Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Penetrado Pela Palavra de Deus
John Piper

Por John Piper

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

O termo "palavra de Deus" pode significar uma palavra dita por Deus que não tenha saído da boca de uma pessoa. Mas no Novo Testamento, geralmente, significa uma palavra ou uma mensagem que uma pessoa fale em nome de Deus. Por exemplo, Hebreus 13:7 diz, "Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé". Portanto a "palavra de Deus" em Hebreus 4:12 provavelmente se refere à verdade de Deus revelada na Escritura que as pessoas falam umas para as outras com a confiança no auxílio de Deus para que elas a entendam e a apliquem.

"Viva e eficaz".
A palavra de Deus não é uma palavra morta ou ineficaz. Ela possui vida. E por ter vida nela mesma, ela produz efeitos. Há algo sobre a Verdade, conforme Deus a revelou, que a conecta com Deus como sendo a fonte de toda vida e poder. Ele toma partido de Sua palavra. Ele honra a Sua palavra com Sua presença e poder. Se você quer que seu ensinamento ou testemunho tenha poder e produza efeitos, fique próximo à palavra revelada de Deus.
Mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas.
O que essa palavra viva e eficaz faz? Ela penetra. Com que propósito? Para dividir. Dividir o que? Alma e espírito. O que isso quer dizer?
O autor faz uma analogia: é como dividir juntas e medulas. Juntas são a parte espessa, dura e externa do osso. Medula é a parte suave, frágil, interna do osso. Essa é uma analogia a "alma e espírito". A palavra de Deus é como uma espada que é afiada o suficiente para cortar bem entre a parte externa, dura e resistente, e a parte interna suave e viva do osso. Algumas espadas, menos afiadas, podem atingir o osso, resvalar e não penetrar. Algumas outras espadas podem penetrar parcialmente até a junta resistente e espessa de um osso. Mas uma espada de dois gumes, muito afiada (dos dois lados) e poderosa penetrará a junta e chegará direto na medula.
"Alma e espírito" são como "juntas e medulas". A "alma" é aquela dimensão invisível de nossa vida que somos por natureza. O "espírito" é o que somos através do novo nascimento sobrenatural. Jesus disse: "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito". (João 3:6). Sem a obra avivadora, criativa, regeneradora do Espírito de Deus em nós, somos simplesmente "naturais" ao invés de "espirituais" (1 Coríntios 2:14-15). Portanto, o "espírito" é aquela dimensão invisível de nossa vida que somos através da obra regeneradora do Espírito.
Então qual é o objetivo em dizer que a "palavra de Deus" penetra a ponto de "dividir alma e espírito"? O objetivo é que a palavra de Deus nos revele a verdade sobre nós mesmos. Somos espirituais ou naturais? Somos nascidos de Deus e espiritualmente vivos, ou estamos nos enganando e mortos espiritualmente? Os "pensamentos e intenções de nossos corações" são pensamentos e intenções espirituais ou apenas pensamentos e intenções naturais. Apenas a "palavra de Deus" pode "julgar os pensamentos e intenções do coração" conforme diz Hebreus 4:12.
Falando de forma prática, quando lemos ou ouvimos a "palavra de Deus", nos sentimos penetrados. O efeito dessa penetração é revelar se há espírito ou não. Há medula e vida em nossos ossos? Ou somos apenas um "esqueleto" sem vida na medula? Há um "espírito" ou apenas "alma"? A palavra de Deus penetra fundo o suficiente para nos mostrar a verdade de nossos pensamentos e motivações, e do nosso ser.
Entregue-se à palavra de Deus na Bíblia. Use-a para conhecer a si mesmo e confirmar sua própria vida espiritual. Se houver vida, haverá amor e alegria e um coração disposto a obedecer a palavra. Entregue-se à essa palavra para que suas palavras se tornem a palavra de Deus para os outros e revele a eles a própria condição deles. Assim, derrame o bálsamo da palavra na ferida feita pela palavra.

Com vocês em busca da penetrante palavra de Deus,

Pastor John


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Meu Sonho Para a Vida de Oração de Bethlehem John Piper
Artigos Irmãos, a Nossa Aflição é Para Seu Conforto John Piper
Artigos Qual é a vontade de Deus e como a conhecemos? John Piper
Artigos Verdade Eterna para a Alegria de Todos os Povos John Piper
Artigos Segunda Vinda de Cristo John Piper
Artigos O Corpo, o Café da Manhã e o Leito Conjugal John Piper
Artigos Reflexões Sobre O Conceito de Valor Próprio John Piper
Artigos A Soberania de Deus John Piper
Artigos Por quem Jesus provou a morte? John Piper
Artigos Irmãos, Digam a Eles Para Não Servirem a Deus John Piper

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 97.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Arnaldo - J. Miguel 60213 Visitas
Naquela Rua - Graça Queiroz 60187 Visitas
PÃO, CIRCO E AMOR - Lailton Araújo 60148 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60143 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 60123 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 60106 Visitas
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 60077 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 60073 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 60065 Visitas
Escrevo - Terê Silva 60062 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última