Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO?
DIRCEU DETROZ

Ele já ganhou um bordão. “O julgamento do século”. Que pode muito bem terminar na “pizza do século”. Seja como for, o julgamento que começa essa semana do STF, (Supremo Tribunal Federal), vai ser um julgamento feito para as elites. Num país despolitizado como é o Brasil, muitos nem saberão do que se está falando.

Alguns apostam que o julgamento será um divisor. Outros perguntam se será um julgamento político. Eu apostaria num circo. Com grande chance de nunca terminar. Talvez, uma grande parte da população não estará nem aí. É compreensível. Neste momento, o que interessa mesmo são os holofotes. E esses não faltarão.

Muitos ainda juram que o mensalão nunca existiu. Que foi uma grande armação da oposição para desestabilizar o governo Lula. O julgamento está aí. Os réus estão aí. Com o mensalão a porta da corrupção escancarou-se. Tivemos conhecimento de como funciona os esquemas de desvio de dinheiro em troca de apoio político.

E já me perguntei muitas vezes, como o ex-presidente Lula, passou incólume por tudo isto. Ainda mais estranho foi o papel da oposição. Muito forte naquele momento. E que sem uma explicação logica, foi fundamental na blindagem do ex-presidente. Salvo por nunca “saber de nada”.

E se Lula não está, o Partido dos Trabalhadores como um todo, estará no banco dos réus. Réus que serão julgados por cinco Ministros do Supremo colocados lá pelo próprio ex-presidente. E mais um que durante muitos anos prestou serviços ao PT. Devemos sempre acreditar na boa fé e na lisura desses Ministros. Eu esperava que alguns deles levantassem o dedo, e se declarasse impossibilitado do julgar.

O Supremo Tribunal Federal tem nas mãos uma rara oportunidade de mudar a cara de uma nação inteira. No que diz respeito à justiça, e o que ela representa. Não usaria o bordão de “julgamento do século”. Porque depois, o sabor da pizza pode ser ainda pior. Que pode ser um divisor na nossa História, isso é uma certeza.

E haverá muitas variáveis com força bastante para atrapalhar a vitória da justiça. O número de réus é absurdo. Cada um com um tipo de culpa. Que no fim terá um tipo de sentença. Estou curioso pelas penas. E se elas serão cumpridas. Fico com a impressão que estará mais para um grande circo mesmo.

Mesmo porque, à medida que o julgamento vem se aproximando, o natural seria ver os réus cada vez mais pressionados. E aconteceu justamente o contrário. A pressão passou para os Ministros do Supremo. Até de convites para jantares com ex-presidente, ficamos sabendo. Acho que vou sair. Vou comprar o meu nariz de palhaço. Antes que acabe o estoque.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52964


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54630 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54556 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54278 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54033 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54001 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última