Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O adulador
Alci Massaranduba

No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta conta que a expressão “puxa sacos” surgiu a partir de uma gíria militar. "Puxa-sacos” eram as ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem", conta. Hoje, o termo significa alguém que tenta agradar demasiadamente o chefe ou outra pessoa qualquer.
Esse tipo de pessoa é desprezado no ambiente de trabalho, além de ser motivo de zombarias por parte dos colegas. A piada abaixo exemplifica bem a figura do bajulador no imaginário popular.
Aquele funcionário muito puxa-saco diz para o chefe:
- Só adoro duas pessoas no mundo... E a primeira é o senhor!
- Muito obrigado! Mas quem é a segunda?
- Quem o senhor indicar, claro!
Alguns chegam a listar algumas atitudes básicas do "puxa saco". Alguém pensou até em elaborar uma lista com o comportamento típico de tal sujeito. Veja a lista abaixo e tire as suas próprias conclusões:
1. Quando o chefe chegar seja o primeiro a dar bom-dia, com um grande sorriso nos lábios.
2. Toda vez que seu chefe espirrar diga “saúde”, não importa a quantidade de espirro.
3. Morra de rir das piadas que seu chefe conta, mesmo que seja a mais sem graça do mundo.
4. Cole um adesivo no carro com a seguinte frase: “Eu amo meu Chefe”.
5. Tente se parecer ao máximo com seu chefe.
6. Nunca saia do escritório antes dele.
7. Demonstre sempre muita eficiência.
8. Quando te passar uma tarefa, faça-a o mais rápido possível.
9. Seja sempre muito atencioso com seu chefe, demonstrando sempre muito carinho por sua pessoa (cafezinho, chazinho, biscoitinho, presentinhos são sempre uma boa atitude).
Fonte:http://fronteiraaberta.blogspot.com/2009/09/definicao-do-termo-puxa-saco.html

Tenho as minhas próprias observações a respeito de tal lista. Vamos analisá-la ponto a ponto e tentar descobrir se realmente nos engradamos na categoria especial dos puxa sacos.
1- Creio que dar um grande sorriso para todos não é ser "puxa saco", o que é inapropriado é dar um bom dia apenas para o chefe, e os demais colegas, não merecem o mesmo tratamento?
2- Desejar boa saúde é sinal de cordialidade. O mesmo princípio deve ser adotado. O chefe é um colaborador como outro qualquer, o que o diferencia é a sua função de liderança.
3- Às vezes rimos das piadas mais sem graça, apenas para agradar ao nosso colega ou chefe. Se o colega contar uma piada ruim e o chefe também, não faça força para rir, pois todos devem ser tratados iguais, independente da hierarquia. Às vezes, para não constranger o humorista fazemos uma força danada para rir. Se for o chefe ou outro colega qualquer, tenha a mesma atitude.
4-Cole um adesivo no carro com a seguinte frase: "Eu amo os meus colegas de trabalho". A equipe deve ser exaltada e não um nome em especial.
5- Se o chefe possuir certas virtudes, tais como: visão, criatividade, confiança, honestidade e humildade não há nenhum problema em imitá-lo. O que é bom deve ser copiado e o que é ruim evitado.
6- Certas situações exigem que você saia do escritório depois do chefe. Não há necessidade de sempre esperá-lo. Na maioria das vezes, você será o primeiro a sair, mas se tiver que ficar até mais tarde, em ocasiões especiais, não significa que é puxa-saquismo da sua parte.
7- Demonstrar eficiência não é sinal de bajulação, mas sim de profissionalismo. É exatamente isso que a empresa espera de você. Ao entrar na empresa você vai se deparar com muitas barreiras para se atingir a eficiência, principalmente dos colegas de trabalho. Existe toda uma cultura interna de como o trabalho deve ser feito. Diante da ineficiência, a eficiência não é muito bem vinda. Se os seus planos são de crescimento profissional, busque sempre a eficiência. Em alguns ambientes de trabalho a fama de ser bajulador será inevitável. Exemplificando: Se a maioria dos funcionários acostumou-se a chegar sempre atrasado, eles vão tentar te convencer a fazer o mesmo. Você pode entrar no jogo deles ou agir diferente, se, porém, for pontual, despertará a irá de alguns que já se acostumaram a chegar sempre atrasados.    
8- Realizar uma tarefa com dinamismo e agilidade sempre que possível é demonstrar comprometimento com os objetivos da organização e com os seus planos de crescimento profissional.
9- Sempre devemos ser atenciosos com todos, não apenas com o chefe. O chefe merece a nossa atenção tanto quanto os demais colegas de trabalho. O que a empresa e o seu chefe espera de você é a qualidade no desempenho das suas funções. Lembre-se que a grande maioria dos chefes não confia nem um pouco nos bajuladores.
Cumprir com as nossas responsabilidades no ambiente de trabalho é sinal de que somos realmente profissionais. Existe uma verdadeira cultura em grande parte das organizações- fazer o mínimo possível. Qualquer um que realizar o seu trabalho com um pouco mais de dedicação, fatalmente levará a fama de ser "puxa saco". Ninguém deveria ser promovido apenas por bajular alguém influente ou ser amigo do diretor da empresa. É pena que muitas vezes a participação no jogo de futebol ou no churrasco de domingo fale mais alto do que a competência, principalmente diante de uma promoção. O bajulador só existe porque há muitas pessoas que gostam de ter o ego exaltado pela sua presença.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59429


Outros títulos do mesmo autor

Infantil O presente Alci Massaranduba
Crônicas Diga "Não" quando necessário Alci Massaranduba
Crônicas Qual é a graça? Alci Massaranduba
Artigos Maravilhosa profissão Alci Massaranduba
Contos O despertador Alci Massaranduba
Infantil O gato manhoso Alci Massaranduba
Poesias Mensagem de Natal Alci Massaranduba
Poesias O mais belo ser Alci Massaranduba
Crônicas Vencendo as barreiras Alci Massaranduba
Crônicas Oportunidades Alci Massaranduba

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 33.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Criação - valmir viana 60083 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 60080 Visitas
Escrevo - Terê Silva 60074 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 60063 Visitas
Fazendo bolo - Ana Mello 60052 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 60050 Visitas
ELA - sigmar montemor 60045 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 60038 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60036 Visitas
"Esbarrando no amor" - mayana tellys 60024 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última