Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MUNDO CONECTADO
DIRCEU DETROZ

A ideia de uma aldeia global é mais antiga do que a internet. Possivelmente seu alvorecer chegou junto com a era dos satélites orbitando o planeta. Com os satélites ficamos sabendo cada vez mais rápido o quanto nosso lar cósmico pode ser trágico. Em muitas ocasiões com a nossa ajuda.

Quando lemos o enunciado de globalização, de cara constatamos como verdadeiro o fato que ela reduziu os custos dos meios de comunicação e transporte. Duvidoso é afirmar que esta redução foi causada por uma integração internacional econômica, social, cultural e política entre as nações.

Paulo Coelho resumiu o óbvio ao dizer que a internet foi a maior invenção das últimas décadas. Muitos viram no surgimento da internet um instrumento que poderia incrementar movimentos como os da contracultura nos anos sessenta e setenta. Temia-se a sua capacidade de comunicação em massa. Assustou os conservadores.

Hoje sabemos que isto é praticamente impossível. A contracultura foi uma batalha travada para desestabilizar o conservadorismo. O conservadorismo não apenas venceu, também se transformou numa espécie de super-herói das redes sociais nos dias atuais.

O que nos contariam as postagens comentando os americanos matando “comunistas” de toda espécie no Vietnã. O que as postagens comentariam do movimento hippie. Do sexo livre. Com toda certeza as redes sociais enxergariam Woodstock como um bacanal. Um ótimo filme da vitória do conservadorismo sobre a contracultura é “Hair”, O hippie que morre no Vietnã, por querer ajudar seu amigo soldado.

Embora já tenha visto afirmações, não comungo com a tese de que ter praticamente todo o conhecimento do mundo, passando pelo divertimento e chegando a pornografia com poucos cliques possa ser contracultura. Contracultura seria mudar o mundo com esses cliques. Fazer uma nova revolução contra o conservadorismo.

Para vencer as batalhas e manter-se soberano, o conservadorismo precisa de apenas uma arma. Manter seus enormes currais na ignorância absoluta. Ele nem se preocupa com todo o conhecimento à disposição. Sempre foi uma minoria que soube como usá-lo. E essa minoria vem diminuindo drasticamente com o canto de sereia da tecnologia.

O conhecimento sofre também com seu “Calcanhar de Aquiles”. As crenças e suas lavagens cerebrais. As crenças certamente não levam ninguém para o céu, mas enfeitam com luzes de néon o altar do conservadorismo.

O advento das redes sociais tem reforçado a concepção de que uma aldeia global conectada é pura falácia. Uma canção de “Hair” repete por quase dois minutos “Let the Sunshine in” (Deixe o Sol Entrar). Na hora de escolher, optamos pela escuridão.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 237


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas UMA RAÇA CONCORRENTE DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA MARIA MADALENA EMPODERADA DIRCEU DETROZ
Poesias MONÓLOGOS DIRCEU DETROZ
Poesias CINCO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos O BRASIL DOS CONTOS DE FADAS DIRCEU DETROZ
Poesias RETROSPECTIVAS DIRCEU DETROZ
Poesias METÁFORAS DIRCEU DETROZ
Crônicas EVOLUÍMOS PARA NUNCA SAIR DAQUI DIRCEU DETROZ
Crônicas VISÕES DO FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias TEIAS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 845.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 185344 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 163197 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 162029 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130480 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 117608 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 79793 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69668 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 64475 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 60063 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55557 Visitas

Páginas: Próxima Última