Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Bate e Assopra
Joseph Shafan


O vento bate, o vento sopra, mas é a natureza própria dele. "Vejam de quantas coisas precisa o ateniense para viver", teria dito Sócrates ao atravessar o mercado de Atenas querendo dizer, em realidade, que nada daquilo era o essencial para o viver, no sentido de vida plena (vida feliz), a partir do que os 'kynismós' passaram a demonstrar que a felicidade advém de causas internas. Mas a acepção contemporânea, inculta e vulgar em si muito pela inépcia no letrar-se, de má-fé fez transformar o significado do latim derivado do grego 'cysnismu' para imoral ou obsceno. Um conhecido 'joguinho' que muitas lideranças fazem deliberadamente para manter o jugo sobre o geral. É um jogo mordaz (latim medieval 'mordax', o que morde) que aposta sempre na 'memória curta' do público. Nesse mundo de internet, de "Chats, Mentiras & vide o 'fake'" (alusão ao 'cult-movie' Sexo, Mentiras e Videotape - Sex, Lies and Videotape, de Soderbergh) muito se repete o 'que sempre funciona': o 'jogo do morcego' ou 'iô-iô emocional'. Morcego, como se sabe, é mundialmente associado ao vampirismo, mas esse jogo está também ligado ao ditado alemão "muitos inimigos, muita honra" no uso da tática do morde-e-sopra (famosa como 'bate e assopra' em nosso rincão). A expressão é oriunda do ditado da língua portuguesa "Faz que nem morcego: morde e sopra". Temos também em nossa língua o verbo intransitivo 'morcegar' (explorar, sugar, tirar partido) e o recente (mas nem tanto) uso de 'amorcegar' dizendo ser o mesmo que embromar (amorcegar, palavra cunhada na visão de que o morcego, que tem asas, também tem pêlos, indefinindo-se entre 'bicho de pêlo e bicho de penas'). O 'morde-e-sopra' (ou bate-e-assopra) retrata a sutil picardia (covardia?) como o caso entre o Vaticano e Galileu que poderia apenas satisfazer a união de um sádico com um masoquista. Cervantes já disse "¡Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!"... a internet também pode provar isso. O vento bate, o vento sopra, mas é a natureza própria dele.




Biografia:
Escrevo porque gosto de transmitir em palavras o que penso.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O futuro está em nossos pés Joseph Shafan
Haicais Valorosa Joseph Shafan
Poesias Condolências Joseph Shafan
Cartas Para Amy Joseph Shafan
Poesias As Noruegas de Adolf Laden Joseph Shafan
Crônicas Boa Semana (apesar dos programas de TV do domingo) Joseph Shafan
Infantil O Lobo e o Cabritinho: Joseph Shafan
Ensaios PAZ AOS DE BOA VONTADE Joseph Shafan
Crônicas Desarmamento Joseph Shafan
Haicais Ao sabor do vento Joseph Shafan

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 60.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69080 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57978 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57632 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55199 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54935 Visitas

Páginas: Próxima Última