Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Marina: Voto Branco
Coerência e Consistência
Xiko Acis

Resumo:
Qualquer que seja o tipo de apoio que a Marina ou o Partido Verde der, fará com que suas propostas se esvaziem, o partido se esvazie e a própria Marina caia na vala do político comum. Aquela mesma vala que abriga os Tiriricas da vida.

Sou um dos 19.636.359 de eleitores que votaram na Marina Silva (PV) para Presidente. Esse volume de votos contrariou a maioria das pesquisas dos institutos. Não é a primeira vez que eles erram e não será a última. Agora vamos para o segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Os dois candidatos: Serra (PSDB) e Dilma (PT) precisam dos votos dos eleitores da Marina para ganharem as eleições. A grande pergunta que fica é: Quem a Marina vai apoiar neste segundo turno? Sabemos que essa é uma definição que envolve tudo o que há de pior na política brasileira: partidos, alianças, cargos, negociações, favores etc.

Eu já tenho minha posição. Eu votei verde no primeiro turno. Votei pela sustentabilidade do planeta. Agora eu vou votar branco. Vou votar pela paz (de espírito). Vou votar pela coerência e consistência que tive no primeiro turno. No meu entender a Marina não deveria apoiar ninguém e pedir para seus eleitores votarem branco.

As propostas são diferentes e não tem como juntá-las. Não combinam na sua essência. Não combinavam antes das eleições do primeiro turno, por que vão combinar agora? Se a Marina apoiar algum dos candidatos, me sentirei traído. Sei que essa decisão não depende somente dela, porém sempre será uma escolha pessoal também. Ninguém nesse mundo é obrigado a nada. Ela pode romper com o partido e manter sua escolha, ou ela pode definir seu apoio e justificar (para sempre) que foi uma decisão do partido. Lembrando que cada escolha, uma renúncia.

Em todos os debates transmitidos pela TV ou pela internet, Marina sempre teve uma postura digna. Sempre colocou que suas propostas diferiam das de Dilma e de Serra. Sempre procurou mostrar que seu projeto contempla o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente. Sempre levantou a bandeira da sustentabilidade que muitas pessoas, eleitores, acataram e seguiram. Se tudo o que foi dito foi sincero, por que apoiar alguém no segundo turno? Qualquer que seja o tipo de apoio que a Marina ou o Partido Verde der, fará com que suas propostas se esvaziem, o partido se esvazie e a própria Marina caia na vala do político comum. Aquela mesma vala que abriga os Tiriricas da vida.

Os políticos devem aprender que a ética está acima de todas as instituições e pessoas. Ou se é ético ou não. Não existem pessoas e instituições 99,9% éticas, da mesma forma que não existem políticos 99,9% honestos. Essa definição deve sair logo, pois já foi articulada antes mesmo do primeiro turno. Eu manterei meu voto em branco seja qual for a decisão. É minha forma de demonstrar que as propostas apresentadas pelos candidatos não me interessa.


Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Primavera/2010


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 63945


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Educação Física para além das quatro linhas - Matheus Henrique Silva de Oliveira 65166 Visitas
Sou ET - Jonas de Barros Vasconcelos 64963 Visitas
O sofrimento desnuda - Kinara Vitória de Sousa Santos 64389 Visitas
Uma vida Cyberlife - Caliel Alves dos Santos 64377 Visitas
Qual é o melhor local para vender artesanato online - Antonio 64345 Visitas
O que é vaidade? - Patrícia 64333 Visitas
TALVEZ - Ylnara Sama 64313 Visitas
A SAIDEIRA - André Chamun Calazans 64297 Visitas
ESCADA DE TROVAS(Nº 1) QUANDO O CARNAVAL CHEGAR - Sílvia Araújo Motta 64267 Visitas
O niilismo no senso comum da atualidade - Giulio Romeo 64216 Visitas

Páginas: Próxima Última