Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como se lê e o que é literatura no ano de 2020?
Flora Fernweh

A palavra literatura é etimologicamente proveniente do latim, sendo que o prefixo lettera, remete à letra, e a composição do vocábulo, a um cultivo da palavra escrita. Analogamente à origem da palavra, o conceito ao qual o exercício da literatura se aplica na contemporaneidade, vem enfrentando desafios na busca por sua firmação como atividade prazerosa que transcende em muito, o âmbito do mero entretenimento. As atividades humanas variam com o passar do tempo, modernizando-se e adaptando-se às demandas sociais para que permaneçam de alguma forma, presentes no mundo, e a literatura não foi uma exceção.

Apesar da tendência atual ao declínio do fazer literário e da importância concedida à leitura e à escrita, motivada principalmente pela evolução dinâmica e tecnológica do mundo, aliada a um modelo de vida que desconsidera a leitura como um exercício essencial ao crescimento pessoal e humano, dados apontados pelo 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, evidenciam que entre março e abril, os e-books e vendas on-line de livros físicos aumentaram, o que demonstra um momento específico que se tornou propício à produção artística de forma geral, com a literatura nela inclusa, além da disseminação de conteúdos dos mais diversos gêneros, por meio de mecanismos tecnológicos que facilitam e democratizam o acesso.

A singularidade do período em que a humanidade vive no ano de 2020, no qual os indivíduos veem-se cercados por uma série de desafios de cunho social e emocional, tanto em relação às dificuldades impostas pelo isolamento, quanto à saúde mental posta em prova pelo medo constante e pela adaptação à rotinas mais reclusas, exigiu um maior contato com tudo aquilo que possa afastar ao máximo, o ser humano de uma realidade incerta. Entre um dos elementos capazes de inseri-lo em um mundo alternativo e estabelecer com ele, vínculos de identidade por meio de personagens, com mensagens claras de que o ser que sofre não está sozinho, mas que até mesmo os heróis das histórias passam por obstáculos, está a literatura, que assim como em outros momentos críticos e desafiadores, cresceu com todo seu potencial, e tem mostrado agora, de forma acentuada, sua imprescindibilidade em uma oportunidade para que o mundo reavalie o valor dado a ela.

Diante dos avanços alcançados que permeiam a atualidade, é fundamental a compreensão de que a literatura trata-se da memória escrita do mundo, consistindo em uma atividade humana existente desde as mais antigas civilizações, sem a qual dificilmente o mundo teria evoluído. A escrita é um ato revolucionário que não marcou somente a passagem da Pré-história para a Idade Antiga, mas possibilitou a persistência de conhecimentos que com o tempo foram aperfeiçoados e serviram de base para novas descobertas. Tendo o fazer literário ativo, como produto final da manifestação humana e de seus anseios artísticos, poéticos e filosóficos capazes de nos fazer refletir, emocionar e nos transportar rumo a inimagináveis dimensões até então desconhecidas.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52880


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas A menina que roubava livros - breves impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Te dedico um poema de amor Flora Fernweh
Sonetos A pele da flor Flora Fernweh
Crônicas Transcendência Flora Fernweh
Poesias Vazão Flora Fernweh
Poesias Amor-sete Flora Fernweh
Poesias Tempo de amor Flora Fernweh
Sonetos Primazia do amor Flora Fernweh
Crônicas Razão de existir Flora Fernweh
Contos Obstinação mística Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Desabafo - 54175 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54155 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54040 Visitas
A menina e o desenho - 54026 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53991 Visitas
MENINA - 53987 Visitas
sei quem sou? - 53982 Visitas
Vivo com.. - 53971 Visitas
eu sei quem sou - 53964 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última