Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Consultoria.
Conversa (des)afinada
Alexandru Solomon

Resumo:
Dramatizando, seria ele o próximo ministro a cair?

Um frisson (mais um) percorre a espinha dorsal da Nação. Será o ministro Fernando Pimentel culpado da vilania que vozes açodadas lhe imputam primeiro em surdina, e já em inconveniente crescendo? Estariam com razão aqueles que encontrarem semelhança com a famosa ária de Don Basilio: La calunnia è um venticello? Ou, deixando Rossini de lado, teria o atual ministro recebido uma remuneração por trabalhos sem ao menos (em dois casos) haver contratos que formalizassem termos e condições da prestação de serviços, substituídos pelo tradicional fio de bigode? A FIEMG utilizou efetivamente esses trabalhos de que seus associados precisavam? Dramatizando, seria ele o próximo ministro a cair? Por enquanto, Sua Excelência não pode ser acusado sem haver provas. Mas no caso presente, como no clássico exemplo da mulher de Cesar, é preciso além de ser honesto, parecer sê-lo.
Caso o ministro FP tenha prestado realmente consultoria, nada mais fácil de comprovar – lembrando que recolher IR sobre dinheiro recebido não significa ter sido a renda tributada resultado do trabalho de consultor solitário. Bastará mostrar os belos volumes encadernados nos quais Sua Excelência destilou sua perícia, no período de ‘quarentena’ em que a excelência limitava-se à qualidade do trabalho intelectual, colocado em dúvida por integrantes do detestável PIG. Na ausência desses vistosos cadernos, bastaria um (ou mais) pen drive. Palimpsestos poderiam ser aceitos, afinal, vale sempre a ‘última forma’.
Caso os trabalhos sejam confidenciais, por exemplo, um plano de contingência na hipótese de um tsunami em Minas, indique-se uma pessoa isenta – parece que ainda existem dois ou três exemplares em vida –, ou uma comissão com algum preparo para dizer à Pátria aflita: Os trabalhos existem e fazem sentido. Não será necessário responder à pergunta: Valeram o dinheiro gasto? Será desnecessário porque não existe uma tabela de custos de exprefeitofuturoministro/hora.Quem assistiu O belo Antonio, haverá de se lembrar da cena do lençol nupcial.     
Caso os trabalhos estejam no padrão – Nos trechos com neblina, use farol alto – com um pouco de cara dura, será possível dizer: Pagaram porque quiseram. Ninguém os obrigou.
Se não surgir algo ‘muito ruim’, tudo indica que o Sr. Ministro estará mais tranqüilo que a superfície do lago Baikal, em pleno inverno.
É isso aí.


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente. Um contador de histórias na velha tradição, empregando recursos que vão mostrar ao mundo em que vivemos, algo que pudesse estar perdido. Preparem-se, portanto, para uma surpresa que virá atrás da outra. Pois, Alexandru Solomon, além de humor, vai mais fundo. Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste` (contos e crônicas) e ´Plataforma G`, além de vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita.

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 61657


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Empresário Alexandru Solomon
Poesias Economia para não-economistas Alexandru Solomon
Artigos Coerência relativa. Alexandru Solomon
Poesias Demóstenes Alexandru Solomon
Artigos Mais efeito Tostiness. Alexandru Solomon
Artigos Discurso sem método Alexandru Solomon
Artigos Lirismo exacerbado. Alexandru Solomon
Artigos A agonia da decência Alexandru Solomon
Artigos Complexo de cidade sitiada. Alexandru Solomon
Crônicas Balões de ensaio Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 121 até 130 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
EXPLICAÇÃO PARA A ORIGEM DO INTELECTUAL - Lailton Araújo 62185 Visitas
- Ivone Boechat 62182 Visitas
ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL - FERNANDA GONZALEZ SILVA 62180 Visitas
Grãos de Areia - Keiti Matsubara 62180 Visitas
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62178 Visitas
Teu Lvro - valmir viana 62172 Visitas
Compra e Venda - José Ernesto Kappel 62168 Visitas
Equidade, Igualdade e Acolhimento na Educação Infantil - GABRIELA MACCARI 62167 Visitas
Ensaio sobre a decepção - Luzia de Fátima Ferreira Marques Oliveira 62165 Visitas
haicai 1 - Deborah Valente Borba Douglas 62163 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última