Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
GRANDE LUTADOR PELOS DIREITOS DO HOMEM
Jania Souza
JANIA MARIA SOUZA DA SILVA

Resumo:
Homenagem ao poeta e escritor Mery Medeiros

Um sentimento de impotência envolve-nos na exata hora em que um companheiro de lutas diárias se encanta para seguir seus novos passos em outra dimensão.

Embora seja apenas uma viagem, a ruptura na convivência machuca deveras pela certeza de não mais poder ter a oportunidade de em um certo dia esbarrar com ele em uma esquina ou no Grande Ponto. Quiçá em uma aconchegante e envolvente reunião da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVARN, para longos papos sobre literatura, poesia, política e novidades ocorridas em nossa tribo potiguar.

Foram numerosos os momentos vivenciados na Biblioteca do Restaurante do SESC na Avenida Rio Branco; na Casa do Trabalhador na Rua Gonçalves Ledo; na varanda ou auditório da Fundação Capitania das Artes - FUNCARTE; no Palácio Felipe Camarão sede da Câmara Municipal de Vereadores em Natal; em reuniões dos Direitos Humanos - Dhnet com Roberto Monte; ou a seu convite para declamar e confraternizar em eventos do Partido Comunista do Brasil - PCdoB sua fonte ideológica na luta por melhores condições de sobrevida humana e social. Nos anos de 1987, ocasião em que tive o prazer de conhecê-lo e tornar-me sua amiga até sua reclusão em razão de debilitação na saúde, logo após o lançamento de seu último livro, em que homenageou vultos históricos da cidade e do Brasil, que tocaram seu coração. Dentre os quais encontrava-se o seu amigo e jornalista Ubirajara Macedo, último a perecer vitimado por um câncer.

Orgulhava-se de trabalhar em sua empresa, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN. Local em que se tornou sindicalista até a sua aposentadoria. Liderou muitas campanhas salariais e junto com os seus colegas conseguiram muitas melhorias para empregados e, consequentemente, suas famílias. Jamais foi um ser individualista. Sempre lutava pelo coletivo sem a pretensão de ficar milionário ou muito importante com essa opção de escolha. Era altruísta e abnegado às causas humanas.

Havia grande afinidade entre nós dois e, em certa ocasião em conversa na varanda da FUNCARTE, em frente à Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, enquanto esperávamos a chegada do público para o SARAU Estação da Lira, entre 18h e 18h30, falou-me:

"- A SPVARN é um lugar atípico onde um comunista conversa e troca ideias com uma cristã social democrata com harmonia e parcimônia de forma amigável, respaldados na compreensão e respeito às diferenças de pensamento. Torna possível a convivência e a coexistência das diferenças ideológicas sem conflitos desnecessários de supremacia ao poder."

Em resposta, sorri concordando com a afirmação.

Mery Medeiros era esse ser especial, como poucos, que passam pela Terra e marcam esse chão com suas palavras e ações.


Biografia:
JANIA SOUZA, potiguar da cidade de Natal, bancária da Caixa, economista, contadora, ativista cultural, poeta, escritora, artista plástica. Sócia Fundadora da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN), onde exerceu os cargos de Coordenação Geral; Direção Executiva; Direção de Eventos; atualmente integra o Conselho Fiscal. Organizou as edições da ANTOLOGIA LITERÁRIA da SPVA/RN, volumes 01, 02, 04 e 05, encontra-se a organizar o vol. 06. Participação em várias coletâneas nacionais, inclusive na Komedi e na Nau Literária. Pacifista e voluntária no Projeto Fraldinha, que promove a construção de uma consciência cidadã em crianças a partir dos 04 anos até jovens com mais de 20 através da prática do esporte futebol, xadrez e palestras. Sócia da UBE/RNA; AJEB/RN; Clube dos Escritores de Piracicaba. Afirma que a arma da vida é a leitura. Contato: www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SUAVES PÉTALAS JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias RESSURREIÇÃO JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias TRIBUTO À AMIZADE JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias RETOMADA JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Crônicas GRANDE LUTADOR PELOS DIREITOS DO HOMEM JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias DESCANSO JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias Enamorada JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias VIOLÊNCIA DOMÉSTICA JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias VIVER AS DIFERENÇAS JANIA MARIA SOUZA DA SILVA
Poesias AO APAGAR DAS LUZES JANIA MARIA SOUZA DA SILVA

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 68.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
NOCTÃMBULO - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59488 Visitas
MINHA POESIA - R.N.Rodrigues 59480 Visitas
QUANDO A SOLIDÃO VAI EMBORA - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59477 Visitas
POESIA - R.N.Rodrigues 59466 Visitas
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59452 Visitas
Parafraseando Freud - Flora Fernweh 59441 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59441 Visitas
O perigo de ignorar a energia do ambiente de trabalho - Isnar Amaral 59440 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59440 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59440 Visitas

Páginas: Próxima Última