Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Siga-Me!
William Bacon Stevens

Título original: Follow me!

Por: William Bacon Stevens (1815—1887)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu." (João 21:22)

Depois da ressurreição de nosso Senhor, ele encontrou alguns de Seus discípulos junto à margem do Mar da Galiléia. Nessa entrevista, Ele fez a pergunta a Pedro, três vezes: "Você me ama?" E como Pedro antes, três vezes havia negado seu Senhor, agora ele três vezes declarou seu amor e fé, e três vezes o Salvador ressuscitado o reabilitou, por assim dizer, ao seu apostolado, pela tríplice direção - "Alimente minhas ovelhas."

Nosso bendito Senhor então prosseguiu dizendo: "Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres." Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus. E disse-lhe: Siga-me!
Parece que Jesus então avançou, e Pedro com Ele. Eles tinham ido, senão um pouco, quando Pedro, virando-se e vendo João seguindo, perguntou a Jesus: "Senhor, que farás a este homem?" Como se ele tivesse dito: "Você me disse o que me acontecerá na minha velhice. Agora, e quanto a João; qual será o seu destino?" A esta pergunta, nosso Senhor respondeu: "Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu." Assim, sua indiscrição e curiosidade foram repreendidas, e virtualmente lhe foi dito que não lhe cabia perguntar sobre coisas que não pertenciam a seu próprio dever específico. Seu dever era seguir a Cristo, deixando com os outros as suas próprias responsabilidades e deveres.
O único dever simples estabelecido para cada um é seguir a Cristo. No entanto, como no caso de Pedro, agora também; muitos hesitam e param e se voltam e procuram resolver outras questões antes de obedecerem. Eles pedem para ter essa dúvida resolvida, que a doutrina deixou clara, cujo mistério foi desvendado; e assim adiam o trabalho real de salvação pessoal, por causa de questões paralelas e questionamentos ociosos de nenhuma real consequência ou valor.
Ao lidar com os homens de Seu dia, nosso Senhor sempre reprimiu este espírito, esse desejo curioso de conhecer o incognoscível e tentar desvendar os segredos que é "a glória de Deus esconder". Quando alguém lhe perguntou: "Senhor há poucos que serão salvos?" Ele respondeu: "Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque muitos, digo-vos, procurarão entrar e não poderão". Quando outro perguntou: "Quem é o maior no reino dos céus?" Ele tomou uma criança e colocou-a no meio deles, e disse: "Se não se converterem e se tornarem como crianças, não entrarão no reino dos céus". Assim, Ele sempre restringiu. . .
Esta perquirição da mente em indagações infrutíferas;
Este procurar ser sábio além do que está escrito;
Este afastamento do dever pessoal por uma curiosidade questionadora.
Aqui está alguém que ouve o mandamento de Cristo: "Siga-me"; mas, ao invés de fazê-lo prontamente, ele para e pergunta: "Mas, Senhor, sobre esta dificuldade teológica, não consigo reconciliar a soberania de Deus com o homem livre e eu não posso desvendar o mistério da Trindade." Estas, e muitas outras questões semelhantes, são praticamente as respostas que muitos fazem ao chamado de Jesus, "Siga-me." Pode não assumir essa forma definitiva, mas, mais ou menos, entra em uma mente despertada ao dever pelo chamado de Jesus, e ainda sufocando a reivindicação do dever, por questionamentos sobre verdades relacionadas ou dificuldades não resolvidas. Mas, se você não obedecer a Jesus até que todas essas perguntas sejam respondidas, e essas dificuldades sejam removidas; então você vai esperar para sempre.
