Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mecânica da Postura Sentada
Adalberto Romualdo Pereira Henrique



     Mecanicamente, durante a postura ortostática (em pé) a carga imposta sobre a coluna lombar é de aproximadamente 60% do peso corporal individual, enquanto na posição sentada isto se eleva para 70%, e pode ultrapassar este valor com o tronco inclinado (BANKOFF et al. apud YONAMINE, 1995).
Grandjean (1998) coloca que a carga imposta à coluna é de 1.5 vezes maior quando o indivíduo está sentado do que quando em pé.
     Knoplich (1982) cita o exemplo da carga exercida no interior do disco intervertebral L3 (3º vértebra lombar), em diferentes posições. Assim, para uma pessoa de 70 kg, quando deitada em decúbito dorsal, o disco suporta uma carga de 25 kg, deitada lateralmente, se eleva para 75 kg, ficando em pé, 100 kg e se ficar sentada a carga imposta ao disco aumenta para 150 kg, assim sendo possível observa-se que, quando se está sentado, a pressão sobre os discos vertebrais é maior do que quando se está em pé. Contudo, a pressão exercida sobre a coluna vertebral é distribuída, graças a um eficiente trabalho conjunto de músculos, articulações, fáscias e ligamentos, entre os discos intervertebrais durante a permanência no estar sentado.
     A compressão nos discos vertebrais pode ser acentuada por um único esforço ou pela fadiga instalada em decorrência do período prolongado de trabalho, tornando a musculatura tensa, enfatiza Achour Júnior (1996). O autor comenta que o homem moderno realiza atividades que o obrigam há permanecer muito tempo sentado ou em pé, situações que exigem estabilidade músculo - articular para conservação da postura.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52964


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
em meu coração existe uma tempestade - Riz de Ferelas 29 Visitas
🔴 A arte de enganar - Rafael da Silva Claro 14 Visitas
O que uma viagem ao Atacama aos 70 me ensinou. - Rodrigo Nascimento 13 Visitas

Páginas: Primeira Anterior