A leitura foi, é, e sempre será uma das maiores fontes de enriquecimento cultural, intelectual, espiritual, para o ser humano.
Atualmente, todos nós, crianças, jovens, adultos e idosos, possuímos inúmeros recursos para nos atualizarmos. Todos os dias somos sobrecarregados de informações, notícias, reportagens, que muitas vezes nos agradam, pelo contrário, nos entristecem com ações de violência que nos revelam uma enorme covardia; com a miséria nos deixando perplexos, num país que acordou somente há pouco com a fome, um problema crônico existente há tantos anos.
Mas precisamos ler fatos como esses também, para cada vez mais valorizarmos o que possuímos.
Ler para todas as pessoas principalmente nos dias de hoje, onde vivemos numa constante busca de estabilidade, em um mercado de trabalho completamente instável, onde o desemprego continua sendo um dos maiores obstáculos, na atual conjuntura econômica do nosso país, passou a ser uma obrigatoriedade.
Quem não lê, com certeza sente dificuldades para interpretar um texto; para condensar idéias; para gerar um processamento lógico ao redigir um texto. Sem a leitura, não sabemos escrever, não escrevendo entramos em um processo de não raciocínio, deixamos de pensar e não pensando não possuímos condições de aprendizagem, seja ela em qualquer etapa de nossas vidas.
Não conseguimos tirar proveitos e lições valiosas em nosso dia a dia. Lições que poderíamos colocar em prática, para vivermos melhor e saber aproveitar as oportunidades que nos surgem, seja no profissional, seja no sentimental.
O que precisamos é nos conscientizar e darmos exemplos e incentivo principalmente aos jovens de que a leitura é uma necessidade. Fazermos dela uma atividade prazerosa, mas não somente um “hobby” e sim enfatizarmos que ler é uma fonte de riqueza pessoal, de riqueza interior.
Todos os dias estaremos investindo em nós mesmos, se fizermos da leitura um hábito, um costume que nos mostrará a curto prazo um lucro, um retorno, nos proporcionando um modo de vida mais saudável, agradável e realista dos fatos.
|