Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O SER HUMANO EVOLUIU. SERÁ?
teresa armando elios da silva

Resumo:
Um parâmetro acerca dos costumes de séculos que nos provocam repulsas e que vemos se repetir diáriamente.

O SER HUMANO EVOLUIU? SERÁ?
Comumente ouvimos dizer, hoje é muito melhor de se viver que antigamente ou não, antigamente era muito melhor.
E agora? Como nos sentimos e enxergamos essa evolução?
No terreno da ciência, é inquestionável, descobertas surpreendentes que facilitaram o cumprimento das tarefas rotineiras até as mais complexas, diversões foram criadas através de brinquedos eletrônicos, barreiras geográficas foram diminuídas, oportunidades de crescimento profissional. Mas e o ser humano em meio a tudo isso? Vamos lá.
Antigamente os senhores feudais, fazendeiros, tinham sob o seu poder os seus vassalos, escravos, crianças e mulheres vendidas e violentadas, senhoras infelizes no casamento faziam “vista grossa” perante os abusos que sofriam.
Atualmente nas regiões mais pobres crianças principalmente as meninas, são vendidas ou tem que se submeterem a vender os seus corpos para sobreviverem. Relacionamentos abusivos continuam atingindo o sexo feminino e as crianças.
No Coliseu, pessoas eram colocadas para lutarem com leões porque tinham crenças, visões diferentes da vida e aqueles que se achavam “melhores” que elas, se divertiam, riam e torciam pelos leões. Hoje, pessoas se transformam em seres apáticos, com medo de se posicionarem perante os colegas, chefes, de alguém que se diz “melhor” que elas . Disputas acirradas pelo poder, cargos, vagas, para conseguirem o respeito e a amizade daqueles que admiram não importando qual o foco da admiração, lícitos ou ilícitos.
Nas escolas, ruas, quando os “valentões” se juntam e resolvem humilhar, bater nos mais fracos, segundo eles, a plateia torce pelos valentões, os “leões “ da atualidade, ocorrendo traumas, mortes, abandono escolar,...
Antigamente pessoas eram separadas por crenças, raça, cor da pele. Hoje, ainda precisam recorrerem aos meios de comunicações, passeatas manifestações , que nem sempre acabam bem, para pedirem respeito, um olhar empático. Refugiados vivendo assustados, discriminados.
Antigamente, emboscadas, assassinatos encomendados, atualmente o cenário continua o mesmo. Pessoas matam por motivos inacreditáveis só para não parecerem covardes. Antigamente saqueavam as residências e famílias eram arrancadas delas por valentões que cometiam atrocidades com elas. Hoje, a criminalidade se tornou algo de motivo de “respeito” para determinados grupos que querem se tornarem, reis, chefes,...
Para refletir:
Como estamos olhando o outro, aquele que dizemos amar e convivemos diáriamente, anos a fio, nos esforçamos para termos uma boa convivência ou desistimos no primeiro conflito, os usamos como degrau para conseguirmos o que queremos e vamos caminhando lado a lado com eles, desprezando, humilhando? Machistas, debochados, sádicos, “leões” da atualidade? Vivendo a vida sem se preocupar com os sentimentos alheios?
O ser humano tem jeito?
Sim.
Atenção aos sinais que ele dá desde o seu nascimento que vão compondo o seu histórico de vida, formando o seu caráter. Autocrítica sincera diáriamente, pesando os prós e os contras dos métodos que está usando para conseguir o que deseja e avaliar as consequências. Sempre insistir na preservação dos vínculos familiares mesmo que eles não queiram, só recuando para preservar o que sobrou deles.
Saber que sempre somos exemplo para alguém, para o bem ou para o mal. Usar a empatia sempre. Amar mesmo que não seja amado, pois o amor opera milagres, ajudando, muitas vezes, a melhorar as tendências que nos fazem mal neste alguém. Quando o propósito a ser atingido for merecedor de empenho, não desistir até que sejam esgotados todos os argumentos. Olhar para o outro, mas preferindo olhar para você, se perguntando:
_O que eu espero dele será que tenho condições de lhe dar ?


Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52971


Outros títulos do mesmo autor

Artigos ALCOOLISMO E SEUS REFLEXOS teresa armando elios da silva
Artigos LIBERDADEXAUTOCONHECIMENTO teresa armando elios da silva
Artigos AMAMOS A NOSSA FAMÍLIA? teresa armando elios da silva
Artigos IMPLOSÃO MENTAL teresa armando elios da silva
Artigos SEPARAÇÃO RESOLVE? teresa armando elios da silva
Artigos CASA TRANSITÓRIA teresa armando elios da silva
Artigos A CRIANÇA E A DESAGREGAÇÃO FAMILIAR teresa armando elios da silva
Artigos QUEM É MEU FILHO? teresa armando elios da silva

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 28 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Desabafo - 54222 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54176 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 54071 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54064 Visitas
A menina e o desenho - 54045 Visitas
MENINA - 54018 Visitas
Vivo com.. - 54005 Visitas
sei quem sou? - 54001 Visitas
eu sei quem sou - 53994 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53992 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última