Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ficha Limpa
Políticos Preparados
Xiko Acis

Resumo:
Para isso temos que nos mobilizar e, através de uma verdadeira revolução civil, não precisa ser com armas, obrigarmos os políticos a se prepararem intelectualmente.

A falta de seriedade na política brasileira inspira o que há de mais negativo no ser humano. Quem deveria ser um exemplo ilibado de caráter e personalidade, é quem mais esculhamba com todas as virtudes que, obrigatoriamente, um homem público deveria ter.
Sou a favor não só da ficha limpa, como de um preparo intelectual maior de todos servidores públicos, em especial os políticos. Não podemos aceitar que pessoas ignorantes, de índole duvidosa, de propósitos obscuros, sem conhecimento apropriado, entrem para a política, governem e votem leis de interesse do povo.
Pessoas dessa natureza não podem representar nem elas quanto mais uma população. Deveríamos ter escolas de nível universitário, preparatórias para desenvolvimento de políticos e, para exercer qualquer cargo do legislativo e executivo, o candidato deveria ter diploma de político reconhecido.
Não é assim com os médicos, advogados, dentistas, engenheiros e inúmeros profissionais que, com muito esforço, se preparam para exercer suas atividades de forma coerente e com conhecimento adquirido?
Por que para ser político, aceitamos qualquer cidadão de qualquer natureza e preparo? Você faria uma cirurgia cardíaca com um pedreiro? Dificilmente!
Quais são os nossos maiores problemas sociais? Não são: segurança, educação, saúde e moradia? Então, se são esses os maiores problemas, não seria razoável pensar que para resolvê-los, deveríamos ter pessoas de competência e caráter excepcionais? Por que então delegamos para pessoas totalmente despreparadas a responsabilidade de resolver esses problemas?
A resposta é simples e doída: a maioria da população é ignorante e vota nesses políticos em função de falsas promessas que elas não conseguem discernir se podem ou não ser realizadas. Assim, cria-se um círculo vicioso: população ignorante, político ignorante. Romper com este círculo seria exigir que políticos em geral tivessem formação e preparo para governar.
Para isso temos que nos mobilizar e, através de uma verdadeira revolução civil, não precisa ser com armas, obrigarmos os políticos a se prepararem intelectualmente. Na verdade o buraco é mais embaixo. Se tivéssemos uma educação estruturada e de qualidade, todos os cidadãos estariam aptos a serem políticos. Como não temos e não é interesse da classe política que tenhamos, nos resta a mobilização em torno do tema.
O projeto “Ficha Limpa” passou pela Câmara e pelo Senado. No texto, mudaram os tempos de alguns verbos para deixarem algumas brechas que, na interpretação, permita um pouco mais de falcatruas. Mas, apesar disso, o cerco está fechando!!!

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Outono/2010


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 29050


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66234 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55161 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43709 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43333 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42941 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40870 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39782 Visitas
Amores! - 38244 Visitas
Desabafo - 37486 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 37468 Visitas

Páginas: Próxima Última