Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A DECISÃO DE PENSAR
Separação
wagner paulon

Resumo:
As principais tarefas psicológicas da criança pequena con¬sistem em aperfeiçoar sua capacidade de falar, aprender mais coisas a respeito de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, resolver alguns de seus problemas básicos de vida, tornar-se indivíduo separado e, finalmente, fornecer energia aos estados do ego de Adulto.

Conselho Brasileiro de Psicanálise
( I.N .N.G.)
http://www.cobrpsi.org

A DECISÃO DE   PENSAR
(Separação)


Dr. Wagner Paulon
1975 - 2012

As principais tarefas psicológicas da criança pequena con¬sistem em aperfeiçoar sua capacidade de falar, aprender mais coisas a respeito de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, resolver alguns de seus problemas básicos de vida, tornar-se indivíduo separado e, finalmente, fornecer energia aos estados do ego de Adulto.

Aos 18 meses de idade, muitas crianças sabem dizer mais do que vinte palavras. Falam por meio de frases curtas: “Par, bô” (“Parem de crescer e de cobrir minhas mãos, bolhas!”), “Vê, eu!” (“Espia enquanto subo nessa cerca!" e "Mostro você!”). Seu período de atenção aumenta e são capazes de se sentar e de olhar para alguma coisa em suas mãos durante alguns minutos sem se entediar. Também desenvolvem um melhor sentido de tempo. Sabem o que “agora” significa e que “mais tarde” não é “agora”.

Crianças nesse estágio estão preocupadas com o que lhes pertence, à medida que começam a discriminar entre elas pró¬prias e os outros. Isto significa o despertar de um sentido de identidade separada. Aqueles cujos estados do ego de Adulto ainda não estão plenamente ativados brincam perto de, mas não com, outras crianças. Precisam de um certo tempo para poder lidar com seus próprios sentimentos e os de outros. Uma criança mais velha, já disposta a usar seu Aa, pode sair-se muito bem em suas relações sociais, fazendo concessões, divertin¬do-se e usando de tato.

A crescente liberdade com que movimentam o pulso nesse estágio permite que possam começar a tratar das tarefas de se vestir (podem, por exemplo, tirar a roupa sozinhas) e também girar a maçaneta das portas (e por isso desfilar nuas na rua!).

Tornam-se mais competentes em determinadas atividades como encher e esvaziar copos, encaixar coisas etc. Continuam também atentas aos resultados de seus experimentos à medida que vão ingressando nos seus estados do ego de Adulto.

Além de saber equilibrar melhor seus corpos, as crianças aprendem gradualmente a andar para trás e a sentar-se de cos¬tas numa cadeira. É este um avanço intelectual de grande importância. As crianças têm que captar a ideia de que a cadeira (e, por extensão, o resto do mundo atrás delas) continua existindo, mesmo quando não está mais à vista. Têm também que relacionar a imagem da cadeira em suas mentes com a sensação de alguma coisa que sentem na parte de trás de suas pernas.

O Treino no Uso do Toalete

Nesse estágio, as crianças começam a perceber que têm uma parte de trás. Tomam conhecimento de determinadas áreas de seu corpo e dos produtos que eliminam.

Demonstram que percebem estar com as fraldas sujas andando com os pés bem abertos. Também aprendem a observar o reflexo da eólica - uma ligeira cãibra que anuncia a chegada de mais material a ser eliminado na seção final do intestino grosso e estimula a necessidade de esvaziá-lo. É preciso tempo e prática para aprender a relaxar o esfíncter anal e empurrar de maneira conveniente. Tal coordenação é aprendida mais facilmente numa atmosfera tranquila e na posição de cócoras. Um bom número de hemorroidas são adquiridas quando essa capacidade não é aprendida de modo efetivo.

O treino no uso do toalete deve ser aplicado gradualmente. As crianças aprendem a prender a urina e as fezes muito antes de serem capazes de deixá-las correr voluntariamente no urinol (da mesma forma que aprendem a segurar seis meses antes de aprender a largar).

Quando as crianças dispõem de algum controle (permanecem limpas por períodos longos), já se pode pensar em treiná-las no uso do toalete. Outros sinais importantes para identificar a prontidão para tal treinamento são:

1.   Níveis sofisticados de controle das partes inferiores do corpo   
       (correm, andam e sobem com facilidade).

2.     Percepção e insatisfação com as fraldas sujas.

3.     Um sistema de comunicação já desenvolvido ao ponto
      de poderem informar os pais do que está havendo.

4.     Já sabem como usar o troninho por terem visto outras crianças
      fazê-lo.

O treino no uso do toalete é parte de crescimento social. Nas famílias em que tais atividades são consideradas naturais, as crianças aprendem com facilidade.

Alguns pais se deixam influenciar por parentes ou por outras pessoas significativas; acabam então por adotar a opinião de outra pessoa a respeito de quando iniciar o treino, em vez de usar o seu próprio estado do ego de Adulto para decidir quando uma determinada criança está pronta.

♦-♦-♦


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 52853


Outros títulos do mesmo autor

Biografias SENHOR PROFESSOR DR.EDUARDO MASCARENHAS Wagner Paulon
Biografias DR. GASTÃO PEREIRA DA SILVA Wagner Paulon
Artigos A TRANSFERÊNCIA Wagner Paulon
Artigos TÉCNICA DA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos A VERDADEIRA E Á FALSA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos CONDIÇÕES DE ÊXITO PARA A CURA Wagner Paulon
Artigos A PSICANÁLISE NÃO É PROPRIEDADE PARTICULAR DE NINGUEM Wagner Paulon
Artigos A DESCOBERTA DA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos A ASSOCIAÇÃO LIVRE DAS IDÉIAS Wagner Paulon
Artigos CHICO MANCO “O ESPELHO DO BRASIL” (1) Wagner Paulon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54748 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54711 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54605 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54484 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54433 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54432 Visitas
Amores! - 54382 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54374 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54315 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54289 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última