"As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as coisas reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que possamos seguir todas as palavras desta lei." (Deuteronômio 29:28).
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Como os céus são mais altos que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais do que os vossos pensamentos!" (Isaías 55: 8,9).
As dificuldades e os mistérios da Escritura resultam necessariamente das relações entre Deus e o homem:
Deus o infinito; o homem finito;
Deus o santo, o homem o pecador;
Deus um Espírito; o homem uma criatura de carne e sangue;
Deus no Céu; o homem na terra;
Deus habitando a eternidade; e o homem a criatura do tempo;
Deus, o Soberano do universo em Seu trono; e o homem rebelde e pequeníssimo!
Marque esses contrastes; avalie sua diversidade. A própria afirmação deles mostra como é impossível para o homem ser capaz de compreender plenamente Deus ou o Seu trato.
A pergunta foi feita no passado, "Quem, ao procurar, pode descobrir Deus, quem pode descobrir o Todo-Poderoso?" E Salomão, o mais sábio dos homens, declarou: "É a glória de Deus esconder um assunto". Pois se o homem soubesse tanto quanto Deus; ele teria a mente de Deus e a sabedoria de Deus! (Nota do tradutor: Como pode o homem finito e limitado entender o Deus que é infinito e eterno, em todos os seus atributos em perfeições na Sua mais completa profundidade? Por isso, não somente a revelação escrita, a Bíblia, foi progressiva, e o conhecimento desta verdade revelada é em graus, à medida que somos capacitados pela graça a receber a aplicação gradual desta verdade em nossas próprias vidas. A conversão é o primeiro passo que nos coloca no âmbito das coisas espirituais, celestiais e divinas, pelo conhecimento pessoal do Senhor Jesus Cristo, em espírito, mas há todo um grande caminho para ser trilhado, depois que ultrapassamos a porta estreita.)
Por mil e oitocentos anos a mente do homem, com suas linhas de medição; tem procurado compreender completamente Deus e Seus caminhos, e calcular as medidas de Suas grandes verdades; e ainda não está mais perto da solução agora, do que quando foi revelado pela primeira vez. Lá estão no firmamento da teologia, as grandes nebulosas irresolúveis da revelação; e nenhum poder de ampliação da óptica do homem, e nenhum poder penetrante no espaço da invenção do homem; pode desdobrar esses mistérios, que imediatamente desafiam e testam, a fé do homem. (Nota do tradutor: Acrescente-se a isto que o homem natural não pode entender coisa alguma das realidades que são espirituais, celestiais e divinas. E mesmo nos que têm se tornado espirituais por meio da fé em Jesus Cristo, este conhecimento das coisas espirituais é incompleto e imperfeito enquanto estivermos aqui neste mundo, conforme dizer do apóstolo que conhecemos em parte, e isto, como já foi dito antes, em razão da nossa finitude e impossibilidade de termos a plenitude do conhecimento tal como ela se encontra em Deus, que tudo conhece em todos os seus fundamentos, uma vez que Ele próprio é o Criador de todos esses fundamentos, tanto no mundo natural, quanto no espiritual.)
Não pode haver revelação de Deus que esteja livre de mistérios; porque a linguagem humana não pode incorporar pensamentos celestiais e modos de existência divina. E a mente humana não poderia compreender termos e frases que realmente refletissem a pessoa, a glória e a obra do Todo-Poderoso.

