Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que lembraremos no céu?
John Piper

Por John Piper

Um amigo me escreveu e fez uma pergunta acerca de Isaías 65:17, que diz (na versão ACF), “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.”
Ele perguntou: “Você acha que este versículo significa que, quando formos para o céu, não haverá absolutamente nenhuma lembrança dos Céus e Terra passados? Se sim, você acha que também significaria que todas as lembranças desta vida desaparecerão?”
Aqui está o que eu respondi:
Não, este verso não significa que não haverá nenhuma lembrança no céu ou na era vindoura.
Duas razões:
1) Perceba o paralelo entre "coisas passadas" no versículo 17 e "angústias passadas" no versículo 16. O versículo 16 diz: “Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.”
O estrito paralelo entre “angústias passadas” no versículo 16 e “coisas passadas” no versículo 17 leva-me a pensar que “coisas passadas” não significa todas as coisas, mas coisas que nos angustiariam se delas nos lembrássemos. E não nos angustiaremos na era vindoura. “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4).
2) O livro de Apocalipse diz que no céu entoaremos a canção do Cordeiro e de Moisés (Apocalipse 15:3), que é uma canção sobre história passada. Logo, se vamos cantar sobre os grandes feitos de Deus na história, não podemos esquecê-los.
Mas aqui está uma dificuldade. A crucificação do Cordeiro foi uma das angústias do mundo. Foi horrível. Portanto parece estar no grupo das coisas que não deveriam ser mais lembradas - foi tão doloroso.
Então a minha conclusão é: O que esqueceremos e o que lembraremos não é uma simples classificação de bom ou ruim. Ao invés disso, esqueceremos e lembraremos das coisas de acordo com o que maximizará o nosso deleite em Deus. Se lembrar de algo intensifica a nossa adoração, nós nos lembraremos. Se atrapalha a nossa adoração, nós esqueceremos.
Como analogia, considere isto. Em Filipenses 3:13-14, Paulo diz: “mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Então Paulo parece recomendar “esquecer” o passado. Mas em Efésios 2:11-12 ele diz: “Lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne... estáveis naquele tempo separados de Cristo.”
Desse modo, quando eu tento discernir o que deveria ser lembrado e o que deveria ser esquecido, eu respondo: Lembre-se de qualquer coisa que aprofunde o seu amor para com Cristo e o seu zelo em obedecer, e esqueça de tudo o que paralisaria o seu desejo de segui-Lo com alegria.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Não Vive Na Prática De Pecado John Piper
Artigos Duas Razões Pelas Quais o Amor Nos Protege do Engano John Piper
Artigos John Bunyan John Piper
Artigos Se o Nosso Morrer for uma Disciplina? John Piper
Artigos Por que motivos devemos orar John Piper
Artigos Continuar Casado Não Depende de Continuar Apaixonado John Piper
Artigos Existe uma Maneira de Ser Feliz, Mesmo na Tristeza John Piper
Poesias Dons espirituais John Piper
Artigos O propósito de Cristo na evangelização John Piper
Artigos Jesus Cristo é a Única Esperança de Salvação? John Piper

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 97.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62430 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61864 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61627 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61571 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61520 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61000 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60392 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60334 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60264 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60215 Visitas

Páginas: Próxima Última