Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sinto dor, existo.
maria esther delgado leite

Dores da alma. Dores físicas. Dores dos outros.
Envelhecer é isso?

Acredito que não, até porque tenho momentos de prazer, sem dor, mas as dores estão ocupando boa parte do que experimento. Vivo me perguntando: qual sentido isso tem pra mim?, em praticamente todas as situações que antes pareciam naturalmente compor minha vida.

Estou mais inquieta, se consigo driblar as dores físicas, sinto uma tremenda vontade de produzir algo. Daí nasceu a exigência de escrever, trocar experiências, trabalhar minha subjetividade no cotidiano. Entendem o que digo? Compartilhar é uma das palavras do momento, mas acredito cada vez mais que é um dos prazeres da 'mais idade'.

Do Dicionário do Aurélio, tomo emprestado algumas definições de 'velho'. "Gasto pelo uso" está tudo em mim que é osso. Entram em cena as drogas, lícitas, que ajudam nas articulações. Quanto aos exercícios, fundamentais na estimulação dos movimentos, tudo bem, caminho e danço com o maior prazer, desde que o corpo acompanhe o desejo. "Experimentado, veterano" é delicioso curtir nas relações de maneira geral, pois acostumada a transmitir ensinamentos na universidade, ter quem me ouça acarinha muito o narcisismo necessário ao querer bem a si mesmo.

A parte mais difícil, "Antigo", porque há quase 60 anos nascida, há muito tempo com muitos outros mais antigos que eu, traz por conseqüência a perda de pessoas queridas, admiradas, conhecidas, anônimas. Às vezes me surpreendo com a morte, uma atrás da outra, como que em série. Tem como se acostumar com isso?

Não é preciso sentir dor para existir. Mas a dor tem provocado em mim a necessidade de re-significações. Preciso rever modos de viver, talvez isso seja envelhecer. Acho que começa a fazer sentido.


Biografia:
Esther Delgado, Psicóloga, aposentada pelo Instituto de Psiquiatria/UFRJ, onde trabalhei no atendimento clínico em saúde mental de crianças, adolescentes e seus familiares. Prossigo na clínica, e também como supervisora do processo psicodiagnóstico, no âmbito privado. Escrevo sobre inquietações próprias do 'ser humano', que espero sejam compartilhadas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Contos Embalada pela Memória maria esther delgado leite
Ensaios Sinto dor, existo. maria esther delgado leite


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última