Pensamentos divinos, antes que eles possam ser levados a nossas mentes, têm que ser diluídos em palavras humanas.

As coisas divinas têm que ser simbolizadas para nós, por seres humanos ou terrenos.
E os seres divinos têm que ser descritos para nós, por termos retirados da existência humana e de significação puramente terrena.
Portanto, no processo de tradução, diluição e ilustração; nenhum atributo de Deus, nenhuma verdade de Deus; pode ser plenamente revelado e plenamente compreendido.
Só podemos ver o lado terreno e a extremidade terrena; pois o lado celestial e o ponto de partida celeste, estão além de nosso alcance; longe de vista! E devemos contentar-nos em deixá-lo estar em seu próprio lugar, sempre de pé com nossos olhos virados para Jesus, segurando em uma mão as grandes doutrinas da verdade revelada, e na outra as preciosas garantias:

"O que estou fazendo, você não entende agora, mas você saberá depois." (João 13: 7).
"Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido." (1 Coríntios 13:12).
Embora a razão humana, em consequência de sua capacidade finita e fraqueza moral; não possa resolver essas dificuldades; contudo existe um método de solução ao mesmo tempo simples e satisfatório. É a fórmula simples que Jesus dá. "Se alguém escolhe fazer a vontade de Deus, ele descobrirá se meu ensinamento vem de Deus ou se eu falo por conta própria". Ou seja, no ato de obediência à vontade de Deus; aprendemos a verdade e a razão da vontade que nós obedecemos. Como é dito sábio: "Mistérios são revelados aos mansos, e aquele que guarda a lei tem entendimento". Isto prova-se que é verdade pela experiência de cada humilde filho de Deus, diante do cuidadoso exercício da vontade de Deus, todas as dúvidas e dificuldades diminuem, e ele pode dizer com fé sublime: "Eu sei em quem tenho crido."
Aqui está outro que, quando Cristo chama "Siga-me", se vira e diz; "mas, Senhor, o que dizer dessas diferenças entre ciência e revelação? Eu devo esperar até que eu veja essas discrepâncias removidas e até que eu veja os dois em acordo, para não me comprometer com alguma falsa teologia ou revelação não científica."
A esta classe deixe-me dizer, que a Bíblia foi-lhe dada para o simples propósito de dizer-lhe sobre Deus e o caminho da salvação. Seu único grande ensinamento é que o homem é um pecador, e Cristo é um Salvador, e o homem pode ser salvo da culpa e do castigo do pecado, somente pela fé neste Salvador. Esta verdade ensina com a clareza da luz solar. É o que você deve saber, ou perecer. É o único livro que o ensina. Ele é o único Salvador revelado do Céu. Se este livro e este Salvador são renegados, você desiste do único mapa pelo qual você pode navegar com segurança o mar da vida e do único Piloto que pode dirigir sua alma para o refúgio de descanso.
Se das centenas de passageiros infelizes no vapor Schiller, quando bateu nas pedras, e o grito de alarme soou: Salve-se pelo barco salva-vidas! Alguém dissesse: "Pare! Devo primeiro descobrir como o navio entrou neste recife; devo primeiro me convencer de que este barco salva-vidas está devidamente construído!" - o que teria sido dito de tal homem? Esse não era o momento de discutir questões sobre as marés, os desvios e as variações da bússola e os princípios científicos dos aparelhos de salvamento; o homem tinha outra coisa a fazer. O navio estava descendo; as ondas o quebraram; ele deve escapar ou se afogar; o bote salva-vidas estava à mão, apegue-se a ele; e ele está salvo; rejeite-o; e ele está perdido.
E se a ciência, como entendida atualmente, e a Bíblia, não concordarem? Estaremos perturbados com isso? Eu acho que não. Alegro-me ao saber que o que é chamado ciência moderna e a Bíblia não concordam. Eu ficaria arrependido se eles concordassem! A ciência moderna é mutável; mas a Bíblia é imutável!
A ciência de hoje não é a ciência do ano passado, e não será a ciência do próximo ano.
A Bíblia de hoje, é a Bíblia de todos os séculos cristãos; e será daqui a mil anos; exatamente o que foi há quase mil e novecentos anos, quando o cânon da Escritura estava fechado!
Assinale as mudanças ocorridas ao longo de toda a linha das ciências desde o início deste século XIX. Que catástrofe, então, teria sido; se tivesse sido provado que a Bíblia e a ciência, tal como eram conhecidas no início deste século, concordaram plenamente; que todas as afirmações da Bíblia poderiam ser equacionadas com os fatos da ciência como então entendida! As grandes ondas de maré da ciência que rolaram sobre o mundo desde então, teriam deixado a Bíblia encalhada e arruinada!

E só agora; se pudesse ser esclarecido hoje que toda verdade na Bíblia está de acordo com as teorias recebidas da ciência; o que seria da Bíblia daqui a cinquenta anos, quando a ciência terá avançado com passos ainda mais rápidos e deixado a Bíblia para trás?
Enquanto isso, a Bíblia permanece na solitária grandeza de sua própria perfeição. Espera, à medida que as idades rolam, para confirmação e aceitação. Foi dito por um dos antigos, "Deus é paciente, porque Ele é eterno"; e a Bíblia, como o livro do Deus da verdade, tem esse atributo de seu Autor divino. Sua força é ficar quieto. Não sai apressadamente para encontrar uma ciência semiformada e abraçá-la como um aliado; para que não se transforme em um inimigo. Ele se apega calmamente na consciência de sua própria verdade; à medida que os avanços da ciência se aproximam cada vez mais; e todo avanço da ciência verdadeira o aproxima da Bíblia. "Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra está estabelecida no Céu!" (Salmos 119: 89). "A erva seca e as flores desaparecem; mas a Palavra de nosso Deus permanece para sempre!" (Isaías 40: 8).
A oposição a essa Bíblia vem apenas de uma classe cujas expressões, Paulo tem justamente caracterizado como "as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência."
A verdadeira ciência, como os sábios do Oriente, traz ao santo Jesus os seus dons, e adora aos Seus pés.
A ciência "falsamente chamada", como Herodes, pergunta hipocritamente aos mesmos sábios: Onde está o recém-nascido Jesus? Mas pede não para adorar; mas para destruir; não para coroá-lo rei; mas para massacrar com uma espada!

