Resumo: Informações para crianças acima de 7 anos.
A onça é o símbolo da fauna brasileira,encontrada em reservas florestais,só come carne,é carnívora.É o maior mamífero do Brasil,come 2kilos de carne por dia.Pesa mais ou menos 115kilos e mede2,60 de comprimento.
Apesar de ser temida foge dos seres humanos,invade fazendas as vezes quando está a procura de comida.Fazendeiros matam para defender seu gado.Comem
capivaras,macacos,jacarés,tartarugas e até jibóias.Sua mordida atravessa o crânio dos animais.
Gestação de 100 dias,nascem de 3 a 4 filhotes.
Em cativeiro vivem até 20 anos.mas as selvagens vivem muito menos.Animal em extinção,maior ameaça:desmatamento,caça pela pele,comportamento dos pecuaristas que caçam ou envenenam para proteger o gado. |
Sabe minha criançada que lá no meio da floresta a onça é respeitada.Ela é o animal mais rápido que existe,sabe subir em arvores,sabe também nadar,mas é que neste dia resolveu passear.
Chamou os seus filhotes que eram 2 machinhos e 1 fêmea.Saiu todasatisfeitapara fazer seu passeio,e bem no meio do caminhoencontrou D.Coruja que era cabeleleiralá daquela floresta.
Bom dia!D.onça:disse o cabelereiro,olhando para os filhotes e dizendo com alegria:Mas,como são lindos seus filhos,são mesmo uma lindeza.Apareça qualquer dia para aparar os seus pelinhos.
Os machinhos nem ligaram continuaram a brincar!Mas,a fêmea pequenina começou a perguntar?
Quando que vamos lá?
Perguntou a sua mãe.
A mãe respondeu:não sei não,mas porque minha filhinha?
Sabe o que é mãe:enjoei dessas pintinhas e quero tingir meu pelo quero ficar branquinha.Mas o que é isso filha!onça branca não existe,são tão lindas suas pintinhas.
Mas,a onçinha ficou trite,queria tanto ser branquinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Passado alguns dias ,ela vivia triste,lá na sua toca,e dizia a todo mundo:
QUERO TANTO SER BRANQUINHA!!!!!!!!!!!!
Ela tanto falou,falou,que sua mãe concordou:vou levá-la a cabelereira
para tingir o seu pêlo vai ficar toda branquinha,igualzinha um coelho.
E,assim ela fez,a onçinha tingiu o pelo e ficou toda branquinha.
Daquele dia em diante,perdeu sua identidade,pois aonde ela passava escutava:olha que bicho estranho,é branco como coelho,mas tem as orelhas curtas,acho que é um gatinho.
A onçinha ficou brava,e dizia logo,logo:eu sou uma onçinha e vou ser muito respeitada,minha pele é valiosa ,mas todos davam risadas.
Ha,ha,ha, isso é uma onça?Só se for um fantasma,porque a pele da onça tem pintas que são lindas e voce não tem é nada!!!!!!!!!!!
A onçinha cada dia foi ficando mais envergonhada e com isso aprendeu
que cada animal tem sua beleza.E que nunca somos iguais por mais que a gente tente.
E,assim D.Onçinha voltou a cabelereira e falou:por favor D.Coruja,tira logo essa tinta,pois onça que é onça mesmo,é toda cheia de pinta.
Moral da estória :devemos saber respeitar as diferenças.
|