Vínculos afetivos na Educação Infantil.
A instituição escolar tem um papel muito importante na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Esta etapa – faixa de idade que vai do zero aos seis anos – é conhecida como uma fase importantíssima para o desenvolvimento infantil por ser cheia de conexões neuronais, que permitirão as aquisições psicomotoras, cognitivas e sociais.
Este também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, tornando os vínculos afetivos construídos nessa fase, essenciais para a evolução.
Estudos indicam que crianças educadas com carinho, acolhimento, empatia e afetividade são mais seguras e autônomas. Esses vínculos afetivos nos primeiros anos de vida pode refletir como elas vão se comportar e se relacionar com outras pessoas quando adultas.
As trocas de afeto na escola, seja com colegas, com o professor ou com a própria família, são as primeiras relações de uma criança. Então, a maneira com que essas relações são cultivadas, as ensinam a interagir, se comunicar e a desenvolver empatia.
Além desses aprendizados emocionais e sociais que vão ser levados para toda a vida, a educação com afeto também é mais eficiente. As crianças que são ensinadas dessa forma aprendem melhor, não só com relação ao desenvolvimento afetivo, mas também cognitivo.
No período da educação infantil, as crianças dão o primeiro passo na experiência social, portanto este acolhimento deve ser feito com muito afeto, empatia, escuta ativa, para que este processo ocorra de forma tranquila, segura e repleta de experiências significativas. Afinal, a criança é um ser que demanda atenção, respeito, amor e estímulos para se desenvolver de forma satisfatória e plena.
Ao serem inseridas no ambiente escolar, a criança pode manifestar sentimentos de alerta e insegurança, medo e desconforto. Por este motivo, acolher os pequenos em suas individualidades e as famílias em suas diversidades é extremamente importante para a trajetória escolar.
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Isso inclui criar uma relação com as crianças que seja evidente o afeto em todos os momentos da rotina.
Diante de certas dificuldades de como criar a aproximação com os pequenos, algumas atitudes podem ajudar. Veja quais são elas:
• Falar com as crianças de forma clara e madura.
• Promover roda de conversa com as crianças.
• Acompanhar atividades individuais.
• Contar histórias.
• Acompanhar a relação entre as crianças.
• Promover atividades lúdicas.
• Impor limites de forma não agressiva.
• Acolher críticas e problemas.
• Manter relação com os responsáveis.
Então, podemos ressaltar a importância da afetividade no desenvolvimento do ser, e em especial no processo educativo. Cabe-se pensar que os vínculos afetivos marcam profundamente as relações. Diante deste posicionamento destacamos que o processo de ensino/ aprendizagem deve conter um ingrediente muito eficaz nas práticas pedagógicas que é afetividade.
Artigo escrito pelas professoras de Ed. Infantil Josiane Ballardin Drago, Neli Pacífico Marteninghi, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.
|