Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FELIZES para SEMPRE
Tânia Du Bois

     A literatura infantil, apresentada às crianças, geralmente finaliza com o chavão: felizes para sempre, mostrando apenas a fantasia que a criança deseja viver e que, quando adulta, verificará que, para alcançar a felicidade daquela frase, passará por (muitos) marcos na vida.
     De fato, crescemos acreditando que seremos felizes para sempre; que encontraremos o amor sincero, o trabalho desejado e a vida perfeita – e, assim, depositamos em nós, altas e, talvez, falsas expectativas. Nas palavras de Júlia Du Bois, “A esperança é feliz”.
     Para realizar nossos sonhos e desejos, precisamos acreditar que a felicidade existe e que é sentimento complexo que exige permanente manutenção de nossa parte. Nutrimos, desde cedo, o sonho/esperança de alcançar a plenitude em nosso projeto de vida. Carmen Presotto revela, “Entre o fim e o serei / está o é / - flor umedecida d’eus - / desensimesmando-se por viver”. Segundo Sueli G. Frosi, “Hoje estou feliz... Cercar-se de gente boa e inteligente é o pontapé inicial para que nossos sonhos aconteçam...”.
     Apostamos nos esforços diários e tentamos fugir da felicidade instantânea. É comum acreditarmos que sempre haverá mais uma alegria na rotina; a oportunidade de ser feliz no dia a dia. Para Helena Rotta de Camargo, “A felicidade tem índole cigana. Se tentarmos envolvê-la, ela fugirá, ventando”.
     Somos movidos pela verdade e temos a capacidade de construir, observar, criar, amar e lembrar que a vida se traduz em novidades. Daniel F. Nunes de Oliveira expressa, “Ando pelo mundo, / coletando milhas, memes e sonhos / Plantando mínimos detalhes cênicos / Aliviando avenças, contemplando diferenças //... Ensinando, aprendendo, inventando todos os dias, / O sentido dessa vida aleatória //... Rolo o dado da vida sem medo / comemorando vitórias, sorte / Desacreditando (o) no azar // Nesse jogo diário...”. Procuramos nos envolver em atividades que trazem o bem estar para nos conectarmos com as tantas realidades.
     Ser feliz para sempre é processo repetitivo para fugir da insatisfação, e para rever conceitos em que estamos contextualizados; avaliar nossas conquistas, refletir as perdas e fazer mudanças.
     Indagamos sobre o que traz a felicidade. Não sabemos ao certo, mas, ser feliz é prioridade para a nossa realização pessoal e profissional: sentidos dos sentimentos; como em Valmor Bordin, “... Talvez! Padeço outro mundo, / Inocente e distraído, / Ferida alma iludida, / Lutando dentro de mim...” Como diziam os antigos, “com um limão, fazemos limonada”; que ninguém vive só da felicidade. A vida implica desafios e rotinas; conflitos e preocupações; causas e consequências. Ao pensarmos e decidirmos essas situações, encenamos os momentos e criamos uma vida realizada; então, a fantasia se incorpora à realidade: viveram felizes para sempre!


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços e Eles em diferentes dias.
Número de vezes que este texto foi lido: 27889


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois
Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 335.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 30168 Visitas
Amores! - 28300 Visitas
Desabafo - 28253 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 28178 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 28127 Visitas
Faça alguém feliz - 28118 Visitas
aliens - alfredo jose dias 28053 Visitas
Vivo com.. - 28047 Visitas
christine - alfredo jose dias 28023 Visitas
Vocabulario nipo-brasileiro (UDONGE) - udonge 28018 Visitas

Páginas: Próxima Última