Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RIO DE JANEIRO: 448 ANOS. QUE BELEZA!
Mauro Wainstock

Resumo:
Sou carioca, nasci assim. Como eu, só há 6,3 milhões no mundo. Destino ou acaso, um caso de amor profundo.

Sou carioca, nasci assim. Como eu, só há 6,3 milhões no mundo. Destino ou acaso, um caso de amor profundo.
Com mate e biscoito Globo, o tempo todo. Na onda, o doce balançar, da espuma gelada do chopp e da clara espuma do mar. Sou da gema. É fácil fazer poema. Difícil é não apreciar a beleza natural, que se diverte com o patrimônio cultural. Deslumbra e inspira. Os encantos são mil: naquele abraço do Gil ou de braços abertos no cartão postal. Sempre alto astral, na agitação do Rio 40 graus.
A alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudade... No som, transformaram a garota do Tom/Vinícius em sucesso mundial. Um dom. Criaram o corpo dourado, eternizaram o sol de Ipanema. Lugar da elegância, do estilo, do charme. Muito bacana!
Lembrei da princesinha Copacabana, que se tornou universal pelo mar e única no réveillon. Lá morei e namorei, tomando água-de-coco no calçadão. Depois, casei e mudei. Para a Lagoa. Ah... uma pintura! Diariamente vale a pena admirar, melhor até caminhar.
E recordar o imortal Machado, da Academia; o abusado Garrincha, a alegria do povo, que entortava os "Joãos". E falando em alegria, povo e João, aquele nota 10, que tinha Trinta como apelido, e que nem carioca era, reinventou o novo, transformou o lixo em luxo. E era ovacionado na passarela.
Tanto na avenida como na torcida: emoções fortes, polêmicas maiores. No Maraca, vibração com o meu Mengão, vitorioso também no Engenhão. Time do coração, sem comparação. Quero cantar para o mundo inteiro a alegria de ser rubro negro... e orgulho de ser carioca!
Ser carioca é andar com sandália em qualquer lugar. É sair à noite de bermuda. É contrariar o vento nas ruas tranquilas da Urca, meditar na Floresta da Tijuca, admirar a vista do Arpoador, andar de bike na chuva, curtir o silêncio do Jardim Botânico, esquecer da vida nas areias do Leblon. É encontrar o riso em cada esquina, o churrasco em cada domingo, a pelada em cada rua. É ser acolhedor e sonhador. Otimista e intimista. É viver a tradição e ferver na ebulição.
Rio de Janeiro: a capital sorridente. No Catete, o legado de cada presidente. Naquele tempo, nenhum carioca. Dois Fernandos assumiram no Planalto. O primeiro, Collor de Melo, deixou o Palácio ausente. O outro, mais recente, Henrique Cardoso, foi eleito novamente.
Histórias também não faltam na noite da Lapa, nostalgia de um passado não tão distante; hoje cada vez mais pulsante. Em Santa Tereza, os inesquecíveis bondes levavam o ilustre passageiro, de belo tipo faceiro, salvo pelo Rum Creosotado. Transportes comportados, nos anos dourados. Memórias do Colégio Militar e do Instituto de Educação, época do pedido da mão. Nos bares da vida, o garçom fazia o favor de trazer depressa, uma boa média que não fosse requentada... quanta nostalgia!
Hoje, há o Alto Leblon e o Baixo Gávea. Do alto da janela, o arco-íris contrasta com a favela. Se Paes é a atual esperança, temos que ter muita paz e confiança. E eternamente agradecer ao português Estácio, merecidamente homenageado com nome de bairro, estação do metrô e nas escolas: de samba e de formação.
Seria injusto selecionar um local para destacar. O Rio de Janeiro continua lindo... Uma cidade maravilhosa para viver e visitar, para os mais exigentes agradar. Foi aqui onde escolhi morar. Foi aqui que conheci minha alma gêmea e meus gêmeos nasceram. É aqui que o passado agradece, o presente acontece e o futuro promete.


Biografia:
Jornalista / Cronista / Editor de livros Formado há mais de 20 anos, é jornalista, publicitário, pós-graduado em marketing pela FGV e pela ESPM. Ao longo da carreira, foi homenageado em quatro livros e por várias publicações especializadas. Também recebeu os seguintes reconhecimentos profissionais: “Prêmio Adolpho Bloch de Jornalismo”, “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, “Prêmio Homem de ação, homem de valor”, “Moção de Louvor”, “Honra ao Mérito”, “Certificado de Excelência”, "Moção de Louvor-Embaixador da Paz no Mundo", "Medalha Albert Sabin/Direitos Humanos", "Dignidade e honra ad immortalitatem - Acadêmico Correspondente e Grande Chanceler da Academia de Artes, Ciências e Letras". O ALEF News/comunidade judaica, veículo que dirige desde 1995, com 45 mil leitores em 40 países, foi qualificado pela ONU como “fonte de referência séria para veículos nacionais e internacionais”. Entre os veículos que frequentemente reproduzem reportagens publicadas no ALEF News está o francês "Le Monde". Ele iniciou sua vida profissional na Rede Manchete de Televisão, quando a emissora ainda era dirigida por Adolpho Bloch. Durante muitos anos, atuou como jornalista econômico, quando entrevistou autoridades e destaques empresariais, e também, por longo período, trabalhou no Departamento de Marketing/Comunicação do Citibank, época em que o banco foi agraciado várias vezes com o "Marketing Best" e o "Prêmio Colunistas". Atualmente, edita livros/sites/jornais, produz conteúdo para veículos impressos/digitais e é professor de comunicação/marketing, além de frequentemente ser convidado para proferir palestras e apresentar programas televisivos. Desde 1995 é sócio-fundador da MW Comunicação, empresa que desenvolve projetos jornalísticos e editoriais.
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas RIO DE JANEIRO: 448 ANOS. QUE BELEZA! Mauro Wainstock


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54981 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última