Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     Depois do movimento alienista, observou-se a necessidade de humanização das práticas hospitalares de todos aqueles que já se encontravam cronificados dentro de uma instituição hospitalar. (DE CARLO, 2006)                                                            
A percepção do hospital como de rede ambulatorial implica a obediência da lógica das necessidades do sistema loco - regional de forma que, além da retaguarda assistencial, ele pode oferecer apoio logístico ao funcionamento da rede. O atendimento ambulatorial de especialidades ou as unidades de saúde de referência, devem dispor de recursos humanizados e materiais para dar suporte ás ações da Unidade Básica de Saúde, bem como os hospitais devem repensar sua estrutura e dinâmica de atendimento para garantir a aplicabilidade das ações de reabilitação o mais precocemente possível quando da instalação de deficiências, ou implantar ações de prevenção no sentido de evitá-las ou não seu agravamento (SOARES, 1990).
     Inserido na prática ambulatorial, o terapeuta ocupacional tem como objetivo primordial a qualidade de vida do individuo hospitalizado e sua manutenção depois da alta hospitalar, em torno do dimensionamento das condições e necessidades como ambiente e da relação com a família e equipe, considerando sua globalidade e integralidade.                               
Torna-se fundamental o desenvolvimento de programas de intervenção que possam abranger a complexidade dos aspectos referidos, buscando investir na ambientação, na humanização e no cotidiano da clientela internada no hospital, e de suas interfaces com família e equipe, para assim obter um resultado satisfatório. (SOARES, 1990, p. 56-57)                              
A implantação das novas propostas de atuação do terapeuta ocupacional em contextos hospitalares tem levado á revisão das representações socialmente construídas de seu papel profissional, com maior integração e reconhecimento de seu trabalho pela equipe de saúde.


Autores:
Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Aline Oliveira Pais


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Rosmitter, o boêmio - Rafael da Silva Claro 19 Visitas
🔴 A arte de enganar - Rafael da Silva Claro 3 Visitas
O que uma viagem ao Atacama aos 70 me ensinou. - Rodrigo Nascimento 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior