Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Recortes do NEPOTISMO: jogo da desigualdade
Tânia Du Bois


     Na tentativa de retratar os recortes do nepotismo como jogo da desigualdade, considero os problemas éticos que formam o corpo da responsabilidade e me possibilitam, como leitora e cidadã, adquirir familiaridade com o tema recorrente do pensar na busca da relação entre a verdade e a desigualdade.
     Desmascaro as imagens em que, com dificuldades, sobrevivo das frustrações e surpresas, pelo medo do futuro em que, quando no nepotismo, somos o retrato inquietante da cena de peixaria, a troca em uma mão lava a outra, ao se venderem pelo peixe ofertado. Aqui, lembro Baltasar Gracián, “O saber e o valor alternam grandeza... Homem sem luzes, mundo às escuras”. Nesse sujo jogo, os princípios de liberdade e de justiça não sobrevivem, pois a mentira sempre se adianta e não deixa lugar para a verdade, nem o entendimento é posto a nu nas ações pautadas pelo processo utilitário de meios e fins, demonstrando que o nepotismo adquire realidade própria.
     Minha visão irônica é de uma tragédia que se transforma em horror, visto que o jogo da desigualdade me provoca a típica reação de rir para não chorar, onde o nepotismo não é escondido, e eu pago o preço do destemor sem limite. Cabe-me encontrar o caminho para renegar a sua prática: essa troca de insignificâncias. Cada um precisa ter seu código de postura, ético e moral, medidas qualitativas para impedir que ocorra o nepotismo e, com esperança e coragem, denunciá-lo. Traduzo essa amarga visão, que é o nepotismo rascante e certeiro da irrecorrível condição humana, no sentido de me manter moral e eticamente sadia, como parte da sociedade.      Digo que o fim é conseguir escapar dos danos causados pelo ato, mas o mais difícil é responder se existe esperança sobre seu o fim. Carlo M. Martini diz que “A esperança faz do fim, “um fim”.
     Vivo com a indiferença e a inconsistência em relação à prática do nepotismo, porque elas refletem a perspectiva da fictícia liberdade de escolha, em que o jogo da desigualdade muda de figura e sentido, confundindo o desempenho e o mérito com o parentesco, em cruel pesadelo. Percebo que hoje existe a vontade generalizada do povo em não se deixar enganar. O sentido da esperança e o problema da desigualdade podem dar lugar à mudança com exemplos que mostrem ao brasileiro haver a possibilidade e a capacidade de se dizer não ao nepotismo.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55792 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54826 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última