Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Micorrizas na agricultura
Danilo Almeida do Carmo

Resumo:
As micorrizas são associações simbiótica entre fungos e raízes das plantas, elas se formam quando as hifas (conjunto de micélios) de um fungo invade a raiz de uma planta. Essas hifas atuam na absorção de água e nutrientes do solo, pois aumentam a superfície de contato das raízes com o solo chegando a lugares onde a raiz não consegue, os fungos recebem em troca de seus serviços, fotoassimilados (carboidratos) que necessita para sua sobrevivencia. As micorrizas também servem como protetores,quando essas estão na raiz da planta elas impedem que seres patógenos atacam a raiz.

As micorrizas são associações simbiótica entre fungos e raízes das plantas,
elas se formam quando as hifas (conjunto de micélios) de um fungo invade a raiz de uma planta.
     Essas hifas atuam na absorção de água e nutrientes do solo, pois aumentam a superfície de contato das raízes com o solo chegando a lugares onde a raiz não consegue, os fungos recebem em troca de seus serviços, fotoassimilados (carboidratos)
que necessita para sua sobrevivencia.
As micorrizas também servem como protetores,quando essas estão na raiz da planta elas impedem que seres patógenos atacam a raiz.
Podem ser dividias em ectomicorrizas e endomicorrizas de acordo com a região aonde colonizam.
•     As ectomicorrizas não penetram no interior da raiz da planta, elas formam um invólucro em torno das células das raízes aumentando gradativamente sua área de absorção substituindo o papel dos pelos radiculares, são características de algumas arvores ou arbustos de zonas temperadas como por exemplo o pinheiro.
•     As endomicorrizas suas hifas penetram nas raízes de células vegetais, facilitando a absorção de minerais, principalmente em locais onde os solos são pobres, elas ajudam na absorção de fosfatados.

As micorrizas são muito utilizadas em áreas de pesquisas e no desenvolvimento de mudas em vieiros, em pesquisas recentes foi comprovado que elas são capazes de aumentar a solubilização de fosfato mineral no solo,cuja correção com este tipo de nutriente é extremamente problemática nos solos tropicais altamente intemperizados.   


Biografia:
Formado em Técnico Agrícola pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, graduando do curso de Açúcar e Álcool desta instituição e do curso de Engenharia Agronômica da Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU. Atua nas linhas de pesquisas nas áreas de Manejo de bacias hidrográficas, Gestão dos recursos hídricos, Geoprocessamento e Cultivo orgânico.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Biografias Micorrizas na agricultura Danilo Almeida do Carmo


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Paz, amor - Taylor Carteano Pires 52812 Visitas
Se não tivesses ido - Jessica Pará 52812 Visitas
Não desistas - fabiola gobetti 52812 Visitas
Lembranças - Willy 52812 Visitas
SIMPLESMENTE PENSAMENTO - Sebastião Ramos 52812 Visitas
Dal X Nós - Jonas Furtado da Silva 52812 Visitas
Guiados por Deus - maria da conceição vasconcelos moura 52812 Visitas
Perdoar quarenta vezes - Jordan Benevides 52812 Visitas
A minha terra - Célia Lamounier de Araújo 52812 Visitas
De ti... - DENISE SEVERGNINI 52812 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última