Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Do homem palito a Annie
DIRCEU DETROZ

Confesso que não li tantos livros assim do Stephen King. Foram dois ou três. Então jamais serei um expert para falar das semelhanças e influências dele nos livros da escritora inglesa C. J. Tudor. Nas entrevistas ela diz que além de devorar os livros de King também lia Agatha Christie. Confesso que de mim por Tudor foi sedução desde a primeira página. A partir do quarto parágrafo conto o motivo.

Lançados pela Editora Intrínseca, “O Homem de Giz”, um dos livros mais vendidos no Brasil em 2018, e “O que Aconteceu com Annie” têm algo em comum. Partindo de um crime, o personagem narra a estória viajando no tempo entre o passado e o presente. Uma tentativa de acertar contas com acontecimentos mal resolvidos.

Em “O Homem de Giz”, um dos temas abordados é religião e aborto. Aquilo que pregamos nas rodinhas e redes sociais raramente fazem parte dos princípios que seguimos no dia a dia das nossas vidas. Já em “O que Aconteceu com Annie”, os fantasmas do sobrenatural chegam para se divertir um pouco. Espero e torço para que Tudor não fique conhecida como a “Stephen King de saias”.

Quarto parágrafo. Como prometi vou contar de que forma C. J. Tudor me seduziu. Não foram as tramas que ela criou. Diria que Tudor é uma especialista em tirar a fina casca que enfeita todos os humanos. É fascinante observar como seríamos sem casca. Se fôssemos corajosos para nos descascar, nos reconheceríamos em muitos personagens dos livros. Isto não é recomendável no mundo real. Que leiam os livros sim.

Seus cenários são sempre sombrios. Dias frios e cinzentos. Fácil para quem mora na Inglaterra. Casas antigas. Parques de diversão abandonados. Minas desativadas de carvão. Escolas soturnas. Cidades pequenas esquecidas e paradas no tempo. Isto até é bem real. Eu moro numa assim.

Descascados, nenhum personagem de Tudor conhece a felicidade. São todos esquisitos e desajustados. Professores e alunos. Os que praticam bullying. Os que sofrem bullying. Alguns adultos são consumidos pelas doenças. Outros pelas bebidas. Todos escondem segredos. Fazendo uma comparação com o bumbum, o livro usa outra palavra, Tudor diz que todos têm segredos. Alguns são mais sujos que outros.

Os personagens de Tudor parecem sempre perdidos. É possível ver uma nuvem negra sobre suas cabeças. É possível ouvir o barulho da corrente arrastando uma bola de ferro quando seus pés caminham. A depressão está nas digitais, nos genes e no DNA. O amor é um completo desconhecido por todos. Um sentimento indesejado

Ler “O Homem de Giz” e “O que Aconteceu com Annie”, é um antídoto contra nos deixarmos ser descascados facilmente. Quando permitimos que nos descasquem, a pergunta sobre Annie poderá se referir a mim ou a você. Só que será real e fatal.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O alvorecer do transumanismo DIRCEU DETROZ
Crônicas Do homem palito a Annie DIRCEU DETROZ
Crônicas Sinais terráqueos DIRCEU DETROZ
Poesias PROMÍSCUOS DIRCEU DETROZ
Poesias POSSUÍDOS DIRCEU DETROZ
Crônicas 10% humano DIRCEU DETROZ
Poesias A ideologia dos algoritmos DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPOS DE NEGAÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" e o xadrez DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 952.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 58821 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53317 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42459 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39512 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 36131 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 35598 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 34356 Visitas
Amores! - 33900 Visitas
Desabafo - 33498 Visitas
Faça alguém feliz - 32080 Visitas

Páginas: Próxima Última