Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O direito de greve no serviço público
SindisPGE

Resumo:
Diretor de sindicato explica a legitimação da greve como direito do servidor público

A Constituição Federal de 1988 reconheceu a legitimidade dos conflitos decorrentes das relações de trabalho no serviço público, assegurando aos ocupantes de cargos e empregos públicos o direito à organização sindical e, como seu corolário, o exercício do direito de greve como direito social fundamental. No plano internacional, o exercício do direito de greve já havia sido conquistado com a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que foi celebrada no ano de 1978 e ratificada pelo Brasil em 2010. Esta Convenção, todavia, ainda depende de internalização no nosso ordenamento jurídico nacional, por meio da edição de lei que regulamente esta matéria.
Na ausência de regulamentação desta Convenção, o Supremo Tribunal Federal determinou que, nos casos de greves deflagradas por servidores públicos, devem ser aplicadas as regras previstas na Lei Federal nº 7.783/89 que dispõem sobre o exercício do direito de greve para os trabalhadores da iniciativa privada. Desta forma, um diploma legal elaborado para a iniciativa privada está sendo aplicado em uma realidade completamente diferente, sendo desconsideradas as peculiaridades existentes no serviço público.
Além do direito de greve, a Convenção 151 da OIT também trata da obrigatoriedade da instauração de processos que permitam a negociação coletiva das condições de trabalho entre as autoridades públicas interessadas e as organizações de trabalhadores. Hoje, não há previsão legal no que se refere ao direito à negociação coletiva, não sendo possível obrigar a autoridade pública a receber e negociar as demandas dos servidores, o que leva, em muitos casos, a deflagração da greve como único (e não como último) instrumento de pressão dos servidores. Desta forma, quem acaba perdendo é a população que se vê obrigada a conviver com paralisações de atividades essenciais que poderiam ser evitadas em áreas como educação, saúde, transporte e segurança pública.
No dia 7 de de março foi dado mais um passo em direção à efetivação deste direito, com a publicação, no Diário Oficial da União, do decreto que promulga, no nosso ordenamento jurídico, a Convenção 151 da OIT. Com esta promulgação, o Estado brasileiro renova com a OIT o seu compromisso de adequar a legislação nacional aos princípios da Convenção, ainda que o Decreto não especifique um prazo para isso. Agora, resta aguardar, dos nossos Poderes Executivo e Legislativo, vontade política para que este direito seja finalmente implementado por meio da edição de uma lei regulamentadora.

Daniel Franco Martins
Diretor do SINDISPGE/RS (Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul)
www.sindispge.com.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52828


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Nelson Mandela SindisPGE
Artigos Servidor público estadual: SindisPGE
Artigos Mais uma luta SindisPGE
Artigos Confiança em alta, funcionalismo em baixa SindisPGE
Artigos O servidor público e as manifestações SindisPGE
Artigos Hora de Contabilizar os Avanços SindisPGE
Artigos Fase de Balanço e Reconstrução SindisPGE
Artigos Interesse Público? Nem Tanto... SindisPGE
Artigos Servidores da PGE permanecem em greve SindisPGE
Artigos Por que o servidor da PGE está em greve? SindisPGE

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54785 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54780 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54639 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54540 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54495 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54487 Visitas
Amores! - 54480 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54442 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54372 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54365 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última