Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um lugar de mudanças
Alci Massaranduba

O ser humano sempre procurou se comunicar com os seus semelhantes. A comunicação surgiu da sua necessidade em expressar os seus sentimentos, divulgar as suas descobertas, as sua ideias, além disso, sempre houve a preocupação em deixar registrado para a posteridade os seus feitos.
Na antiguidade, os textos eram copiados a mão numa tarefa penosa e que exigia extrema concentração, além disso, gastava-se muito tempo para terminar um livro, ou mesmo outro texto qualquer. Devido a essa limitação, poucas obras podiam ser escritas, sendo a sua divulgação muito difícil, somente os detentores do poder econômico, filosófico e religioso é que tinham acesso a esses textos, pois o seu preço era alto, impossibilitando o acesso da grande maioria das pessoas. Com o desenvolvimento da imprensa com tipos móveis reutilizáveis por Gutenberg em 1455, a humanidade passa por uma das suas maiores transformações. O conhecimento armazenado em livros, antes disponível para uma minoria e com custos elevados passam a ser produzidos em série, barateando o seu custo. Penso que nem mesmo o genial Gutenberg conseguiu visualizar o impacto que a sua invenção traria para a disseminação do conhecimento humano.
Atualmente, temos livros dos mais diferentes formatos, preços e cores. Para cada tipo de assunto temos um livro específico. Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos anos, penso que nada substitui o prazer da leitura de um bom livro. Desde a mais tenra idade nos encantamos com ele. É um amigo que nos acompanha por toda a vida. O livro tem a capacidade extraordinária de nos transportar a épocas diferentes, nas suas páginas nos emocionamos, nos divertimos, viajamos por todo o mundo sem sair do lugar, conhecemos povos diferentes e suas culturas, conhecemos a história do nosso país e do mundo, temos contato com todas as descobertas científicas e muitos outros assuntos interessantes.
Imagine se você tivesse a disposição, reunidos num só lugar, centenas ou mesmo milhares de livros de todas as áreas do conhecimento humano, todos juntos lado a lado, organizados por assuntos. Um lugar onde o passado, o presente e o futuro andassem de mãos dadas, um lugar de novas descobertas, um lugar rico em ensinamentos, um lugar de encantamento onde a imaginação pudesse correr solta. Não seria maravilhoso? A boa notícia é que esse lugar existe de verdade. Eu e você podemos usufruir de tal lugar tão especial. Que lugar é esse? É claro que é a biblioteca. A biblioteca é uma fonte inesgotável de estímulo ao aprendizado.
Na medida em que vamos conhecendo melhor a realidade do mundo que nos cerca é que vamos libertando-nos da ignorância que ainda mantêm cativos milhões de pessoas no nosso próprio país. É somente através da educação que o homem pode ser realmente livre, dono do seu destino. Uma sociedade onde exista o hábito da leitura é uma sociedade rica em todos os sentidos. Se quisermos viver em uma sociedade mais justa, precisamos constantemente de um estímulo a mudança, digo isso pelo fato de que ainda não temos o hábito da leitura. A nossa atitude precisa mudar! O uso constante do acervo de uma biblioteca é uma ferramenta poderosa para que os nossos anseios- sociais e pessoais, sejam uma doce realidade. O conhecimento liberta, mas a ignorância escraviza.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Reviravolta Alci Massaranduba
Poesias O mal do século Alci Massaranduba
Contos Bife acebolado Alci Massaranduba
Crônicas Jeitinho brasileiro Alci Massaranduba
Crônicas Amigo indesejável Alci Massaranduba
Poesias Um lugar de mudanças Alci Massaranduba
Contos Reação inesperada Alci Massaranduba
Crônicas Uma grande lição de vida Alci Massaranduba
Crônicas Heróis das ruas Alci Massaranduba
Poesias A cama Alci Massaranduba

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 33.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62694 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62662 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62520 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62508 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62484 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62472 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62465 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62459 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62456 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62448 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última