Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entrevista com Bruno Vieira – CEO da Craftcomicbook
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Conheça a plataforma de publicação brasileira que está dividindo o mar vermelho do mercado editorial



1- Como surgiu a ideia da Craftcomicbook?

R- A Craft surgiu a partir de uma necessidade. Antes de criar a empresa eu era dono de um estúdio de histórias em quadrinhos e livros formado por mim e um grupo de amigos, no ano de 2017 tentamos lançar uma hq pelo Catarse para participarmos de um evento, a campanha infelizmente não deu certo e nos vimos diante à um problema, já que não levaríamos nada para vender no artist alley que confirmamos presença. Ao me deparar com um vídeo ensinando como fazer um bullet journal artesanal eu acabei tentando adaptar a ideia para a nossa hq, mesmo que de forma bastante amadora, confeccionei cerca de 30 exemplares e participamos do evento, vendemos todos. Depois do fim do estúdio por diversas razões, vi neste modelo uma oportunidade de apoio a autores que passam pelos mesmos problemas que enfrentei durante a minha carreira, como as grandes tiragens obrigatórias por parte das gráficas, altos custos para a impressão e grandes estoques. Com o modelo de impressos por demanda e sem custos para autores consegui resolver estes principais pontos e busco resolver outras questões, como a capacitação por parte dos autores na parte mais administrativas e distribuição dos exemplares em território nacional.


2- Como a crise editorial afetou a Craftcomicbook em 2018?

R- Na verdade não sentimos a crise com tanta intensidade, pelo contrário, a Craft no ano de 2018 superou minhas expectativas tanto nos avanços referentes a qualidade gráfica quanto no volume de autores e leitores dentro da plataforma. A crise na verdade foi uma forma de alerta ao nosso modelo de negócios e me fez pensar em como eu posso usar o meu trabalho para ajudar de alguma forma neste momento.


3- A ideia de que o brasileiro não gosta de ler, o artista nacional não é valorizado e as editoras não gostam de investir é um mito ou uma realidade?

R- Infelizmente tudo leva a crer que sim, é uma realidade. Nós brasileiros não temos o hábito de leitura e isto piora quando se diz respeito a obras nacionais, já que sofremos com um preconceito onde somente trabalhos internacionais são valorizados e isso resulta em falta de investimento por parte das editoras. Mas não podemos ficar quietos diante a esta realidade, já passamos muito tempo de braços cruzados, reclamando principalmente da postura das editoras, mas só veremos resultados se pararmos de cobrar os outros e cobrarmos de nós mesmos. O que eu como plataforma posso fazer para mudar isso? O que eu como autor posso fazer para chamar a atenção dos leitores? O que eu como autor posso fazer para chamar a atenção das grandes editoras? E claro, para descobrirmos as respostar para estas questões é preciso colocar a mão na massa.

4- Como funciona o modelo de publicação da Craftcomicbook?
R- É só enviar sua obra para o e-mail: craftcomicbooks@gmail.com
Depois envio o orçamento para o seu e-mail e você decide quanto receberá por cada venda feita. Desta maneira iremos adicionar o valor do seu lucro junto ao preço de custo para definir o valor de venda. Depois criarei uma página na loja onde a sua obra será vendida, caso queira um exemplar para conferir a qualidade pessoalmente, cobramos o valor correspondente a confecção e envio. O autor terá acesso a uma página onde conseguirá acompanhar os seus ganhos em tempo real. Ao reunir o valor mínimo de R$100,00 o autor poderá efetuar o saque e o valor obtido será depositado em sua conta bancária.


5- Como você definiria o atual mercado nacional de editoração?

R- Estou esperançoso. Mesmo que as grandes editoras e livrarias estejam passando por momentos difíceis os autores independentes se destacam com trabalhos excepcionais. Claro, ainda temos muito a conquistar, mas aposto nos independentes, tenho fé que são estes autores que irão fazer o mercado de editoração nacional se movimentar e se recuperar.


6- Qual o diferencial da Craftcomicbook?

R- Outras plataformas oferecem a impressão por demanda, mas quando o assunto é a customização dos exemplares, nos destacamos. Brinco que na verdade a Craft é um self-service de histórias em quadrinhos e livros, onde o leitor pode escolher a obra que mais lhe agrada, no tamanho que é mais confortável para ele e com a qualidade de impressão que deseja.


7- Quais tipos de títulos a Craftcomicbook oferece?

R- Histórias em quadrinhos, livros, revista, artbooks, entre outros materiais impressos.

8- Como o Correio atrapalha a Craftcomicbook?
R- Os atrasos, a extrema falta de cuidado e os extravios. Infelizmente a empresa não presa pelo respeito aos seus clientes e isso interfere de forma direta a nossa relação tanto com o leitor, quanto com o autor que confia nos nossos serviços.


9 – Quais os seus projetos para o futuro?

R- Bom, confesso que são um pouco ambiciosos, mas vamos lá. Para 2019 pretendo lançar as histórias em quadrinhos oficiais da Craft Comic Books, obras onde o leitor conseguirá customizar até mesmo a história, escolhendo os caminhos das personagens, as suas atitudes, diálogos e até o estilo da mesma. Criarei um sistema de assinaturas para que o leitor receba mensalmente uma caixa com exemplares da Craft com capas e brindes exclusivos. Buscarei novos modelos de apoio a autores, como fornecer exemplares sem custos para lançamentos e participações em artist alleys. Fornecerei novas opções de customização nos exemplares, como obras em capa dura, formato americano, impressos em papel couchê, capas com orelhas, entre outros. E por fim, testarei um modelo estratégico que busca disponibilizar exemplares independentes nacionais em bancas de revistas e livrarias em todo o território brasileiro.


10 – Faça um convite para os seus leitores.

R – Se você leitor deseja ter total controle quanto aos seus livros e histórias em quadrinhos quando se diz respeito ao formato que mais lhe agrada, a Craft Comic Books é o lugar certo pra você. São mais de 100 obras originais e feitas por autores brasileiros que estão disponíveis no nosso catálogo e novas hqs e livros são lançados toda semana! Faço também um convite aos autores, se busca uma maneira de lançar o seu impresso, entre em contato conosco, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que esta parceria gere bons frutos para todos nós.


Deixe abaixo links e endereços para que os leitores possam visitar:
Site: craftcomicbooks.com
Facebook: facebook.com/craftcomicbooks
Instagram: @craftcomics
Youtube: Craft Comic Books


Biografia:
Comecou a escrever depois de um concurso em sala de aula. Dois anos depois ele publicou seu primeiro livro.
Número de vezes que este texto foi lido: 28553


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas O olho que tudo vê Caliel Alves dos Santos
Resenhas A gênese do caos Caliel Alves dos Santos
Artigos Monstro verde à espreita Caliel Alves dos Santos
Releases Uma vida Cyberlife Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Erick Alves e Nayara Nunes Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls Caliel Alves dos Santos
Resenhas O Apocalipse é logo ali... Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Ingrid Oliveira – autora de Age of Guardian Caliel Alves dos Santos
Contos Conjuração Lunar - parte 7 Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Matheus Braga – autor de O Landau vermelho Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 72.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 40292 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 38702 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 30713 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30517 Visitas
Amores! - 30041 Visitas
Desabafo - 29843 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29808 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29805 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29764 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29591 Visitas

Páginas: Próxima Última