Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Lágrima de Dona Dora Dorinha
Marcio Buriti

Resumo:
Ela trazia uma marca no rosto: o riso. O riso como o riso é: sem toque nem retoque. Ver lágrima no rosto de Dona Dora Dorinha era se apartar do mundo, diziam. Mas, um dia, uma lágrima escorreu-lhe pela pele frágil mas cuidada...

©Márcio Buriti

“Povoado do Corumbá, (sumiço de) Goiás, abril de 1986.
Amigo,
Respondendo à sua missiva...”


AOS 86 ANOS, o corpo feliz e leve como uma folha seca. Os olhos são de um verde que mal se vê, e, por toda a vida, o cabelo — agora todo prateado — está ajeitado e preso.
Nunca se casou. Um dia, o coração lhe pôs palavras na boca: “Não sinto o moço. Quiçá esteja ele além dos mares, e, os mares... Ah, os mares são azuis por distantes!”.
“Seu rumo foi outro” — diz qualquer do povoado — Foi ajudar gentes. Tem os pés nesse trilho desde pequena. Puxou à mãe, embora o pai — que morrera antes de sua vinda ao mundo — o fosse assim também”.
“Sempre com uma marca no rosto: o riso. O riso do jeito que o riso é: sem toque nem retoque. Os mais antigos falavam dela a Santa que sorri. Chamam-na foras de hora, não importa vento ou chuva. Remédio de se tomar ou passar, ela não usa. Usa o sorriso, algumas palavras e o silêncio. Como se diz aqui: ela sorri à dor; fala à dor; cala a dor”.
     “Um dia, um porém. Mas, é assim: chega hora em que entre a gente e a vida cai-se um porém feito fruto maduro. Deu-se que, numa madrugadinha em que se ouviam aproximarem os trovões, uma mãe viúva foi à sua janela. Chamou-a pela fresta, em tom súplice e silencioso:
     — Dona Dora Dorinha, a minha menina, a Luísa, está fraca na cama. Não diz nada desde ontem quando chegou da cidade, pouco antes das estrelas. Está esquisita, tem os olhos só para o telhado. Lágrimas lhe correm sem parar. A senhora precisa ver que dó”.
     Luísa! Luísa era um facho de luar. Tanto o era que os olhos sonhadores, reparando-a, levavam ao coração o brilho do luar. Tanto o era que um dia, um poeta quis cair nos seus braços feito um pingente; quis ser pássaro para merecê-la. Agora, Luísa, aos dezesseis anos e uns dias, está quieta na cama. Os olhos, negros como a primeira noite da vida, estão inertes, escapando água pelos cantinhos.
     Dona Dora Dorinha foi vê-la. Sentou-se na beira da cama, pegou-lhe a mão e a beijou. Luísa virou-se para ela, mas não a olhou nos olhos. Já a benfeitora demorou nela o olhar, como se lhe houvesse entrado na alma. Por mais lhe fugia a moça, mais ela via a sua alma às escuras, sem prenúncio de luz.
     A mãe de Luísa entrou no quarto, envolvendo com a mão o toco de vela. Quis saber sobre a filha:
     — Dona Dora Dorinha...
     Quis, diz-se e pronto, porque, ao ver a benfeitora se erguer da beira da cama com lágrima escorrendo sobre a pele frágil, mas cuidada, a mãe viúva sentiu o mundo afastar-se. Ver lágrima no rosto da Santa que sorri, dizia-se, é isso, é se apartar do mundo.
     A pobre mãe ainda insistiu, mas dona Dora Dorinha virou-se e se foi. Quando o dia amanheceu sem chuva e trovões, os gritos dementes da mocinha Luísa ecoaram-se pela colina. ”Quero o meu filho de volta!”, ela gritou até o fim da sua vida, o que se deu dois dias depois.
Antes de terminar a carta, o informante passou a caneta duas vezes sobre a mesma frase: “que triste ouvir a menina gritar pelo filho que lhe tiraram”. Depois, finalizou: “Dona Dora Dorinha morreu um ano depois. Morreu dormindo. Antes de ir para a cama, porém, perguntou por você. Abraço amigo”.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52802


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Gente da Banda de Lá Marcio Buriti
Poesias A Lágrima de Dona Dora Dorinha Marcio Buriti
Contos Dorme Vovó que o Bicho Vem Pegar Marcio Buriti
Crônicas Um Dia com a Minha Vizinha do 302! Marcio Buriti
Crônicas Desabafo Natural Marcio Buriti
Contos No Rastro da Memória do Peão Estradeiro Marcio Buriti
Contos Zé Mosquito. Marcio Buriti
Contos O Homem que Caminhava à Noite Marcio Buriti
Contos Tõe Periquito o Artista Inesperado do Circo Marcio Buriti


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55831 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55104 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55053 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54801 Visitas

Páginas: Próxima Última