Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entre as Folhas
Lin Marx

Resumo:
"À beira do precipício só há uma maneira de andar para frente: é dar um passo atrás."

1. PRAIA – EXT – NOITE – CÉU ESTRELADO

FADE IN


O céu e as estrelas surgem lentamente no fundo negro.



FADE OUT

2. LAGOA – EXT – DIA

FADE IN


PÉROLA está deitada, boiando na água e olhando para cima. À sua volta algumas folhas flutuam. Outras folhas caem lentamente sobre ela. O reflexo da água é bem azul e as folhas estão bem verdes.



MONTAGEM PARALELA COM CENA 3.

3. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

CENA 3 SURGE APENAS EM CORTES RÁPIDOS, COMO SE A CENA 2 FALHASSE.


Pérola está deitada no chão. Ela tem aparência doentia. À sua volta estão vários pedaços de papel rasgado. Outros pedaços caem lentamente sobre ela.



FUSÃO DA CENA 3 COM CENA 4

4. JARDIM DE OUTONO – ABAIXO DA SOMBRA DA ÁRVORE – EXT – DIA

Pérola está deitada sobre folhas amareladas de outono, abaixo da sombra de uma árvore. Algumas folhas de outono caem lentamente sobre ela.



FADE OUT

5. JARDIM FLORIDO – EXT – DIA

O jardim possui flores de todas as cores. A grama é bem verde, há uma árvore no meio das flores. Pérola corre pelo jardim, quando subitamente tropeça.



6. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

Pérola cai no chão frio.



5-B. JARDIM FLORIDO – EXT – DIA

Pérola está caída. Ela nota uma pétala de flor fincada em seu pé. Pérola tira a pétala e sai pólen dourado pela ferida que a pétala deixou. Pérola pega um pouco do pólen e passa em seu rosto. Ela assopra a pétala e a pétala se multiplica, depois se transforma em borboletas, que rodeiam Pérola cada vez mais rápido.



7. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

A mão de Pérola rodeia um copo com uma colher. Dentro do copo está continuando a CENA 5-B, que está colorida. A mão de Pérola para de rodear o copo e derrama o líquido sobre a superfície. O SOM do líquido é destacado.



8. JARDIM DE OUTONO – EXT – DIA

Pérola ouve o SOM de bolhas emergindo, vindo de uma lagoa próxima. Ela vai até a lagoa e vê em seu reflexo o teto do quarto escuro, e sua imagem em PB debilitada e doentia. Pérola espalha o reflexo com sua mão.



9. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

A mão de Pérola derruba vários remédios, cadernos, uma garrafa d’água, uma colher e uma luminária ligada de uma escrivaninha que está em frente a uma janela aberta. Na janela é visto o céu estrelado, que está em cores. Pérola fecha subitamente a janela. A luminária continua ligada, pendurada pelo fio da tomada. Ao lado de Pérola há uma cama e, na parede, uma estante cheia de livros. Pérola tira todos os livros da estante. Ela joga uns sobre a cama, outros no chão. Começa a arrancar as folhas dos livros e as rasga. Ela chora desesperada enquanto arranca as folhas.



CORTA PARA FLASHBACK 1

F-1. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

A mão de Pérola rodeia um copo com uma colher. Há pedaços brancos se desmanchando dentro do copo.



FUSÃO DOS PEDAÇOS DO COPO COM AS ESTRELAS DO FLASHBACK 2.

F-2. PRAIA – EXT – NOITE – CÉU ESTRELADO

Aparece o céu estrelado. Logo abaixo está uma praia.



F-3. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

O fim da praia é vista colorida pela janela do quarto. A escrivaninha é vista de cima, com os remédios, os cadernos, a garrafa, o copo vazio, a colher e a luminária ainda sobre ela. Pérola está ajoelhada no chão, com vários livros abertos ao seu redor. Ela abre e folheia os livros apressadamente. Parece chorar. Pérola se levanta e vai até a escrivaninha, enche o copo com a água da garrafa e despeja um remédio sobre a água do copo. Ela rodeia o copo com a colher. Tira a colher e despeja o líquido do copo sobre a superfície da escrivaninha. Arremessa o copo entre os livros do chão e o copo se quebra.



ELIPSE

10. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

Pérola pega algumas folhas rasgadas e as joga no ar enquanto rodopia. As folhas giram ao seu redor. Ela parece um pouco mais calma, quando pisa em um caco de vidro, desliza e cai no chão.



ELIPSE

10-B. QUARTO ESCURO – INT – NOITE (PB)

Pérola está deitada no chão, chorando. Seu rosto está manchado com um pouco de sangue. À sua volta estão vários pedaços de papel rasgado. Outros pedaços caem lentamente sobre ela. Há um caco de vidro ensangüentado em sua mão. Ela para de chorar, estende lentamente os braços e encosta o caco de vidro sobre um dos pulsos. Ela afasta o caco de vidro do pulso, depois o aproxima novamente e faz um leve arranhão. Pérola afasta o caco e se prepara para fincá-lo no pulso. Sua vista começa a desfocar. Quando ela vai fincar o caco, as mãos coloridas de ALGUÉM seguram as mãos de Pérola. Tudo ainda está desfocado. Pérola amolece e deixa o caco de vidro cair de sua mão. Alguém se ajoelha no chão e a pega no colo, tira o sangue de seu rosto e a abraça. Pérola chora e começa a ficar colorida. Água começa a entrar pela porta do quarto. As paredes do quarto vão se desfazendo.



FUSÃO DA CENA 10-B COM A CENA 11

11. PRAIA – EXT – AMANHECER

Pérola e Alguém ainda estão abraçados, com a água da praia molhando os pés e joelhos de Alguém. Pérola está mais tranquila.



ELIPSE

FUSÃO DA CENA 11 COM A CENA 12

12. PRAIA – EXT – MANHÃ

Pérola está sentada na praia, olhando para o mar.


FIM.


Este texto é administrado por: Aline Islane Marques
Número de vezes que este texto foi lido: 55525


Outros títulos do mesmo autor

Roteiros Entre as Folhas Lin Marx
Poesias A alegria dos porcos capitalistas Lin Marx
Contos Chuva Lin Marx
Contos Corrida do Chapéu Lin Marx
Poesias Brasil: Brasa Jovem Lin Marx
Poesias Máscaras Lin Marx


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Jurgen Habermas, a razão é apenas instrumental - Giulio Romeo 56 Visitas
🔴 Os últimos serão os primeiros - Rafael da Silva Claro 55 Visitas
Friedrich Hegel e o idealismo absoluto - Giulio Romeo 54 Visitas
COMPOSTAGEM - FERNANDA GONZALEZ SILVA 54 Visitas
Futebol paulista em 2024 - Vander Roberto 53 Visitas
🔴 Oportunista, por que não? - Rafael da Silva Claro 50 Visitas
O niilismo no senso comum da atualidade - Giulio Romeo 49 Visitas
Hedonismo e suas formas claras de explicação - Giulio Romeo 48 Visitas
São só automóveis, satélites, foguetes e robôs 🔴 - Rafael da Silva Claro 48 Visitas
O papel do gestor escolar na atualidade - Célia Soares da Silva 48 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última