Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Coerência relativa.
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
Nosso glorioso “G.M” já declarou guerra aos loiros de olhos azuis. Não há novidade nenhuma ao afirmar que o endividamento das famílias está em patamar bem diverso que o verificado quando da ocorrência da marolinha 1.0.

A importância do setor automobilístico para o crescimento do PIB não precisa ser demonstrada, embora a visão de avenidas cada vez mais entupidas possa causar um impacto sobre o PIB, que vá além de ferir nossa retina. É natural que a indústria automobilística através dos seus representantes solicite maiores facilidades. O que causa estranheza é o fato de o governo cogitar unicamente na ampliação do crédito, quando é sabido que nossos automóveis estão entre os mais caros do planeta – para os importados foram colocadas barreiras, cuja existência pode não ser do agrado da OMC, mas à la guerre, comme à la guerre. Nosso glorioso “G.M” já declarou guerra aos loiros de olhos azuis.
Não há novidade nenhuma ao afirmar que o endividamento das famílias está em patamar bem diverso que o verificado quando da ocorrência da marolinha 1.0. No entanto, numa manobra de intervencionismo puro, nossos dirigentes pretendem forçar os bancos oficiais a melhorarem as condições de financiamento, utilizando o binômio juros mais baixos e prazos mais esticados. É previsível um aumento da inadimplência nessas condições, afinal de que vale pagar a 55° parcela de um carro cujo valor caiu drasticamente, seja qual for o valor da prestação. Mais surpreendente é o projeto de criação de uma Empresa de Gestão de Ativos – Emgea – (O Estado 19/5 B2) verdadeira lixeira destinada a recolher os créditos podres, já existentes e em previsível alta, das instituições de crédito oficiais, isso com recursos do Tesouro, como se esse dinheiro caísse do céu, como se a esses créditos podres se pudesse associar algum valor significativo. Depois, virá a discurseira costumeira. “Os bancos privados (que não disporão dessa preciosa muleta) não colaboram”. Dar corda aos consumidores para se enforcarem não parece ser a melhor idéia. Para os amadores de metáforas, já que a imagem de levar um cavalo até o rio é diferente de obrigá-lo a beber, tenha causado o furor oficial, talvez parafrasear Mark Twain que (entre outros) disse que o banqueiro oferece um guarda-chuva quando faz sol e o nega quando chove, alterando-o para “o banqueiro oferece o guarda-chuva, quando espera poder recebê-lo de volta”, não suscite a mesma indignação (ou como dizem os compatriotas de Jerome Valcke: un caca nerveux).


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente. Um contador de histórias na velha tradição, empregando recursos que vão mostrar ao mundo em que vivemos, algo que pudesse estar perdido. Preparem-se, portanto, para uma surpresa que virá atrás da outra. Pois, Alexandru Solomon, além de humor, vai mais fundo. Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste` (contos e crônicas) e ´Plataforma G`, além de vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita.

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 61644


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Alternativas Alexandru Solomon
Crônicas Solidão Alexandru Solomon
Crônicas Página virada Alexandru Solomon
Artigos PRÓXIMA ESTAÇÃO: O ENCILHAMENTO Alexandru Solomon
Artigos Absurdo Alexandru Solomon
Artigos Vergonhosa marca registrada Alexandru Solomon
Artigos Lucy revê suas anotações. Ich bin ein Absurdistaner Alexandru Solomon
Artigos Lucy consulta suas notas de viagem Alexandru Solomon
Crônicas O mundo gira Alexandru Solomon
Crônicas Ópera Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62580 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62558 Visitas
Faça alguém feliz - 62552 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62546 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62542 Visitas
Idéais - valmir viana 62526 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62525 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62512 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62510 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62500 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última