Simon sempre foi uma voz quase solitária. Inteligente, nunca se jogou inteiro para qualquer um dos lados. Não jogava. Fazia o seu jogo. Talvez, seu grande erro.

Isto responde a pergunta que eu faria com sua última frase, que fechou o programa. Quando ele diz: “Eu sobrevivi”, eu perguntaria: Como? Era desse tipo de pergunta que Pedro Simon tentava fugir. E quando não conseguiu, respondeu com uma dose exagerada de sentimentalismo. Quase infantil.

Perguntado por que assumiu o ministério do governo de José Sarney, o senador saiu pela tangência. Mandou retirar da parede um quadro, e mostrou a nomeação assinada por Tancredo Neves. Como se a política vivesse dessas simplicidades.

Mesmo assim, eu me atrevo a dizer que o senador Pedro Simon, fazia parte de um quarteto que poderia mudar os rumos do Brasil. Infelizmente três deles, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, o último o maior dos quatros, foram abatidos por tragédias pessoais.

No programa, é exatamente os momentos em que o senador Pedro Simon, narra seus dramas pessoais que mais emocionaram. O melhor é que neles, o senador não precisou fugir de nada. Ali, ele foi ainda mais verdadeiro e intenso.

A morte do filho e da esposa. A depressão. A fuga. Sua desilusão com Deus. Depois a descoberta de Deus. O seu voto de pobreza. Tudo isso fazem do senador Pedro Simon, em breve aposentado da política, um exemplo. Que deveria ser seguido pelos que estão chegando agora.

No fim, o senador Pedro Simon deixa um pouco de filosofia para reflexão. Pode ser perigoso saber demais. É sabedoria falar apenas o que não vai comprometê-lo. Mesmo assim, é enigmático e assustador ao dizer que a Lei da Ficha Limpa só foi aprovada, porque todos no Congresso Nacional se borraram com os gritos das ruas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61629


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62732 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62691 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62561 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62558 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62549 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62529 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62511 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62481 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62479 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62473 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última