Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS DEZ MANDAMENTOS – Parte 10
Silvio Dutra

8 – Oitavo Mandamento (Êx 20.15)

“Não furtarás.”.

Se por princípio, como de fato ocorre, nada podemos fazer a não ser por permissão ou concessão de Deus, pois está em Seu poder nos abrir portas ou fechá-las, impedir-nos de avançar ou fazer-nos avançar; de nos enfermar ou manter saudáveis; de nos conceder ou não dons e talentos, então é correto afirmar que tudo o que uma pessoa possa obter neste mundo, terá sido por esta permissão ou concessão divinas.
Em sendo assim, tudo o que obtivermos de modo fraudulento e desonesto, por meio de roubo ou furto, também ocorrerá dentro desta permissão de Deus, mas não de sua concessão e muito menos consentimento, pois o mandamento afirma: “não furtarás.”.
O mandamento aponta pois em essência para o dever de todo homem de se contentar com aquilo que possui, e de ser honesto em tudo aquilo que fizer, primando sempre em não trazer qualquer prejuízo ao seu próximo, tirando dele o que lhe pertence por direito, natural ou legal.
Deus prometeu cuidar de todas as necessidades de Seu povo, e assim, se alguém dentre os cristãos, se entrega à prática de furtos pensando necessitar disto para garantir a sua sobrevivência, está dando, antes de tudo uma grande prova da sua incredulidade quanto à grande verdade que Deus proverá todas as necessidades de seus filhos.
E sabendo que Deus provê, o mandamento por outro lado nos alerta sobre o dever de dar e emprestar para promover o bem do nosso próximo, em vez de o prejudicarmos defraudando-o, pois o Senhor tem prometido dar com medida sacudida e recalcada a todo o que der generosamente.
Quanto mais o homem semear, mais ele colherá. Assim, o caminho para a verdadeira prosperidade não é furtar, mas ao contrário, dar e emprestar. Pois o que dá e empresta será abençoado por Deus, e o que furta será castigado e corrigido por Ele, pois o mandamento diz: “não furtarás.”.


9 – Nono Mandamento (Êx 20.16)

“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.”.

O sentido deste mandamento é que Deus é a verdade e portanto abomina a falsidade, e por conseguinte é nosso dever cultivar a verdade e a sinceridade de uns para com os outros.
Então nunca devemos prejudicar o nosso próximo com calúnias e falsas acusações, não apenas em juízo, como também na vida privada, por meio de mexericos contra a sua pessoa com a clara intenção de prejudicar a sua reputação, honra, ou causar-lhe qualquer outro tipo de dano.
Evidentemente, está embutido neste mandamento, um outro de mesma natureza: “não mentirás.”.
Se Deus é a verdade, Ele é certamente contra todo tipo de mentira, e a Bíblia ensina claramente que o pai da mentira e do engano é o diabo.
Satanás ataca a reputação do próprio Deus e procura convencer as pessoas por meio de enganos, que Deus não é bom, não é verdadeiro, não é fiel, não é justo, apontando-lhes principalmente os sofrimentos que têm neste mundo, mas nunca lhes diz que tudo isto é consequência do pecado, e não por causa de uma suposta indiferença de Deus para com os sofrimentos da humanidade.
Desta forma, o diabo tem espalhado todo tipo de juízo falso, seja baseado na ignorância ou não dos homens, que conduz a toda sorte de afirmações mentirosas por parte deles, a respeito de Deus e do próximo, por avaliações que são baseadas em aparências, na própria maldade, e quase nunca na justiça e na verdade.
Ao ordenar que não se dê falso testemunho contra o próximo, não se deve julgar que toda verdade relativa ao próximo deve ser testemunhada contra ele.
Pois o amor cobre multidão de pecados, e há situações em que pecados que não sejam de domínio público e nem contra o corpo de Cristo, senão contra a própria pessoa que o praticou, devem ser tratados com mansidão e longanimidade, por aqueles que são espirituais, pois o mandamento evangélico é que os fracos devem ser amparados, os desanimados consolados, sermos longânimos para com todos, e mesmo os insubmissos devem ser admoestados, isto é, aconselhados (I Tes 5.14).   
O nono mandamento tem em vista principalmente preservar a honra do próximo, e certamente isto não seria alcançado se toda verdade relativa ao que tenha feito venha ao domínio do conhecimento público, a pretexto de que temos o dever de expor toda a verdade.
A verdade deve ser sempre seguida, mas devemos também sempre lembrar que a misericórdia triunfa no juízo.
Se em nosso zelo pela verdade formos tomados pelo desejo de expor a pessoa à vergonha pública, já não andaremos de acordo com esta mesma verdade, que nos impõe o dever de levarmos as cargas uns dos outros (Gál 6.1,2).    


10 – Décimo Mandamento (Êx 20.17)

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma que pertença ao teu próximo.”.

O pecado da cobiça é geralmente alimentado pelo pecado da inveja.
Deus é amor, e o amor não é invejoso, porque em vez de se entristecer com a prosperidade do próximo, ao contrário se alegra com ela, porque vê nisto a manifestação dos atos de bondade de Deus.
A inveja é um pecado terrível que não admite que outros sejam ou tenham mais bens e honra do que nós.
E assim não somente se alegra com a ruína do próximo, como também não admite que ele sequer se aproxime perigosamente, segundo a nossa perspectiva invejosa, do mesmo nível em que nos encontramos.
A cura deste pecado está em nos compararmos com Deus que é infinitamente mais elevado do que nós, e assim seremos mantidos em humildade ao nos compararmos com outros, vendo que por mais que um homem, seja quem for, possa ser ou ter neste mundo, comparado com o que Deus é e possui, ele é menos do que uma gota que cai de um balde, e assim, estaremos guardados por conseguinte do pecado da cobiça, por pensar que seremos felizes se tivermos ou formos mais do que a pessoa que invejamos é ou possui.



Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61631


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62669 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62652 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62500 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62469 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62468 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62446 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62444 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62428 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62420 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62417 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última