Afinal, o que essas questões entre religião e ciência realmente têm a ver com sua salvação? São questões que não podem ser resolvidas, porque a ciência não está resolvida; e a ciência não será resolvida, enquanto houver um fato não descoberto na natureza, ou uma mente inquirindo no homem. A única coisa que você deve fazer é seguir a Jesus. Todas as outras perguntas se ajustarão; mas a menos que você o siga, você deve estar perdido para sempre.
Aqui está outro, que, quando Jesus diz: "Siga-me", se vira e, como Pedro, pergunta: "Mas, Senhor, e quanto a essas pessoas que fazem uma profissão de religião, mas que conheço sua vida diária... não são verdadeiros cristãos? Que fariam esses homens?" Parece que eu ouço Jesus responder, o que é isso para você? Você vai se excluir do céu, por causa da hipocrisia de outros homens? Este mundo é o mundo da disciplina e da liberdade condicional, onde o caráter é formado e provado; o mundo eterno é o mundo do juízo e da separação, onde os resultados são contados e os prêmios são pronunciados.
A religião de Jesus Cristo tem que trabalhar sobre uma natureza totalmente depravada, e no meio de um mundo pecaminoso. Que esses dois fatores importantes nunca sejam esquecidos ao estimar qualquer obra de graça no homem caído.
Deve haver, necessariamente, falhas e defeitos; por causa da deficiência da natureza em que ela opera e do mundo profanado em que opera. Isto tem sido assim desde o início do cristianismo. Entre os doze discípulos, havia um Judas. Entre os convertidos no Dia de Pentecostes, havia um Ananias e Safira. Das Sete Igrejas da Ásia Menor, nas quais o Filho de Deus andava entre os Sete Castiçais, todas eram defeituosas; exceto uma. As parábolas do joio e do trigo, e da rede lançada no mar e cheia de peixes bons e maus; destinam-se a ensinar-nos a não procurar a perfeição no presente ordenamento das coisas; mas, ao contrário, que o engano, a hipocrisia e a maldade vivem, no campo do Evangelho, na rede do Evangelho e no candelabro de sete hastes.
E se houver hipócritas na Igreja; você acrescentará ao seu pecado, amarrando os deles ao redor do seu pescoço? Recusar-se-á a reconhecer o bem e o verdadeiro e a cumprir o seu dever conhecido; porque entre aqueles que professam e se autodenominam cristãos, há muitos que só têm um nome para viver; mas estão espiritualmente mortos? É por este princípio que você age na vida diária? Você condena todos os comerciantes, porque alguns são fraudulentos? Você desacredita de todas as instituições bancárias, porque algumas são inúteis? Cada um de nós deve estar de acordo com o nosso caráter individual, e cada um de nós será julgado por nossos feitos pessoais; e nenhuma hipocrisia de outros desculpará ou mesmo será paliativa para nossa desobediência ao mandamento do Senhor: "Siga-me!"
Quem é que te manda segui-lo? É um grande filósofo? Algum estadista sábio? Algum herói de renome mundial? Sim. Ele é tudo isso; e muito mais. Jesus Cristo é o maior de todos os filósofos, de todos os estadistas, de todos os heróis. Mas, esta é uma visão baixa e terrestre de Cristo. Para nos elevarmos a um plano mais elevado de pensamento, descobrimos que Aquele que nos ordena segui-Lo, declarou-se "o caminho, a verdade, a vida". O caminho para Deus é somente encontrado seguindo Aquele que disse: "Ninguém vem ao Pai senão por mim". A verdade de Deus; a verdade que está em Jesus; a verdade pela qual somente nós somos santificados; a única verdade que liberta os homens na verdadeira liberdade dos filhos de Deus; e que só é encontrada quando seguimos a Cristo, a Verdade Encarnada. A vida; aquela vida eterna, aquela vida com Deus em Seu reino celestial, aquela vida sobre a qual a segunda morte não tem poder; só podemos encontrar quando seguimos a Jesus. Porque o apóstolo João declara: "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho."
Jesus declara ainda: "Eu sou a luz do mundo", sendo a natureza espiritual do homem; o que o sol é para o ser físico do homem; o sol nos céus morais é a grande luz que governa o dia espiritual. E, portanto, aquele que seria verdadeiramente iluminado, pode encontrar esta luz apenas ao seguir Jesus, que declarou: "Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida".
Mas, esse chamado deve ser prontamente obedecido. Não aguarda nenhum atraso. Quando, em certa ocasião, Jesus clamou a um homem: "Segue-me", e ele respondeu: "Senhor, permita-me primeiro ir enterrar meu pai"; Jesus respondeu: "Que os mortos enterrem os seus mortos". Quando, em outra ocasião, alguém disse a Jesus: "Eu o seguirei, Senhor, mas primeiro me deixe voltar e dizer adeus à minha família". Jesus respondeu: "Nenhum homem, tendo posto a mão no arado e olhando para trás, é apto para o reino de Deus". Nada pode ter precedência sobre este chamado; "Siga-me." Nada pode justificar seu adiamento. Nada é motivo para sua negligência. É o primeiro, o maior, dever de hoje; porque "agora é o tempo aceito, eis que agora é o dia da salvação."


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Lei de Crescimento Espiritual William Bacon Stevens
Artigos A Fé que Toca nas Vestes de Cristo William Bacon Stevens
Artigos Siga-Me! William Bacon Stevens
Artigos Causas de Orações Não Respondidas William Bacon Stevens
Artigos Pecados da Língua William Bacon Stevens
Artigos A Presença Pessoal do Confortador William Bacon Stevens


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55044 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54734 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última