Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tempo
Crítica a busca da eternidade
Xiko Acis

Resumo:
O que é o tempo?: “Se você não perguntar, eu sei o que é; se quiser que eu explique, eu já não sei mais”. Essa definição interessante é de Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido como Santo Agostinho.

que é o tempo?: “Se você não perguntar, eu sei o que é; se quiser que eu explique, eu já não sei mais”. Essa definição interessante é de Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido como Santo Agostinho. Em sua obra denominada: Confissões, esse filósofo coloca sua posição em relação ao tempo, com o objetivo de propor discussões e visões críticas sobre a relação do ser humano com o tempo. No senso comum, temos apenas a noção de três tempos: Passado, Presente e Futuro. Para alguns, o presente é uma ilusão, pois se o segundo que está por vir é futuro, e o segundo que já passou é passado, então qual seria o tempo presente?
     Os gregos definiram o tempo de várias formas. Duas formas que acho mais interessantes de definir o tempo são: Chronos e Kairós. Chronos é o tempo seqüencial e cronológico, é a forma racional do tempo que mede as horas, dias, anos etc; Kairós é a forma qualitativa do tempo. Trata-se do tempo indeterminado, ou seja, dos nossos momentos inesquecíveis e de qualidade. Tem relação com o que sentimos quando passamos por determinada experiência de vida. É um tempo emocional e sensível que, por vezes, não sabemos explicar.
     Enfim, o assunto: tempo, sempre foi e sempre será um dos assuntos prediletos da filosofia como um todo. No senso comum, o tempo é tratado de forma vulgar e apenas cronologicamente. A maioria das pessoas vive em função de um passado e/ou de um futuro se apegando as coisas e/ou desejando outras que melhorem suas vidas. Pensam muito pouco sobre a vida em si e como ela é apenas um ciclo em todo o processo de existência do ser humano. Não sabem envelhecer e aceitar que esse é o processo natural de uma vida. Buscam a eternidade dentro de um tempo que é finito ao ser. Em função desta distorção, fazem coisas absurdas e perigosas. Um volume monstruoso de negócios vive em função desta distorção na compreensão do tempo: Indústria de cosméticos, farmacêutica, de cirurgias plásticas estéticas, entre outros.
     Só a indústria de cosméticos no Brasil, movimentou em 2009, mais de 2 bilhões de dólares de um negócio de alguns trilhões de dólares no mundo. Retardar o envelhecimento mantendo a “aparência” jovem é a grande mola propulsora desta indústria. Ser jovem por um determinado período de tempo já não basta. É necessário “parecer” jovem por mais tempo de nossa existência. Não aceitar a natureza do envelhecimento natural é moda e mostra que a pessoa é determinada e não acomodada. Essa é cultura dominante e que as indústrias que vivem dela fomentam.
     A finitude do ser é fato. Esticados ou enrugados sempre teremos o mesmo fim. Nos aceitar como somos é o início da evolução humana.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Verão/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52878


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56761 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55115 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55066 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54954 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54816 Visitas

Páginas: Próxima Última