Todo mundo diz que os olhos são a luz da alma.E se pensarmos bem e prestarmos atenção no olhar de uma criança poderemos intuir o que se passa dentro dela.
Voce já ouviu um pai falar:olhe para mim quando falo com voce?
O olhar pode ser desprezo,mêdo,sinceridade,recusa,alegria,amor,um pedido de ajuda,um agradecimento,ignorância,espanto e muitos outros.
A menina dessa história quase sempre transmitia tristesa no olhar.
Sentada na calçada em frente sua casa ela pensava:porque será que ninguém se lembra do meu aniversário?
Ouço dizer por aí,que aniversário é festa e que as crianças ficam com os olhos cheios de alegria!Mas,nos meus olhos hoje,só sinto cair essa lágrima quente,e fico aqui sentada e escondo de toda gente!
Meus pensamentos voam como passarinhos livres,de repente olho para o jardimem frente a minha casa e vejo meu avô.Meus olhos se encheram de alegria,como é bom o meu avô...
Mas,quando ele vem chegando bem perto de mim,vejo que elel traz uma caixa grande.Meus olhos transmitem curiosidade,o que será?
Quando vou ao seu encontro e lhe dou um beijo,ele diz :esta caixa é para voce!Meus olhos transmitem espanto!Pra mim,porque vô?
Hoje é seu aniversário,mas também do meu patrão,ele então mandou eu trazer,isto para voce.
Vamos olhar para ver? meus olhos transmitiam curiosidade.
O que será meu presente?
Quando abro a caixa ,que alegria!era um joguinho de chá rosa!
O vô,como ele sabe que eu gosto tanto de brincar de casinha?
Meus olhos transmitiam encantamento!
Tinha 6 xícaras de chá,6 pires ,um açucareiro,um bulinho,e também uma bandejinha para servir o chá.
Nossa,nossa que euforia que meus olhos transmitiam,entrei em casa gritando:olha vó o que eu ganhei? o meu primeiro presente. Minha avó ficou com os olhos cheios de água,e falou :vamos fazer um cházinho de verdade,para inaugurar o seu lindo presentinho.
E assim daquele dia em diante,no dia do meu aniversário,eu sentava no portão e ficava com os olhos bem abertos,para ver lá no jardim,meu avô que aparecia com o presente do patrão.
Nossa!eu pensava sou uma criança de sorte de fazer aniversário,no mesmo dia que o patrão do meu avô.E,todos os anos mandava um presente para mim.
Hoje penso com tristeza:o patrão já morreu e eu não sou mais uma menina.Mas,como foi bom este homem,permitiu que a menina tivesse vários olhares e vivenciasse vários sentimentos:espanto,curiosidade,alegria,agradecimento!
Prestem muita atenção crianças:quando ficarem adultos e souberem de alguém,que faz aniversário,mas nunca ganha presentes,ajude e dê um bem simples,pois aos olhos de quem ganha,será um ENORME presente.
|