Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
VILA ISABEL
Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo

VILA ISABEL
Noel Rosa, uma das maiores expressões poéticas da nossa música popular, amava e exaltava em suas composições o bairro carioca onde nasceu e foi criado, Vila Isabel. De fato, nos tempos de Noel o bairro era um dos mais tranquilos da cidade maravilhosa, onde a população do asfalto vivia em plena harmonia com os habitantes do morro. Tanto era verdade que o poeta da Vila dizia em uma de suas mais conhecidas obras:
“ Lá em Vila Isabel quem é bacharel não tem medo de bamba".
Se Deus ao fazer o mundo privilegiou um local onde a natureza oferecesse o que há de mais belo, esse local é o Rio de Janeiro. No entanto, o Diabo, sempre procurando macular as obras divinas, também fez das suas e resolveu introduzir na cidade uma horda de distribuidores da hóstia de Satanás, ou seja, as drogas e seus componentes trágicos, como as guerras de facções, os assaltos, a marginalidade.
O bairro de Noel Rosa, local até então prazeroso para se viver, bairro agradável, bem localizado e próximo ao centro, bairro de casas antigas, bairro boêmio e orgulho de seus habitantes, recentemente, passou a ocupar o noticiário como o centro de uma guerra entre facções criminosas em que até um helicóptero da polícia é derrubado por armas de alto calibre.
Ainda bem que Noel há muito não está entre nós para ver a transformação que as forças do mal fizeram em seu recanto poético. Ele já não teria argumentos para defender seu bairro como o fez ao dizer que “a Vila não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também.” Atualmente, o que a Vila está mostrando não é samba, como mostrava também em passado mais recente o nosso querido Martinho, mas uma série de acontecimentos que envergonha a todos que amam não apenas aquele bairro, mas a própria Cidade Maravilhosa.
O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil e seu cartão postal. Tudo o que acontece no Rio, seja para o bem ou para o mal, repercute muito mais do que em qualquer outra cidade. Recentemente o povo brasileiro saiu às ruas para comemorar a mais importante vitória esportiva que uma cidade pode ter, que é sediar os Jogos Olímpicos. Só espero que os lamentáveis acontecimentos sirvam de advertência às autoridades, pois para realizar um evento da grandeza de uma Olimpíada não basta construir estádios e alojamentos, é imprescindível que a guerra contra a marginalidade também esteja ganha.


Biografia:
Geraldo Affonso é professor,radialista, advogado e membro da Academia Ouro-finense de Letras e Artes. Apresenta aos sábados, a partir de meio-dia e meia na Rádio Difusora Ouro Fino um programa de entrevistas, voltado, principalmente, para a cultura, que pode ser ouvido pela Internet no site www.difusoraourofino.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52858


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Guido Rocha Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Ensaios CASSIANO RICARDO, UM POETA DO SÉCULO XX Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Ensaios A TRAJETÓRIA POÉTICA DE MAURÍCIO DE MORAES Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 14 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
87 anos da morte de Noel Rosa - Vander Roberto 9 Visitas
RH ruins e etaristas - Vander Roberto 8 Visitas
Oração do amanhecer - Ivone Boechat 7 Visitas
O desatre no RS em Maio/2024 - Vander Roberto 3 Visitas
🔴 Os esquerdistas invadem a América - Rafael da Silva Claro 2 Visitas

Páginas: Primeira Anterior